Paytour

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6 minutos
24 de janeiro de 2025
Atualizado em 8 de abril de 2025.

8 estratégias de marketing para divulgar experiências turísticas

Estratégias de marketing
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8 estratégias de marketing para divulgar experiências turísticas

O marketing é o setor responsável pela promoção de uma empresa, de seus produtos ou serviços. Sendo assim, realiza ações que visam encantar clientes e atrair o público-alvo, levando leads qualificados para o comercial. Ele é indispensável para o crescimento do negócio, porque tem o papel fundamental de construir e fortalecer a identidade de uma marca, a consolidando no mercado.

Para desenvolver estratégias de marketing eficazes, é importante conhecer bem o seu segmento de mercado e o seu público-alvo. Ao definir a sua persona e obter informações sobre o perfil e as preferências do seu cliente, você consegue mapear ações assertivas e alcançar objetivos mais concretos. 

Abaixo, listamos oito estratégias de marketing eficazes que podem ser utilizadas em empresas que vendem experiências turísticas, aumentando o alcance da marca, atraindo leads qualificados e encantando clientes.

1. Invista no marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia que vem sendo bastante utilizada no marketing digital, onde as empresas pagam comissões para que as pessoas possam gerar vendas. 

Funciona como uma parceria, onde o afiliado recebe um link único para vender produtos ou serviços do comerciante. Esse link pode ser rastreado, de modo que a empresa consiga identificar sempre que um cliente realiza uma compra por meio dele. Assim, é possível calcular a comissão com base no valor da venda que esse parceiro comercial gerou.

Essa estratégia de marketing pode ser bastante eficiente na venda de experiências turísticas diversas, porque gera um custo previsível para a empresa, baseada na conversão e não exige um investimento direto por parte do afiliado.

Algumas plataformas de vendas e reservas, como é o caso do Paytour, permitem que as empresas de turismo possam criar suas próprias virtuais contando com um programa de afiliados, que automatiza todo o processo de cálculo e pagamento de comissões. Bem como, gera relatórios que monitoram o desempenho de cada afiliado e informa quais canais estão gerando mais vendas. Saiba mais clicando AQUI.

2. Crie conexões com parceiros comerciais 

As parcerias estratégicas são fundamentais para empresas que vendem experiências turísticas porque ampliam seu alcance de mercado, fortalecem sua credibilidade e agregam valor à oferta ao conectar-se com outros negócios complementares.

Se você vende experiências ligadas a passeios, por exemplo, e não oferece serviços alimentícios, pode fechar uma colaboração com restaurantes próximos, com cupons de desconto para os seus clientes. Em contrapartida, esses estabelecimentos também irão divulgar os seus atrativos turísticos.

Para quem trabalha com parques temáticos, existe a possibilidade de fechar parcerias com fornecedores de brinquedos, brindes, entre outros produtos físicos que podem ser vendidos.

Além disso, você também pode ter influenciadores digitais como parceiros – seja pagando ou mesmo oferecendo experiências gratuitas em troca de divulgação. Muitos deles têm um forte poder de influência sobre a decisão de compra da sua audiência, principalmente na forma como trabalha as divulgações, criando vídeos atrativos, publicando stories ou fotos que despertem o interesse do público. 

Contudo, é muito importante que você saiba escolher bem as suas parcerias, para evitar que a credibilidade da sua empresa seja colocada em risco.

3. Utilize técnicas de SEO

Traduzido para o português, o termo Search Engine Optimization (SEO) significa Otimização de Mecanismos de Buscas. Trata-se de um conjunto de técnicas voltadas para melhorar o ranqueamento de um site nas páginas de resultados dos motores de busca, como o Google, Bing, ou Yahoo. 

Essas técnicas são usadas para aumentar a relevância do seu conteúdo, fazendo com ele apareça para as pessoas de forma orgânica. Isso acontece porque esses mecanismos de pesquisa utilizam algoritmos que determinam a importância de uma página, fazendo com que ela apareça ou não no topo das buscas.

Na prática, quanto melhor for o seu conteúdo e mais otimizado ele estiver, maiores são as suas chances de aparecer na primeira página do Google. Abaixo, listamos algumas técnicas de SEO importantes:

  • Palavras-chave;
  • Imagens;
  • Hiperlinks (links internos e externos);
  • Meta-descrição;
  • Subtítulos no textos;
  • Construção do conteúdo em parágrafos e frases mais curtas;
  • Uso de voz ativa na escrita.

Questões como a velocidade do carregamento da página também interferem no ranqueamento do seu conteúdo. O SEO não é importante apenas para blogs. Mas também em todo o seu site, landing pages e em redes sociais. Portanto, procure otimizar o seu conteúdo ao máximo. 

