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4 minutos
5 de fevereiro de 2025
Atualizado em 5 de fevereiro de 2025.

Fatores que influenciam na decisão de compra do turista

decisão de compra do turista
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Fatores que influenciam na decisão de compra do turista

Os passeios e atividades são os principais protagonistas de uma viagem, não é mesmo? Por isso, é comum que os turistas pesquisem bem antes de realizar a reserva de uma experiência, garantindo que farão a melhor escolha para tornar esse momento incrível. 

Levando esse ponto em consideração, é importante lembrar que estar presente no digital fará toda a diferença para que essas pessoas encontrem a sua empresa e contratem os seus serviços. Mas não é só isso! Lembre-se que existem diversos fatores que influenciam na decisão de compra do cliente. E é nessa etapa de busca que ele irá comparar qual empresa oferece as melhores opções em atividades turísticas.

Sendo assim, não basta apenas ser encontrado. É preciso encantar esse cliente e passar o máximo de confiança possível para ele. Portanto, é importante investir em um bom marketing digital e em outras estratégias que vão ajudar a atrair turistas e converter novas vendas. 

Nesse post, iremos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto, e apontar alguns fatores que interferem na escolha do cliente durante a compra de experiências turísticas.

Principais fatores

Em primeiro lugar, é importante lembrar que os turistas normalmente fazem suas escolhas baseadas nos seus interesses e preferências. Dessa forma, o gosto pessoal por determinados tipos de experiências (aventura, cultura, relaxamento, etc.) é um dos principais motivadores. 

Questões como faixa etária e personalidade podem influenciar na escolha das atividades. Mas também existem outros motivos, como a conexão social, por exemplo, quando o turista opta por experiências em família, que incluam crianças ou até mesmo pets, por exemplo. 

Uma vez que o turista já tem intenção de realizar determinada atividade, ele irá pesquisar quais opções estão disponíveis na região que pretende visitar. Nesse momento, diversos outros fatores irão influenciar na decisão de compra dele, como:

1. Fatores Econômicos

O preço das atividades é um dos fatores determinantes na escolha do cliente. Afinal, ele irá analisar se o valor da experiência cabe no seu orçamento e se há um custo–benefício, que possa valer o investimento realizado.

Uma forma de agregar ainda valor à sua atividade, é criando combos nas vendas com adicionais, como refeições, por exemplo, que possam gerar maior interesse no cliente. Também é importante oferecer meios de pagamento diversos, bem como, a possibilidade de parcelamentos da compra, e até mesmo cupons de desconto em algumas ações promocionais.

Além disso, é muito importante que você faça um estudo sobre o seu público-alvo, para conhecê-lo, e defina uma persona. Desse modo, suas ações de marketing serão melhor direcionadas para que cheguem ao cliente certo.

Deixar preços à mostra é importante para evitar que você atraia um volume considerável de leads desqualificados, que não chegarão a efetuar alguma compra. Omitir valores sobrecarrega o atendimento e não ajuda a gerar vendas.

2. Reputação da sua marca

A credibilidade que a sua empresa passa é um fator essencial na decisão de compra do cliente. Portanto, é muito importante que você se torne autoridade no mercado, divulgando a marca da forma certa e se comunicando bem com o seu público.

O primeiro passo para que a reputação da sua empresa seja a melhor possível, é oferecer um serviço de qualidade ao seu cliente, com o máximo de segurança e conforto. Estar presente no mundo digital é necessário para aumentar a audiência e alcançar a sua persona. Mas esse trabalho será em vão se os comentários dos seus posts estiverem repletos de avaliações negativas.

É muito importante trabalhar cases de sucesso nas redes sociais e ter reviews positivos sobre a sua empresa em plataformas como o Google e o TripAdvisor. Desse modo, você consegue passar mais credibilidade aos turistas que pesquisarem pelas suas atividades. Isso ajuda a acelerar a decisão de compra do cliente.

3. Indicação de amigos e familiares

Além de avaliações, o turista sempre considera a opinião de amigos próximos e familiares. Isso é mais um motivo para que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes. Desse modo, ele irá indicar genuinamente a sua empresa como melhor opção para passeios e atividades turísticas.

Você também pode criar algumas campanhas de indicação para fomentar a recomendação entre clientes, gerando novas oportunidades de vendas

4. Tendências do mercado 

As redes sociais são hoje os principais canais para compartilhar conteúdos pela internet. Por meio delas, sempre surgem novas tendências, que são “viralizadas” por influenciadores e outros criadores, e que se tornam desejo de diversos internautas. 

Por meio de fotos e vídeos atrativos, empresas e digitais influencers mostram como pode ser divertido vivenciar tais atividades turísticas. Com isso, elas viram tendências e são procuradas por milhares de turistas. Sendo assim, acabam se tornando fatores importantes na decisão de compra do cliente.

Como a venda online pode influenciar na decisão de compra do cliente?

Imagina que você ouve falar sobre algum atrativo turístico em determinada região que pretende visitar, mas quando pesquisa por mais informações na internet, não encontra nada!

Nesse caso, é provável que você não sinta confiança de prosseguir com a compra. Primeiro, porque não consegue acessar informações básicas, como: preço, disponibilidade de dias e horários em que a atividade acontece, regras do atrativo, formas de pagamento, etc.

Segundo, porque a ausência no meio digital, além de dificultar o processo de compra, ainda passa para o cliente a imagem de uma empresa ultrapassada, gerando desconfianças.

Ao criar o seu site, você consegue alcançar mais pessoas, disponibilizar informações sobres os seus serviços e vender de forma prática e rápida, onde o próprio cliente consegue fazer a reserva online, a qualquer momento do dia.

Outro benefício está em poder acompanhar todo o seu fluxo de vendas pelo sistema, automatizando processos de gestão e gerando relatórios financeiros e operacionais. Isso gera mais segurança e precisão para a sua empresa, garantindo que você tenha acesso a dados e informações relevantes sobre as suas vendas. 

Levando esses pontos em consideração, ter uma loja virtual se torna essencial para chegar até o seu cliente e atrai-lo para novas vendas. A sua presença no meio digital é fator determinante na decisão de compra dele.

Transforme sua empresa de turismo, com o Paytour!

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