Após um ano de sua estreia no mercado financeiro brasileiro, podemos dizer que o Pix chegou para ficar e tem se mostrado o queridinho de muitos brasileiros.
Muito se fala sobre a simbiose que turismo e tecnologia têm criado atualmente, sobretudo por causa dos efeitos da pandemia.
Entretanto, muitos empreendedores do setor turístico ainda "patinam" no sentido de não entender como o seu negócio pode ser beneficiado pelos avanços tecnológicos.
Aqui no Paytour nós estamos constantemente ligados nas tendências e principais dúvidas relacionadas ao mercado turístico, como é o caso nesse assunto.
Por tudo isso, criamos esse artigo onde falaremos um pouco mais sobre a relação entre turismo e tecnologia, apontando os caminhos que você, empresário do setor, pode adotar. Vale muito a pena acompanhar esse conteúdo até o final!
A relação entre turismo e tecnologia não é difícil de entender, mas decifrá-la exige atenção aos seus principais aspectos.
Em resumo, o que podemos dizer é que a tecnologia entra como um facilitador para os consumidores de turismo, dinamizando o acesso a produtos e serviços do setor.
Nesse sentido, a agregação de valor que os multimeios tecnológicos trazem ao turismo anda principalmente na direção de melhorar a experiência do turista.
Portanto, de antemão devemos apontar que esse é o maior motivo pelo qual você, empreendedor do setor turístico, precisa investir em mais tecnologia.
Inclusive, hoje em dia há um grande crescimento das chamadas turistechs, que são empresas totalmente baseadas em tecnologia mas que atuam no setor turístico, como é o caso do Paytour.
A tecnologia não tem a capacidade de mudar o turismo em si, mas pode e está dinamizando o acesso das pessoas às atrações turísticas, ao passo que ajuda empreendedores a expandir os seus negócios.
Há algumas poucas décadas atrás (no máximo duas), a maioria das pessoas não conseguia enxergar a influência da tecnologia no setor turístico. Afinal, esse mercado parece ser autossuficiente em tudo.
Entretanto, como citamos no tópico anterior, isso vem mudando gradativamente e foi amplamente acelerado no período da pandemia, quando os empreendedores do setor precisaram recorrer à tecnologia para manter o contato com o seu público.
Por tudo isso, podemos dizer que hoje a influência da tecnologia sobre esse mercado gira em torno da desintermediação, ou seja, do contato direto dos consumidores com produtos e serviços turísticos.
Hoje em dia, qualquer pessoa pode comprar um pacote de serviços turísticos via internet ou se encantar com a apresentação de um destino por meio das redes sociais, por exemplo.
Esse novo patamar gera oportunidades para os empreendedores do setor, que podem usar a tecnologia como meio para expandir experiências, atraindo potenciais turistas.
Por outro lado, nos aspectos práticos da economia do turismo, a tecnologia está sendo usada para dar mais liberdade em pagamentos, facilidade na realização de agendamentos, redução de tarifas e taxas.
De toda forma, turismo e tecnologia se unem para gerar novas perspectivas, tanto para empresários quanto para seus clientes, os turistas.
A tecnologia facilitou o acesso dos consumidores a produtos e serviços turísticos. E é justamente nesse sentido que ela aquece esse mercado.
Atualmente existem bem mais pessoas buscando e "comprando turismo" na internet, por exemplo. E claro, a tecnologia é vital nesse processo.
Para se ter uma ideia, segundo um levantamento divulgado pela CNN, a busca online por viagens cresceu cerca de 1.000% nos últimos meses de 2021.
Portanto, podemos dizer que a tecnologia aqueceu o mercado turístico aumentando o conhecimento dos internautas sobre o assunto e facilitando o acesso a produtos e serviços vendidos no setor.
Como também já citamos antes, turismo e tecnologia criaram uma simbiose muito virtuosa e interessante.
E como não poderia deixar de ser, esse movimento fomentou a criação e/ou o uso de inovações tecnológicas a favor do mercado turístico.
Na lista rápida abaixo nós elencamos algumas dessas inovações:
Dentro do escopo dessas tecnologias surgem algumas ferramentas interessantes que podem ser usadas por você no seu negócio.
Agora, queremos apontar algumas ferramentas tecnológicas que você pode contratar para aumentar os resultados do seu negócio.
Confira alguns detalhes sobre elas na lista abaixo:
Algumas dessas ferramentas, como é o caso dos motores de reserva e dos aplicativos de check-in, são oferecidas pelo Paytour.
Inclusive, podemos classificar o próprio Paytour como uma ferramenta tecnológica para a alavancagem de negócios do mercado turístico.
Por fim, chegamos ao ponto final e crucial, em que falaremos sobre os benefícios que a tecnologia pode trazer ao seu negócio no setor turístico.
Para isso, preparamos mais uma lista rápida e resumida que irá facilitar a sua percepção sobre o assunto. Saiba porquê investir em tecnologia na sua empresa:
Em endosso a tudo que falamos nesse artigo, é importante reafirmar que a relação entre turismo e tecnologia está além de uma mera conveniência.
Para além disso, essa junção perfeita é uma nova tendência que deve ser seguida pelos players do setor que desejam ver os seus negócios prosperarem de agora em diante.
Após um ano de sua estreia no mercado financeiro brasileiro, podemos dizer que o Pix chegou para ficar e tem se mostrado o queridinho de muitos brasileiros.
O CEO e Diretor Comercial do Paytour, Marcus Borges, participa nos próximos dias 25, 26 e 27 de setembro da ABAV Expo 2019, uma das maiores e mais importantes feiras de negócios de turismo do Brasil, que reúne toda a cadeira turística do país em São Paulo. Nesta edição, além de participar como ouvinte, Marcus […]
O Paytour participa nesta semana, de 12 a 14 de fevereiro, da décima segunda edição da Campus Party Brasil, que será sediada em São Paulo/SP. Além disso, o sistema de reservas online também se fará presente no desafio Sebrae Like a Boss. Durante a Campus Party, a Startup potiguar irá expor na categoria Growth Stage, […]