4. Trabalhe sua comunicação por e-mail e WhatsApp

Embora muita gente ache que o e-mail seja uma das estratégias de marketing mais ultrapassadas, dados apontam que esse é o canal mais eficiente para o envio de ofertas personalizadas. Segundo uma pesquisa realizada em 2024 pela Opinion Box e a Octadesk, 52% dos brasileiros entrevistados preferem receber ofertas pelo e-mail. Já o WhatsApp vem logo em seguida, e conta com a preferência de 29% do público. 

O uso de ambos os canais são essenciais para estabelecer uma comunicação com leads e clientes, cultivando um bom relacionamento da sua empresa com eles. O e-mail pode ser usado para compartilhar ofertas e dicas sobre turismo. O ideal é que você analise quais são os melhores dias e horários para realizar disparos. 

Já o WhatsApp, deve ser usado com menos frequência, por ser uma comunicação direta e “invasiva”. Contudo, você pode utilizá-lo ao lançar descontos, como na Black Friday, por exemplo. Bem como, para passar informações importantes sobre a experiência turística que você oferece, logo após o cliente realizar a reserva. Essa comunicação traz mais conforto e segurança para o turista.

5. Crie campanhas de indicação

Uma ótima forma de promover as suas experiências turísticas é criando campanhas de indicação. Um estudo realizado pela Nielsen mostra que 92% dos consumidores dão mais credibilidade às sugestões de amigos e familiares do que à publicidade. 

Indicações ajudam a diminuir o seu Custo por Aquisição de Cliente (CAC), contribuem na tomada de decisão mais rápida e aumentam a confiança na sua marca. Mesmo que algumas recomendações ocorram de forma espontânea, você pode criar programas de indicação para incluir entre as suas estratégias de marketing, que ofereçam recompensas, cashback, acúmulo de pontos, etc.

6. Faça ativações de marketing 

Ativações de marketing são ações práticas e criativas que envolvem o público e promovem de maneira eficaz os seus serviços. Elas são criadas com o objetivo de atrair clientes e encantá-los, tornando a experiência ainda mais incrível.

Existem diversas ideias criativas para ativações no turismo. Contudo, você precisa avaliar qual é aquela que mais se encaixa no seu segmento. Essas ações podem ocorrer durante a atividade, como um show de música ou um espetáculo teatral durante um passeio de barco, jantar em restaurante ou parque temático, por exemplo.

Mas também existe a possibilidade de trabalhá-las de forma externa, em shoppings, aeroportos ou outros locais onde você possa divulgar a sua experiência. Essas estratégias de marketing mais ativas podem ser aplicadas com simulações do destino turístico, com uma réplica de uma praia ou trilha, por exemplo, para que os participantes sintam como seria a experiência no local.

Bem como, utilizando tecnologias como realidade aumentada (AR) ou realidade virtual (VR) para criar experiências imersivas e atrativas. Outras ativações podem ser criadas por meio de concursos, sorteios, missões, etc.

7. Utilize o tráfego pago como estratégia de marketing

O tráfego pago é uma das estratégias de marketing mais utilizadas no mercado, porque ajuda a impulsionar conteúdos e anúncios de forma eficaz, chegando a um maior número de usuários de forma segmentada. Esse trabalho pode ser realizado por plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outras.

 Ao contrário do tráfego orgânico, que é gerado de forma gratuita através de ações como SEO e marketing de conteúdo, o tráfego pago exige investimento financeiro em campanhas para atrair usuários.

Existem diversos modelos de pagamento para essas campanha, como: 

  • CPC (Custo por Clique);
  • CPM (Custo por Mil Impressões);
  • CPA (Custo por Ação);
  • CPL (Custo por Lead);

Você pode direcionar anúncios com base em Idade, localização, gênero, interesses e outros fatores. Ele gera resultados mais rápidos que o tráfego orgânico. Contudo, depende de orçamento contínuo.

8. Invista em eventos

Existem diversas formas de trabalhar com eventos dentro do turismo. Em primeiro lugar, é importante que você, como empreendedor(a), esteja presente em eventos corporativos realizados no seu setor, como feiras, congressos, palestras, etc. Afinal, é uma forma de estar por dentro das mudanças e tendências do mercado e de gerar Networking. Isso, com certeza, trará novas ideias e parcerias que irão engrandecer seu negócio.

Também é importante estar como expositor, ou realizar algum tipo de divulgação, em eventos que receberão um número alto de pessoas que possam vir a se tornar seus clientes. Além disso, dentro das suas estratégias de marketing, é interessante que você possa criar alguns eventos para tornar a sua experiência ainda mais atrativa. Mesmo que sejam pequenos. Mas são necessários para se diferenciar no mercado.

Conclusão

Com essas estratégias de marketing citadas acima, você pode não só aumentar a visibilidade da sua empresa de turismo, mas também gerar mais conversões e fidelizar clientes. O importante é sempre acompanhar os resultados, testar novas abordagens e ajustar as ações de marketing conforme necessário.

Transforme sua empresa de turismo, com o Paytour!

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