Tendências pós COVID-19: o interesse dos turistas pós pandemia
Sabemos que o momento é difícil, com muitas incertezas, e que a crise causada devido a pandemia do COVID-19 pode trazer muitas consequências para o setor do turismo, seja em hotéis, pousadas, receptivos, empresas de passeios turísticos e afins. Entretanto, devemos manter o foco no futuro, planejando no presente, utilizando os recursos que está em nossas mãos, para enxergar o que está por vir e encarar situações como essa.
Pensando nisso, hoje trouxemos algumas tendências identificadas por pesquisas realizadas com turistas, bem como a análise de alguns especialistas do turismo apontando possíveis destinos e comportamento do público após a pandemia.
A princípio, passado o período de isolamento social com a quarentena, pode haver uma maior valorização do turismo regional, afinal de contas as pessoas estarão buscando se sentirem seguranças, optando assim por destinos mais próximos de suas casas, considerando também a busca pela redução de gastos vinda com a crise. Além disso, considera-se que essa escolha se dá devido ao sentimento de felicidade já vivido em determinado local, ou seja, o destino em questão será um que, outrora, já foi visitado por aquele turista e que ele se sente à vontade. Pensando nisso, é importante traçar estratégias, envolvendo os passeios de sua empresa, para conquistar esse perfil de turista.
Ainda com o turismo regional em pauta, o TRVL LAB – Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens, aponta uma preliminar em que num primeiro momento, o Nordeste lidera a escolha dos consumidores, com pouco mais de 26%, como destino mais almejado após a atual crise. Já falando em destinos internacionais, o continente europeu tem apenas 7,9% de votos, já os continentes asiáticos e africanos não foram votados, o que revela, inicialmente, a falta de interesse dos brasileiros por viagens mais longas e reforça a busca pelo regional.
Dessa forma, um planejamento ressaltando tais características se faz necessário para ser pensado agora e colocado em prática quando o período de isolamento social passar.
Dois fatores são a principal motivação para tais mudanças nesse contexto de novo normal que estamos vivendo: a segurança e a economia. Viajar para mais perto de casa significa estar exposto a menos risco de infecção pelo vírus, além disso, a economia interfere bastante nessa escolha.
O turismo é feito da mobilidade, nasce da capacidade de se movimentar, ir e vir para os lugares que deseja e explorar nossos caminhos a partir desse setor cada dia inovador. Pensando na mobilidade dos nossos lojistas e dos seus clientes, nós chegamos em nosso novo produto, a Paytour Smart. […]
As vendas pela internet crescem cada dia mais, os chamados E-commerces vem fazendo sucesso no Brasil. O seu crescimento já era garantia de sucesso antes mesmo da pandemia do Coronavírus, porém com o confinamento da sociedade brasileira, os lojas virtuais aumentaram em grandes níveis. Segundo o relatório […]