O que é o certificado Cadastur e quais os motivos para ter no seu negócio

Na área do turismo os produtos e serviços são altamente competitivos e lançar mão de bons artifícios para crescer neste mercado é essencial para se destacar. Uma forma de ganhar confiança e respeitabilidade do consumidor aqui no Brasil é obter o certificado Cadastur.

Você já ouviu falar dele? 

O Cadastur pode oferecer vantagens aos fornecedores de turismo, sejam pessoas físicas ou jurídicas, do mesmo modo que favorece - e muito! - a vida dos clientes que visam viajar com segurança e qualidade de serviços.

Vale dizer que, nos últimos tempos, o Cadastur se tornou um braço do Ministério do Turismo para que as empresas respeitem as normas estabelecidas pela Constituição na hora de vender atrativos turísticos e demais produtos do segmento. 

Estar atento ao mercado é fundamental para qualquer empresa que queira ser dono de um selo do turismo responsável. O que acha de aprender o que é o certificado Cadastur e como obtê-lo?

Acompanhe o artigo e fique por dentro. 

O que é Cadastur?

O Cadastur é uma ação do Ministério do Turismo em parceria com Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação para formalizar e fiscalizar as empresas de serviços turísticos do Brasil. 

Hoje em dia, quem atua nessa área, principalmente dispondo de atrativos turísticos em seu catálogo de produtos, precisa estar de acordo com o cadastro no Cadastur. É como se fosse uma chave para abrir portas para mais clientes e se tornar uma referência. 

Vale destacar que, para vender turismo de maneira legal em todo o Brasil, é preciso ter em mãos o certificado Cadastur e, claro, respeitar as normas exigidas pelo órgão. 

Para conseguir esse certificado, contudo, sua empresa precisa estar em dia com determinados critérios requisitados pelo Ministério do Turismo, que serão citados em tópicos mais para a frente.

O Cadastur é reservado obrigatoriamente aos microempreendedores individuais (MEIs) que atuam nas seguintes áreas do turismo:

  • Meios de hospedagem
  • Agências de turismo
  • Transportadoras turísticas
  • Organizadoras de eventos
  • Parques temáticos
  • Acampamentos turísticos

Além disso, para algumas empresas o Cadastur é opcional. Confira os casos:

  • Centros de convenções
  • Restaurantes, cafeterias e bares
  • Casas de espetáculo e equipamentos de animação turísticas
  • Prestadores de infraestrutura e apoio para eventos
  • Empreendimentos de apoio turismo náutico
  • Locadoras de veículos
  • Prestadores especializados em segmentos turísticos
  • Empreendimentos de entretenimento e lazer
  • Parques aquáticos

Ao possuir um certificado Cadastur, você garante participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Mtur. Também consegue acesso a financiamento em bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações pelo Ministério do Turismo.

São todos adventos que beneficiam seu empreendimento de alguma forma, afinal, ter o aval do próprio governo federal eleva muito o nível de qualquer empresa.

Vantagens do certificado Cadastur para seu negócio

Você pode perceber que o certificado do Cadastur ajuda muito as empresas que trabalham com turismo no Brasil, inclusive aquelas em que o cadastro é opcional. Veja a seguir algumas das principais vantagens de obtê-lo.

Padrão de qualidade

O Cadastur não emite certificado para qualquer negócio. Os critérios utilizados pelo Mtur garantem que o prestador de serviço ofereça os padrões de qualidade estabelecidos pela lei. 

Garantia de qualidade

Ter o certificado Cadastur é uma maneira segura dos empreendedores atestarem a qualidade oferecida pelos seus serviços. Conforme já dito aqui neste artigo, é como se fosse um selo de que é realmente um serviço bom e que vale a pena ser consumido.

Segurança

Além da qualidade, o Cadastur garante a segurança esperada aos turistas que irão realizar reservas com tranquilidade. 

Facilidade de pesquisa

Vale frisar que através da internet (principal meio para pesquisa de roteiros e indicações de viagens) milhares de pessoas definem seu destino. 

E através do portal do Cadastur qualquer pessoa pode acessar a lista de empresas que possuem o certificado. Por isso, é fundamental que o seu empreendimento conquiste essa chancela. 

Como obter o certificado Cadastur?

