A importância da Criptografia de Dados para seu negócio

A Lei de Proteção de Dados é uma norma legal que entrou em vigência desde 2018 e passa a ser obrigatória para todos sites da internet em agosto de 2021. 

A lei tem como objetivo regular a forma como os seus dados pessoais devem ser utilizados por qualquer pessoa, a fim de proteger os direitos fundamentais, dentre os quais, a liberdade e a privacidade.

Após diversos casos de vazamento de dados ocorridos por empresas como Facebook, a segurança dessas informações passou a ser prioridade em todo mundo. Uma vez que dados são considerados uma das informações mais valiosas nos dias atuais, exige-se cada vez mais segurança com esses dados. 

A criptografia de dados passa a ser necessária para que as informações evitem de ser vazadas, mas o que é a criptografia? Como é feita essa técnica? Vem saber mais com a gente!

O que é a criptografia de dados?

A criptografia é um conjunto de práticas pensadas para proteger uma informação que é trocada no ambiente virtual, para que somente o emissor e o receptor  das informações consigam entender, todos os dados entre esse caminho estão criptografados.

Essa técnica reforça a segurança de um dado ou arquivo misturando a sua informação, o embaralhamento dos dados se dá por meio de algoritmos matemáticos que codificam a informação do usuário para que só uma pessoa possa saber.

A criptografia é um dos meios mais seguros e utilizados para proteger a privacidade dos seus dados na internet, uma vez que os dados estão ocultados através de códigos. 

Dessa forma, o emissor e receptor da informação precisam de chaves para decifrar os dados, a única forma de acessar a chave criptografada é utilizando o computador com o sistema presente.

A criptografia de dados é uma solução de segurança versátil: pode ser aplicada desde de uma senha até aos dados de um arquivo. Essa codificação é feito para que informações importantes e sigilosas para para que elas não caiam nas mãos de pessoas erradas. 

Como funciona a criptografia?

A base da criptografia são as chaves, que podem ser utilizadas para criptografar e também para descriptografar informações. Quando a chave é simétrica, significa que ela pode ser usada nas duas pontas da transmissão. Já quando a chave é assimétrica, isso quer dizer que as chaves de criptografia e descriptografia são diferentes. 

Alguns exemplos de protocolos são: 3DES; AES; TLS; e SSL, essa última chave é bastante utilizada em sites da internet, como os de compras online. Caso você acesse um site e verifique que ao lado da URL possui um cadeado como esse:  

Significa que o site que você acessou é seguro para estar utilizando e sem perigo de roubo de informações. 

Porque a sua empresa deve ter um sistema com criptografia de dados?

Com esse protocolo de segurança presente, é possível garantir que todos os processos sigilosos da empresa como transações bancárias, dados de clientes, informações de colaboradores, para que sejam feitos com mais segurança dentro do seu sistema. 

Caso esse tipo de informação vaze, isso causará grandes prejuízos financeiros e judiciais para sua empresa, uma vez que a Lei da LGPD já está valendo desde 2018.

Por isso, o ideal é contar com sistemas seguros para efetuar essas transações. Assim, ao realizar ou receber pagamentos, o processo poderá ser feito sem a preocupação de que pessoas não autorizadas tenham acesso a essas informações.

Fora isso, dados sobre clientes e  sobre estratégias, possui informações que não podem ser divulgadas, a partir da LGPD, cada usuário deverá assinar um termo informando que leu os termos de usos e condições do site. 

No presente termo, o usuário poderá aceitar ou não o uso dos dados citados no documento, além disso, terá conhecimento de quais empresas terão acessos a essas informações. 

Entendeu como a criptografia de dados protege suas informações? O ambiente digital vem evoluindo a cada dia e é muito importante estar por dentro das novidades em proteção de dados.

Para ficar por dentro do nosso conteúdo, não deixe de assinar a newsletter e seguir nossas redes sociais. 

Compartilhe esse post
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Pix: tudo o que você precisa saber do queridinho do brasileiro.

Após um ano de sua estreia no mercado financeiro brasileiro, podemos dizer que o Pix chegou para ficar e tem se mostrado o queridinho de muitos brasileiros.

LEIA MAIS →

Vídeos: um diferencial que o Paytour possibilita a sua loja virtual

O Paytour permite que você insira vídeos para ilustrar de maneira melhor a descrição dos seus passeios e uma boa narrativa audiovisual pode conquistar o seu cliente de maneira muito eficaz. Esse recurso ainda é pouco explorado por lojas virtuais de empresas de turismo e pode ser o diferencial do seu negócio. Pensando nisso, trouxemos […]

LEIA MAIS →

Mapa de empatia: O que é? Como posso utilizar?

Colocar o consumidor no centro do produto ou serviço é essencial para entender seu pensamento, preferência, comportamento e sua forma de se comunicar durante a jornada. Para chegar a esse entendimento, é necessário ter empatia, compreender os sentimentos dos outros, colocando-se no lugar das pessoas buscando entender as razões de seu comportamento e pensamento e […]

LEIA MAIS →
Ainda não vende seus atrativos na internet?
Clica aqui que a gente te liga