A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e se tornou um dos maiores eventos de compras do mundo. Essa é uma data tradicional, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, e é quando as empresas normalmente oferecem as maiores ofertas do ano.
No Brasil, não é diferente. A primeira Black Friday do país aconteceu em 2010 e desde então vem se tornando o período mais aguardado pelos consumidores.
Para o setor do Turismo, essa também é uma excelente oportunidade para vender ainda mais. Principalmente porque novembro é um mês de alta temporada, quando os turistas mais viajam.
Em 2024, essa data comercial será no dia 29 de novembro, mas é possível oferecer ofertas especiais durante todo o mês. Separamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a impulsionar as suas vendas no turismo na black friday. Confira!
Dicas de ofertas para as vendas no turismo na Black Friday
A chave para criar ofertas assertivas está em conhecer bem as dores e desejos dos seus clientes, focando em soluções que atendam às necessidades deles. Portanto, na hora de planejar e divulgar as suas ofertas, você precisa ter uma comunicação que te conecte com o seu público-alvo.
Confira algumas sugestões de ofertas que podem ser utilizadas para gerar mais vendas no turismo na Black Friday 2024.
Descontos progressivos
Você pode oferecer descontos maiores conforme o número de pessoas ou o valor do pacote. Por exemplo: 10% de desconto para 1 pessoa, 15% para 2, e 20% para grupos de 4 ou mais turistas.
Essa é uma excelente tática para clientes que desejam viajar em conjunto, e pode ser usada em diferentes tipos de atividades turísticas.
Desconto para compras antecipadas
Outra possibilidade de oferta está nos descontos para quem compra antecipadamente. Assim, você oferece entre 20% a 30% de desconto para os clientes que fazem as suas reservas com alguns meses de antecedência.
Pacotes de atividades
Criar pacotes é uma ótima opção para aumentar as suas vendas no turismo na Black Friday. O seu cliente tem a possibilidade de comprar duas ou mais atividades juntas, por um preço mais acessível:
- Passeios + almoço
- Atrativos + jantar
Pacotes temáticos também são interessantes: turismo gastronômico, turismo de aventura, turismo de luxo, ou experiências culturais, com preços promocionais.
Ofertas segmentadas para diferentes perfis de viagem
Ofereça pacotes com atividades para grupos específicos como familiares, amigos e casais, por exemplo. Isso facilita a personalização e torna a oferta mais atrativa.
Você também pode customizar as suas ofertas para cada tipo de viajante, com pacotes de luxo ou outros mais econômicos.
Ofertas Relâmpago
Durante o dia ou o período da Black Friday, você pode oferecer pacotes com descontos exclusivos durante um curto período de tempo (ex: entre 9h e 12h, ou apenas por 3 horas).
Para isso, é interessante que você use gatilhos de emergência na sua divulgação, de modo que torne a campanha mais eficiente.
Compre e Ganhe
Ofereça benefícios extras aos seus clientes. Seja um adicional gratuito ou mesmo a oferta de uma outra atividade com um preço promocional, na compra da primeira. Algumas opções são: transfer grátis, ingressos, almoços ou jantares, entre outros.
Desconto exclusivo para clientes antigos
Envie ofertas exclusivas para clientes que já realizaram alguma atividade com a sua empresa, oferecendo um desconto especial. Além de impulsionar as suas vendas no turismo na Black Friday, ainda será bem eficiente para fidelizar esse cliente, dando a ele a ideia de exclusividade.
Quais canais utilizar para divulgar ofertas aos seus clientes
Além de definir quais ofertas você irá oferecer aos seus clientes, é muito importante decidir também quais são os canais mais eficientes para divulgá-las. Assim, as suas chances de conversão aumentam.
Para isso, é ideal que você conheça bem a sua persona e saiba exatamente onde a mensagem deve ser divulgada para alcançá-la. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar muito na definição das suas estratégias de vendas no turismo na Black Friday.
Redes sociais
Redes sociais como Instagram, TikTok e YouTube, por exemplo, possuem muitos conteúdos criados pelos próprios usuários, com temas diversos. E o turismo é um deles.
Todos os dias, milhares de pessoas utilizam esses canais para falar sobre suas experiências em viagens, passeios e diversas outras atividades turísticas. Isso atrai outras pessoas que passam a se interessar nessas experiências. Por isso, as redes sociais são ótimos canais para investir na divulgação das suas promoções.
Afinal, o seu cliente está por lá, e você consegue alcançá-lo até mesmo de forma orgânica, com vídeos sobre suas atividades.
Também existe a possibilidade de firmar parcerias com influenciadores digitais que podem divulgar as suas ofertas com cupons exclusivos e mostrando como as suas atividades funcionam.
Tráfego pago
Se você deseja aumentar as suas vendas no turismo na Black Friday, o tráfego pago também é um excelente canal para divulgar as suas ofertas. Ele permite que você impulsione suas publicações e chegue a número maior de usuários.
É possível patrocinar posts em plataformas como Instagram, Facebook e TikTok que possibilitam a criação de campanhas segmentadas com base em dados como idade, localização, interesses e comportamentos online, etc.
O valor investido é, normalmente, mais baixo do que outras mídias, embora seja relativo. Quanto maior o investimento, maiores são os resultados.
Outra possibilidade é promover anúncios de campanhas em motores de busca como Google. Afinal, é comum que o seu público-alvo pesquise mais sobre passeios e atividades antes de viajar.
Ao promover anúncios por essa plataforma, você passa a aparecer nos resultados de buscas, geralmente na parte superior da página, quando um usuário pesquisa palavras-chave relacionadas ao seu serviço.
Mídias tradicionais
Você também pode apostar em mídias tradicionais para divulgar as suas ofertas, seja pela televisão ou rádio, por exemplo. Contudo, é importante verificar se o seu público-alvo acompanha essas mídias, e se o valor do investimento é viável para a sua empresa.
WhatsApp e E-mail marketing
Mensagens no WhatsApp e E-mail também podem ser bastante eficientes para divulgar a sua campanha de vendas no turismo na Black Friday. Afinal, são canais de comunicação diretos com o cliente.
E o melhor de tudo, é que o investimento é de baixo custo e traz bons resultados. Além disso, você pode receber respostas do seu cliente por ali mesmo, e iniciar um diálogo de vendas.
Conclusão
Implementar essas estratégias pode fazer uma grande diferença nas vendas no turismo na Black Friday 2024, garantindo um aumento nas suas reservas a curto ou longo prazo. Assim, você consegue atrair mais clientes e fidelizá-los para futuras compras.
Lembre-se também de usar gatilhos mentais na hora de oferecer ofertas, especialmente os de urgência e escassez. A ideia é combinar ofertas atraentes com um planejamento bem estruturado de marketing, fazendo com que você consiga alcançar ainda mais clientes.