Para conquistar o certificado Cadastur é preciso estar dentro de alguns pré-requisitos, veja:

  • Ser um Microempreendedor Individual (MEI)
  • Ter uma empresa que se enquadre nos segmentos obrigatórios : (meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos)
  • CNPJ em situação regular

Ao estar em conformidade com as regras acima, o empreendedor deverá acessar a sua conta no GOV.BR (caso não possua uma conta, será necessário realizar o cadastro). 

Logo em seguida ele precisará:

  • Preencher um formulário eletrônico de cadastro referente a atividade exercida pela sua empresa;
  • Assinar um termo eletrônico de Responsabilidade.
  • Enviar as informações pedidas pelo Órgão do Governo.
  • Após a análise da solicitação, o cadastro será homologado e o Certificado do Cadastur será disponibilizado em até 5 dias úteis, desde que esteja de acordo com a legislação.

Na hora de fazer esse cadastro, tenha em mãos os documentos necessários para preencher todas as etapas. O documento de identificação (RG) ou documento de estrangeiro, assim como certificado de conclusão de curso técnico em Guia de Turismo demonstrando a categoria de atuação são essenciais.

A validade do certificado emitido através do Cadastur pelo Ministério do Turismo será de 2 anos.

Para mais informações ou dúvidas você pode entrar em contato com os canais de atendimento disponíveis no site do Cadastur na aba “Fale Conosco” que oferece telefones para contato de acordo com o estado de atuação da sua empresa. 

Se preferir você pode enviar um email para atendimento.cadastrur@turismo.gov.br

Certificado Cadastur + plataforma eficiente para vender mais!

Não há dúvida de que o certificado do Cadastur vai potencializar o seu empreendimento turístico. Os consumidores enxergarão os seus serviços com outros olhos e certamente isso trará diversas novas oportunidades.

Além de seguir a Legislação brasileira, você pode melhorar a performance de seu negócio apostando em uma plataforma de reservas online, que disponibilize todo o tipo de produto / serviço para seus clientes de forma dinâmica e 24 horas por dia.

Ao ingressar no mundo digital, você abre um leque imenso de possibilidades para vender mais e com mais eficiência, garantindo alta recorrência com muito mais facilidade, até porque o relacionamento com os clientes ficará mais próximo e frequente.

No Paytour, você tem todas as orientações necessárias para cumprir as normas legais, tal como a obtenção do certificado Cadastur, e ainda recebe ajuda profissional na hora de criar uma interface online de primeira linha para vender turismo para todo o Brasil, sem qualquer obstáculo, economizando tempo e dinheiro.

Se você atua com turismo receptivo, tem uma agência de excursões ou de receptivos, oferece passeios e atividades de lazer, ou então é um operador de ecoturismo, pode contar com a expertise do Paytour para alavancar suas vendas.

Até mais!

Compartilhe esse post
Marcus Borges
Marcus Borges
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Utilize o Pix como aliado ao seu negócio!

Com o PIX, você pode aproveitar diversas vantagens oferecidas por esse sistema de pagamento no seu negócio. O PIX permite que transferências e pagamentos sejam feitos de forma imediata, em qualquer horário e dia da semana, e entre bancos diferentes, sem custo para pessoa física. Pensando nisso, por que não utilizar essa forma de pagamento […]

LEIA MAIS →

Lucratividade no turismo online: aumente seus números

Aumentar a lucratividade do seu negócio de turismo no meio online pode parecer desafiador, entretanto se você conta com estratégias que buscam a captação de novas compras, vindas até mesmo de clientes que já efetuaram reservas recentemente em seu e-commerce, isso pode ser mais fácil do que aparenta. Sabe-se que a experiência de compra do […]

LEIA MAIS →

Por que investir em um e-commerce voltado para o turismo?

        As vendas pela internet crescem cada dia mais, os chamados E-commerces vem fazendo sucesso no Brasil. O seu crescimento já era garantia de sucesso antes mesmo da pandemia do Coronavírus, porém com o confinamento da sociedade brasileira, os lojas virtuais aumentaram em grandes níveis.         Segundo o relatório […]

LEIA MAIS →
Ainda não vende seus atrativos na internet?
Clica aqui que a gente te liga