Turismo e tecnologia: o match perfeito para seu negócio prosperar

Muito se fala sobre a simbiose que turismo e tecnologia têm criado atualmente, sobretudo por causa dos efeitos da pandemia.

Entretanto, muitos empreendedores do setor turístico ainda "patinam" no sentido de não entender como o seu negócio pode ser beneficiado pelos avanços tecnológicos.

Aqui no Paytour nós estamos constantemente ligados nas tendências e principais dúvidas relacionadas ao mercado turístico, como é o caso nesse assunto.

Por tudo isso, criamos esse artigo onde falaremos um pouco mais sobre a relação entre turismo e tecnologia, apontando os caminhos que você, empresário do setor, pode adotar. Vale muito a pena acompanhar esse conteúdo até o final!

Turismo e tecnologia: entenda essa relação

A relação entre turismo e tecnologia não é difícil de entender, mas decifrá-la exige atenção aos seus principais aspectos.

Em resumo, o que podemos dizer é que a tecnologia entra como um facilitador para os consumidores de turismo, dinamizando o acesso a produtos e serviços do setor.

Nesse sentido, a agregação de valor que os multimeios tecnológicos trazem ao turismo anda principalmente na direção de melhorar a experiência do turista.

Portanto, de antemão devemos apontar que esse é o maior motivo pelo qual você, empreendedor do setor turístico, precisa investir em mais tecnologia.

Inclusive, hoje em dia há um grande crescimento das chamadas turistechs, que são empresas totalmente baseadas em tecnologia mas que atuam no setor turístico, como é o caso do Paytour.

A tecnologia não tem a capacidade de mudar o turismo em si, mas pode e está dinamizando o acesso das pessoas às atrações turísticas, ao passo que ajuda empreendedores a expandir os seus negócios.

Até que ponto a tecnologia pode influenciar o turismo?

Há algumas poucas décadas atrás (no máximo duas), a maioria das pessoas não conseguia enxergar a influência da tecnologia no setor turístico. Afinal, esse mercado parece ser autossuficiente em tudo.

Entretanto, como citamos no tópico anterior, isso vem mudando gradativamente e foi amplamente acelerado no período da pandemia, quando os empreendedores do setor precisaram recorrer à tecnologia para manter o contato com o seu público.

Por tudo isso, podemos dizer que hoje a influência da tecnologia sobre esse mercado gira em torno da desintermediação, ou seja, do contato direto dos consumidores com produtos e serviços turísticos.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode comprar um pacote de serviços turísticos via internet ou se encantar com a apresentação de um destino por meio das redes sociais, por exemplo.

Esse novo patamar gera oportunidades para os empreendedores do setor, que podem usar a tecnologia como meio para expandir experiências, atraindo potenciais turistas.

Por outro lado, nos aspectos práticos da economia do turismo, a tecnologia está sendo usada para dar mais liberdade em pagamentos, facilidade na realização de agendamentos, redução de tarifas e taxas.

De toda forma, turismo e tecnologia se unem para gerar novas perspectivas, tanto para empresários quanto para seus clientes, os turistas.

Como a tecnologia aqueceu o mercado turístico no mundo?

A tecnologia facilitou o acesso dos consumidores a produtos e serviços turísticos. E é justamente nesse sentido que ela aquece esse mercado.

Atualmente existem bem mais pessoas buscando e "comprando turismo" na internet, por exemplo. E claro, a tecnologia é vital nesse processo.

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento divulgado pela CNN, a busca online por viagens cresceu cerca de 1.000% nos últimos meses de 2021.

Portanto, podemos dizer que a tecnologia aqueceu o mercado turístico aumentando o conhecimento dos internautas sobre o assunto e facilitando o acesso a produtos e serviços vendidos no setor.

Quais os tipos de inovações tecnológicas que podem ser aplicadas ao turismo?

Tecnologia apoiando o turismo

Como também já citamos antes, turismo e tecnologia criaram uma simbiose muito virtuosa e interessante. 

E como não poderia deixar de ser, esse movimento fomentou a criação e/ou o uso de inovações tecnológicas a favor do mercado turístico.

