Como usar o marketing de conteúdo no turismo para atrair clientes?
O marketing de conteúdo no turismo ajuda empresas a impulsionarem seus negócios. Mas, para ser eficaz, é preciso ter um amplo conhecimento de como ele funciona, qual é o seu real potencial e o que é necessário para dar os primeiros passos.
Neste texto, vamos dar dicas valiosas para que você comece a produzir conteúdo voltado para esse tipo de estratégia, incluindo as formas de divulgação e os tipos de mídia mais usados.
O que é o marketing de conteúdo no turismo?
O marketing de conteúdo no turismo abrange a produção de conteúdo que agregue valor para o seu público-alvo por meio de informações interessantes e relevantes, sem bombardeá-lo com propagandas e tentativas diretas de vender algum produto.
É uma estratégia muito usada no marketing digital para guiar o cliente durante todo o funil de vendas de forma mais sutil, fazendo com que ele dê os próximos passos por livre e espontânea vontade.
O marketing de conteúdo tem como principal objetivo fazer com que possíveis clientes conheçam a sua marca e comecem a considerá-la como uma referência por sempre trazer informações úteis.
Assim, no futuro, é possível que essas pessoas se tornem clientes de sua empresa ao decidirem adquirir algum produto relacionado ao turismo.
Então, de maneira resumida, podemos salientar 3 objetivos dessa estratégia:
Ajudar e educar o público com conteúdo relevante
Fazer com que a marca ganhe relevância no assunto
Converter aqueles que consomem o conteúdo em clientes
Quais os principais tipos de marketing de conteúdo no turismo?
O marketing de conteúdo no turismo é extremamente amplo. Você pode se aproximar do seu público ao oferecer diversos materiais:
Vídeos sobre curiosidades de determinado destino turístico. Segundo a Cisco, 80% do tráfego da internet está nesse formato
Textos que abordam passeios interessantes para fazer nas férias
Planilhas para ajudar no planejamento financeiro de sua viagem
Mapas com marcações dos principais destinos turísticos de um local
E-books com dicas para tirar o melhor proveito de uma viagem
Promover webinários para responder dúvidas comuns do público
Quais canais de distribuição devo usar?
O marketing de conteúdo no turismo pode ser distribuído em diversas plataformas disponíveis na internet, como:
Facebook e Instagram
Blogs
E-mails
YouTube
Quais as vantagens do marketing de conteúdo?
Dentre a principais vantagens do Marketing de conteúdo, podemos citar:
Aumenta o tráfego para o seu site ou blog
Cria uma comunicação direta com o seu público alvo
Aumenta a geração de leads
Melhora a relação custo/benefício com efeitos duradouros
Aumento das vendas
Diminuiu o esforço nas estratégias pós-venda
Ajuda a fidelizar os clientes
Pode ser usado em qualquer setor do turismo
Dicas para criar um bom plano de marketing de conteúdo no turismo
O planejamento é fundamental para criar um marketing de conteúdo no turismo que seja eficaz. Um dos primeiros passos é conhecer melhor o seu próprio negócio. Para isso é preciso definir exatamente o seu nicho de atuação.
Por exemplo, é possível trabalhar com a venda de pacotes de viagens, com hospedagens, passeios turísticos em um determinado local e até com o transporte de turistas entre as atrações.
Ao definir com clareza quais serviços sua empresa irá oferecer, fica mais fácil conhecer e identificar as oportunidades do mercado para guiá-lo em suas estratégias de marketing.
Feito isso, há outros pontos muito importantes a serem considerados e falaremos mais sobre eles abaixo.
Tenha objetivos bem definidos
Antes de criar o seu marketing de conteúdo no turismo, você deve saber o que sua empresa pretende alcançar com ele, pois isso também servirá como um guia para suas ações.
As possibilidades são vastas. Veja alguns exemplos:
Tornar sua empresa mais conhecida
Aumentar o nível de interação com seus clientes
Conhecer o cliente ainda melhor e estimulá-lo a fazer novas compras
Aumentar o número de leads
Apresentar novidades do seu negócio
Conheça o perfil do seu cliente
Após conhecer melhor o seu próprio negócio, o segundo passo é aprender mais sobre o perfil do seu cliente.
É preciso entender quem são as pessoas com real potencial para adquirir o seu produto e identificar quais são os problemas e as necessidades desse público.
A partir daí é hora de imaginar o que pode ser relevante e interessante para esses perfis, a fim de conduzi-los até o final do funil de vendas da forma mais orgânica possível.
Crie um conteúdo relevante
Para montar o melhor conteúdo é necessária uma boa dose de trabalho duro, tempo e dedicação.
O primeiro passo é selecionar boas ideias e definir a mensagem que deve ser passada ao público.
Em seguida, é necessário escolher um tipo de mídia para o seu conteúdo: será um texto, um vídeo, um mapa ou outra opção?
Você também deve escolher as melhores palavras-chaves relacionadas ao conteúdo para ajudar no posicionamento nos motores de busca.
Outras definições também são importantes, como o tamanho do conteúdo. Afinal, não é interessante que ele seja extremamente curto, pois pode não causar o efeito desejado.
Por outro lado, se for excessivamente grande, pode cansar e entediar o público.
Além disso, cada tipo de conteúdo exige alguns cuidados específicos. Por exemplo, se escolher um texto, fique atento para que ele seja de fácil leitura, sem parágrafos grandes e palavras difíceis.
Faça uma boa revisão ortográfica e adicione imagens que ajudem a reforçar o assunto.
Capriche na divulgação
O marketing de conteúdo no turismo exige uma divulgação que vá além dos motores de busca, já que os resultados alcançados com SEO costumam vir num prazo maior.
Por isso, também é importante investir na divulgação em redes sociais e criar e-mails marketings para que o público receba o conteúdo diretamente.
Sabemos que o processo de criação não é nada fácil, mas para que sua estratégia seja bem sucedida é preciso manter um ritmo regular em suas postagens.
Gere leads
O seu público precisa ser eventualmente transformado em leads. Por isso, não se esqueça de inserir pontos de conversão em seu conteúdo, como por exemplo convidando o cliente em potencial para entrar em contato ou deixando um espaço em que ele possa inserir seu e-mail e receber materiais complementares.
Isso deve ser feito da forma mais natural possível e sempre oferecendo outros benefícios para a pessoa que decide deixar um contato em sua página.
Avalie os resultados
Após todo o esforço, é preciso saber se os resultados foram bons. Uma ótima ferramenta para medir as métricas do seu site é o Google Analytics. Ele vai mostrar diferentes aspectos do tráfego recebido.
Caso não tenha alcançado os números desejados, não se preocupe. O marketing de conteúdo no turismo é extremamente amplo e há sempre novas abordagens a fazer.
Por isso, use sua criatividade e arrisque-se a colocar novas ideias em prática para destacar-se da concorrência.
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