A importância da Criptografia de Dados para seu negócio

A Lei de Proteção de Dados é uma norma legal que entrou em vigência desde 2018 e passa a ser obrigatória para todos sites da internet em agosto de 2021. 

A lei tem como objetivo regular a forma como os seus dados pessoais devem ser utilizados por qualquer pessoa, a fim de proteger os direitos fundamentais, dentre os quais, a liberdade e a privacidade.

Após diversos casos de vazamento de dados ocorridos por empresas como Facebook, a segurança dessas informações passou a ser prioridade em todo mundo. Uma vez que dados são considerados uma das informações mais valiosas nos dias atuais, exige-se cada vez mais segurança com esses dados. 

A criptografia de dados passa a ser necessária para que as informações evitem de ser vazadas, mas o que é a criptografia? Como é feita essa técnica? Vem saber mais com a gente!

O que é a criptografia de dados?

A criptografia é um conjunto de práticas pensadas para proteger uma informação que é trocada no ambiente virtual, para que somente o emissor e o receptor  das informações consigam entender, todos os dados entre esse caminho estão criptografados.

Essa técnica reforça a segurança de um dado ou arquivo misturando a sua informação, o embaralhamento dos dados se dá por meio de algoritmos matemáticos que codificam a informação do usuário para que só uma pessoa possa saber.

A criptografia é um dos meios mais seguros e utilizados para proteger a privacidade dos seus dados na internet, uma vez que os dados estão ocultados através de códigos. 

Dessa forma, o emissor e receptor da informação precisam de chaves para decifrar os dados, a única forma de acessar a chave criptografada é utilizando o computador com o sistema presente.

A criptografia de dados é uma solução de segurança versátil: pode ser aplicada desde de uma senha até aos dados de um arquivo. Essa codificação é feito para que informações importantes e sigilosas para para que elas não caiam nas mãos de pessoas erradas. 

Como funciona a criptografia?

A base da criptografia são as chaves, que podem ser utilizadas para criptografar e também para descriptografar informações. Quando a chave é simétrica, significa que ela pode ser usada nas duas pontas da transmissão. Já quando a chave é assimétrica, isso quer dizer que as chaves de criptografia e descriptografia são diferentes. 

Alguns exemplos de protocolos são: 3DES; AES; TLS; e SSL, essa última chave é bastante utilizada em sites da internet, como os de compras online. Caso você acesse um site e verifique que ao lado da URL possui um cadeado como esse:  

Significa que o site que você acessou é seguro para estar utilizando e sem perigo de roubo de informações. 

Porque a sua empresa deve ter um sistema com criptografia de dados?

Com esse protocolo de segurança presente, é possível garantir que todos os processos sigilosos da empresa como transações bancárias, dados de clientes, informações de colaboradores, para que sejam feitos com mais segurança dentro do seu sistema. 

Caso esse tipo de informação vaze, isso causará grandes prejuízos financeiros e judiciais para sua empresa, uma vez que a Lei da LGPD já está valendo desde 2018.

Por isso, o ideal é contar com sistemas seguros para efetuar essas transações. Assim, ao realizar ou receber pagamentos, o processo poderá ser feito sem a preocupação de que pessoas não autorizadas tenham acesso a essas informações.

Fora isso, dados sobre clientes e  sobre estratégias, possui informações que não podem ser divulgadas, a partir da LGPD, cada usuário deverá assinar um termo informando que leu os termos de usos e condições do site. 

No presente termo, o usuário poderá aceitar ou não o uso dos dados citados no documento, além disso, terá conhecimento de quais empresas terão acessos a essas informações. 

Entendeu como a criptografia de dados protege suas informações? O ambiente digital vem evoluindo a cada dia e é muito importante estar por dentro das novidades em proteção de dados.

Para ficar por dentro do nosso conteúdo, não deixe de assinar a newsletter e seguir nossas redes sociais. 

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

A nossa retrospectiva sobre 2020

          E chegamos ao final de 2020… Ufa, foram muitos momentos para chegar até aqui e nada mais que justo fazer uma retrospectiva sobre o nosso 2020. Assim como muitas empresas, apostamos todas as nossas fichas e metas para que esse ano o Paytour pudesse expandir mais ainda, porém veio a […]

LEIA MAIS →

Por que a presença virtual da sua empresa de turismo importa?

O acesso da população à Internet nos últimos anos só tem aumentado e as empresas estão cada vez mais investindo em sua presença virtual para alcançar o seu público da melhor forma possível. Além de favorecer às vendas de passeios e atrativos turísticos, esse fator contribui também para o fortalecimento da imagem do negócio em […]

LEIA MAIS →

Como trabalhar com ecoturismo? Veja algumas dicas sobre a profissão e aprenda tudo sobre esse universo!

O ecoturismo está em constante ascensão e promete bons retornos a quem decidir investir nele. Veja aqui orientações para começar a trabalhar na área.

LEIA MAIS →

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?