Aprenda a usar o WhatsApp Business no turismo e como tirar o melhor da ferramenta

O WhatsApp é uma das ferramentas mais populares do Brasil. A estimativa é que 99 milhões de brasileiros utilizam o app. No mundo todo, o WhatsApp possui 2 bilhões de usuários.

Agora, você já parou para pensar quantas vezes por dia você checa as novas mensagens, acessa grupos e, recentemente, conversas iniciadas por marcas diretamente pelo WhatsApp?

Trata-se de uma ferramenta que realmente facilita a comunicação, motivo que explica porque o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, sendo que 60% das pessoas afirmam que conferem o WhatsApp todos os dias antes de dormir.

Devido ao seu potencial, a ferramenta lançou o WhatsApp Business, uma versão comercial desenvolvida para empresas de todos os portes, a fim de tornar o atendimento mais ágil para os clientes.

Você já utiliza a conta comercial do WhatsApp? Sabe como tirar o melhor proveito do WhatsApp Business no turismo? Explico agora o que você precisa para se cadastrar na ferramenta e como incluí-la em suas estratégias de vendas.

Mas primeiro, vamos entender as diferenças!

Qual a diferença do WhatsApp tradicional e WhatsApp Business?

O WhatsApp Business no turismo possibilita aos negócios mais do que apenas separar a conta pessoal da corporativa. O WhatsApp Business possui uma API que possibilita ter múltiplos atendentes, realizar integrações com chatbots e automatizar funcionalidades.

No perfil do WhatsApp Business é possível cadastrar as seguintes informações:

  • Cadastro de mensagens de boas vindas
  • Cadastro de mensagem quando se está ausente
  • Descrição sobre o negócio
  • Cadastro de site e e-mail no perfil
  • Localização

Tudo isso ajuda a aumentar a confiança dos clientes nas empresas, que passam a conversar com um perfil que demonstra mais profissionalismo.

Como migrar do pessoal para o WhatsApp Business?

É importante saber que você pode ter o aplicativo do WhatsApp Messenger e também do WhastApp Business em seu celular, no entanto, cada conta precisará ser vinculada a números de telefones diferentes.

Caso você queira migrar uma conta do Whatsapp Messenger para o WhatsApp Business, o aplicativo oferece a possibilidade de fazer um backup das mensagens, mídias e contatos para que você não perca nenhuma informação nesse processo.

Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse a Play Store ou Apple Store e baixe o aplicativo WhatsApp Business
  2. Abra o Whatsapp Business e selecione “Concordar e continuar”
  3. Toque em “permitir” para que o app possa acessar seus contatos, fotos e arquivos
  4. Insira o número de telefone que você deseja vincular
  5. Faça a verificação do seu número de telefone comercial
  6. Aceite transferir ou vincular o número de telefone para o WhatsApp Business
  7. Clique em continuar e insira o código que receber
    1. Se escolher um telefone fixo (falamos mais abaixo), selecione a opção de verificar por ligação

Caso você possua um celular com dois chips, poderá cadastrar cada um dos aplicativos (WhatsApp Messenger e WhatsApp Business) vinculados a um chip diferente.

Como usar telefone fixo na conta comercial WhatsApp Business?

Caso você prefira, é possível associar o WhatsApp Business a um telefone fixo da sua empresa. Esta opção é recomendada para negócios que tenham uma operação que ainda recebe muitas ligações, pois traz ainda mais confiança e praticidade.

Assim é possível utilizar tanto o WhatsApp Business, quanto o WhatsApp Messenger em um mesmo chip. A diferença estará na hora de realizar o cadastro no WhatsApp Business.

Neste caso, ao fazer a verificação do número, em vez de selecionar a opção por SMS, escolha a verificação por ligação.

Melhores estratégias para usar o WhatsApp Business no turismo

Enviar atualizações sobre a viagem

O WhatsApp Business no turismo é ótimo para se manter em contato com o cliente e trabalhar o relacionamento através de atualizações e do compartilhamento de informações úteis.

