Plataformas de gestão e vendas são cada vez mais indispensáveis na operação das empresas, pois possuem funções essenciais que ajudam a automatizar processos, gerenciar vendas e monitorar métricas financeiras.
Com isso, as organizações conseguem otimizar o tempo gasto com atividades administrativas, centralizar informações, aumentar a produtividade do time, organizar as tarefas e analisar dados importantes, que ajudam a identificar áreas de melhorias.
Outra vantagem que alguns softwares como esses possuem, é a integração com outros sistemas, facilitando a realização de demandas diversas no dia a dia.
Listamos algumas plataformas de gestão e vendas que são bastante eficientes na rotina administrativa e comercial da sua empresa de turismo, te ajudando a obter melhores resultados. Continue a leitura para conhecê-las melhor!
1. Paytour
O Paytour é um sistema de reservas online para receptivos, passeios, atrativos e atividades de lazer, que te permite criar a sua própria loja virtual de forma gratuita (embora também tenha as versões pagas, com mais funcionalidades). Nele, você consegue inserir todas as atividades turísticas oferecidas pela sua empresa, para que o seu cliente possa realizar a compra diretamente por lá.
Como o Paytour também funciona como uma plataforma de gestão, você consegue realizar um melhor gerenciamento das suas reservas, centralizando todas as informações sobre elas em um único lugar. Com esse sistema você tem acesso a dados importantes e relatórios com indicadores de desempenho.
Essa ferramenta te ajuda a reduzir o trabalho manual em tarefas como a confirmação de reservas e a emissão de vouchers. Bem como, integrar ferramentas de marketing como o Google Analytics e SEO para melhorar a visibilidade online.
2. Trello
O Trello é uma ferramenta excelente para quem deseja ter um melhor gerenciamento de tarefas. Por meio dele, você consegue criar diversos quadros com objetivos diferentes.
Por exemplo: um quadro para gerenciar demandas exclusivas do setor financeiro da sua empresa. Outro apenas para o marketing, e assim por diante.
Dentro de cada quadro, você consegue criar listas com nomeações como:
- Tarefas a cumprir
- Tarefas em andamento,
- Tarefas concluídas, etc.
Em cada lista, você pode inserir cartões contando as suas atividades. E em cada cartão, o trello te permite colocar descrições em texto, checklist, anexos, membros, etiquetas, prazos, capas e comentários.
Também é possível adicionar um Power-up de Calendário, caso você deseje visualizar as tarefas por meio das datas em que elas precisam ser realizadas/entregues.
Embora essa seja uma ferramenta gratuita, ela também possui a sua versão paga, em que você consegue desbloquear outras funcionalidades que serão bastante úteis na rotina administrativa da sua empresa.
3. Click-up
Assim como o Trello, o ClickUp é uma plataforma de gestão que ajuda na organização e acompanhamento de projetos. Entretanto, possui mais funcionalidades voltadas para documentação de atividades, rastreamento de tempo, dependências, automações e relatórios. Também oferece mais personalizações, detalhamentos e a integração entre membros da equipe.
Sendo assim, acaba tendo mais benefícios para os usuários, porque permite gerenciar projetos mais complexos. Contudo, a usabilidade dele se torna um pouco mais difícil.
Enquanto o Trello é ideal para projetos simples, o ClickUp atende melhor os projetos maiores e as equipes com fluxos de trabalho multifacetados. Ambos são excelentes plataformas de gestão de tarefas.
4. Notion
O Notion é uma ferramenta de produtividade e colaboração que permite aos usuários criar, organizar e gerenciar conteúdos. Sendo assim, é possível inserir notas e documentos em formato rico, com suporte a texto, imagens, tabelas, listas, códigos, entre outros.
Nele você consegue personalizar ainda mais os espaços que irá utilizar para gerenciar os seus projetos e tarefas. É ideal para inserir documentos importantes que serão compartilhados com o restante do time, como Playbooks, por exemplo. Contudo, também possui uma usabilidade complexa.
Assim como as demais plataformas de gestão citadas, o Notion pode substituir várias ferramentas de produtividade ao centralizar documentos, tarefas e projetos.
5. WhatsApp Business
O WhatsApp Business pode ter várias funções que vão além da comunicação empresarial. Portanto, também pode fazer parte da lista de plataformas de gestão e vendas, porque auxilia a gerenciar os seus contatos com clientes por meio de alguns recursos, como as etiquetas.
Essa ferramenta é indispensável para o seu comercial, pois além de ser um canal de comunicação bastante utilizado no Brasil, ainda permite uma interação mais ágil e pessoal que o e-mai, por exemplo.
No WhatsApp Business você pode explorar diversos recursos, como o envio de mensagens automáticas, a disponibilização de catálogos na sua conta, o recebimento de pedidos e a realização de transações, entre outras.
Além de tornar a comunicação da sua empresa com o cliente ainda mais prática, essa plataforma ainda permite uma redução de custos com linhas telefônicas.
6. ActiveCampaign
O ActiveCampaign está entre as plataformas de gestão e vendas mais voltada para o marketing. Ele permite o disparo de e-mails em massa para os seus leads e a criação de automações, formulários e landing page.
Essa ferramenta possui integração com outras plataformas que realizam o envio de mensagens no WhatsApp para várias pessoas, dentro de datas e horários programados.
Por meio desses recursos, você pode criar ações de marketing e vendas eficientes, e gerenciar os seus leads, rastreando atividades realizadas por eles como: abrir e-mails, entrar em automações, preencher formulários, clicar em um link, etc.
Você também pode gerar alguns relatórios com essa ferramenta, para conseguir visualizar indicadores importantes.
Conclusão
A transformação digital é uma exigência do cenário atual do mercado, e plataformas de gestão e vendas são aliadas indispensáveis para garantir não apenas a sobrevivência da empresa, mas também o seu crescimento sustentável.
É preciso ter em mente que a automatização de processos reduz tempo e erros, ajudando a tornar o trabalho da sua equipe ainda mais eficiente e gerando ótimos resultados para a sua empresa. Portanto, é indispensável que a sua empresa conte que com plataformas de gestão e vendas eficientes.