Na lista rápida abaixo nós elencamos algumas dessas inovações:

  • Metaverso, que atua diretamente na melhoria da experiência do usuário.
  • Robôs, que já são usados principalmente em serviços de hotelaria em países como Japão e Coreia do Sul.
  • Internet das Coisas (IoT), que promove a interconexão entre vários dispositivos e aparelhos, o que pode aumentar a segurança dos turistas e facilitar processos.
  • Tecnologias como a Contactless e a NFC, que promovem pagamentos sem contato físico.
  • Big Data, que pode aumentar a segurança cibernética, agilizar processos digitais e dinamizar a relação entre cliente e empresa na internet.

Dentro do escopo dessas tecnologias surgem algumas ferramentas interessantes que podem ser usadas por você no seu negócio.

Ferramentas tecnológicas que podem fazer o seu negócio pegar impulso

Agora, queremos apontar algumas ferramentas tecnológicas que você pode contratar para aumentar os resultados do seu negócio.

Confira alguns detalhes sobre elas na lista abaixo:

  • Chatbots, que podem ser usados principalmente para responder de forma automática a questões simples dos internautas e potenciais clientes.
  • Aplicativos para reservas, check-in, compras e imersão em experiências virtuais.
  • Motores de reserva dedicados ao seu negócio.
  • Sistemas de disparo automático, que podem enviar informações via email, newsletter, promoções e comunicados a clientes.
  • Sistemas de pagamento automático, que podem ser integrados ao seu site ou aplicativo.

Algumas dessas ferramentas, como é o caso dos motores de reserva e dos aplicativos de check-in, são oferecidas pelo Paytour.

Inclusive, podemos classificar o próprio Paytour como uma ferramenta tecnológica para a alavancagem de negócios do mercado turístico.

Os benefícios que a tecnologia pode trazer ao seu negócio

Por fim, chegamos ao ponto final e crucial, em que falaremos sobre os benefícios que a tecnologia pode trazer ao seu negócio no setor turístico.

Para isso, preparamos mais uma lista rápida e resumida que irá facilitar a sua percepção sobre o assunto. Saiba porquê investir em tecnologia na sua empresa:

  • Mais segurança e praticidade para o seu cliente, o que consequentemente aumentará a consolidação da sua empresa no mercado.
  • Os seus clientes terão mais autonomia, podendo conferir os serviços e detalhes do que estão comprando.
  • Pagamentos e agendamentos podem ser mais rápidos e assertivos. A qualquer hora do dia
  • Reclamações, sugestões e resolução de eventuais problemas são dinamizadas.
  • Redução de preços em pacotes de viagem e outros serviços oferecidos.

Em endosso a tudo que falamos nesse artigo, é importante reafirmar que a relação entre turismo e tecnologia está além de uma mera conveniência.

Para além disso, essa junção perfeita é uma nova tendência que deve ser seguida pelos players do setor que desejam ver os seus negócios prosperarem de agora em diante.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

O impacto da LGPD no ambiente digital

As transformações no ambiente digital vem crescendo cada vez mais e uma delas é a Lei Geral de Proteção de Dados, o qual passou a ter vigência obrigatória a partir de agosto de 2021.

LEIA MAIS →

Saiba como reduzir os impactos na empresa causados pelo corona

Crise é um momento peculiar, difícil, perigoso ou decisivo, na vida das pessoas, empresas e instituições. Tem características gerais e singulares dependendo do setor, do contexto dinâmico sociopolítico e do ambiente econômico. Divide-se ainda em níveis de abrangência - locais, regionais e corporativas -, com ou sem agravante. Caracteriza crise com agravante o envolvimento da […]

LEIA MAIS →

8 dicas que irão te ajudar com as vendas de final de ano

Sabemos que com a chegada das festas de fim de ano, o número de demandas em lojas virtuais tende a crescer consideravelmente em todos os nichos de mercado, principalmente para os que atuam com o turismo, uma vez que esse é o período do ano onde as pessoas tiram férias/recesso ou simplesmente aproveitam os feriados […]

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?