Você pode mandar detalhes sobre o itinerário, recomendações sobre o passeio, orientações sobre acessórios e roupas adequadas, horário de saída e chegada, e demais informações para o viajante ficar bem preparado para a viagem.

Criar expectativas

Você também pode utilizar o WhatsApp Business no turismo para trabalhar a expectativa fazendo contagem regressiva acompanhada de fotos, vídeos e curiosidades interessantes sobre a atividade que o turista vai realizar.

Também vale a pena sugerir mais atividades que estejam relacionadas à compra que foi realizada com o seu receptivo, como sugerir locais para se alimentar, etc.

Não esqueça que a própria ferramenta permite que você cadastre mensagens automáticas. Utilize esse recurso para saber se o cliente deseja continuar recebendo conteúdos complementares ou se ele prefere restringir a comunicação às informações úteis.

Recomendado para você: A importância da Criptografia de Dados para seu negócio

Resolva dúvidas com agilidade

O WhatsApp Business no turismo é uma ótima maneira de esclarecer dúvidas com agilidade para o viajante. 

Além disso, a ferramenta também é bastante funcional para todos os tamanhos de atrativos turísticos, pois o mesmo número pode ter múltiplos atendentes, com registro de histórico de conversa.

Faça impulsionamentos direcionados para o WhatsApp

Um dos grandes benefícios de usar o WhatsApp Business no turismo é que o app pode ser sincronizado com a sua página do Facebook e Instagram. 

Dessa maneira, ao realizar impulsionamentos para o seu público-alvo, você pode adicionar um botão para que eles entrem em contato, façam orçamento ou tirem dúvidas diretamente no WhatsApp comercial do seu negócio, estabelecendo um contato direto sem precisar passar pelo site ou pela home do Instagram/Facebook.

Essa possibilidade representa economia de esforço e de tempo para o viajante, e aumenta a chance de conversões.

O WhatsApp Business pode ser integrado ao sistema da Paytour

Ciente de todos os benefícios do WhatsApp Business no turismo, nossa plataforma permite que você faça vendas pelo WhatsApp de maneira completamente integrada ao sistema.

Além de toda praticidade que isso significa para o cliente, essa integração tem um grande impacto no dia a dia do seu negócio, pois possibilita fazer a gestão de reservas, de vendas e realizar o acompanhamento dos clientes com registros concentrados em um só lugar.

Já imaginou fazer a venda direto pelo WhatsApp, sem que o cliente precise sair da plataforma e a venda ser registrada no sistema automaticamente, eliminando a chance de você fazer reservas duplicadas?

Happy Season 5 GIF by Friends - Find & Share on GIPHY

Com a integração da Paytour com o WhatsApp Business você pode! Converse com um dos nossos atendentes e veja como é rápido e simples aprender a utilizar a plataforma e transformar a gestão do seu receptivo.

Compartilhe esse post
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.
Conheça a Paytour

Outros artigos que separamos para você

Confira como inserir e comercializar produtos em sua loja virtual de turismo

Talvez você ainda não saiba, mas através do sistema Paytour também é possível a inserção de produtos na sua loja online de passeios turísticos e/ou entretenimento, dando a possibilidade de mais vendas no seu e-commerce, para que o seus clientes tenham acesso a esses produtos e possam comprá-los. Para inseri-los, ao acessar o menu do […]

LEIA MAIS →

Conheça vantagens das maquininhas de cartão

      O uso de cartões de créditos e débitos vem crescendo cada vez mais no mercado brasileiro. Segundo pesquisa feita pelo Banco Central, em 2019, havia 123 milhões de cartões de crédito e 132 milhões de cartões de débito ativos, representando aumento de 18% e de 14%, respectivamente, em relação a 2018.   […]

LEIA MAIS →

Por que sua loja virtual deve usar cupom de desconto?

A prática de oferecer cupons promocionais para clientes em lojas virtuais é bastante comum e costuma trazer resultados positivos para a empresa, uma vez que o turista percebe a vantagem em adquirir um produto ou serviço por um preço mais baixo do que de costume e, na maioria dos casos, finaliza a compra com sucesso. […]

LEIA MAIS →