Como usar o marketing de conteúdo no turismo para atrair clientes?

O marketing de conteúdo no turismo ajuda empresas a impulsionarem seus negócios. Mas, para ser eficaz, é preciso ter um amplo conhecimento de como ele funciona, qual é o seu real potencial e o que é necessário para dar os primeiros passos.

Neste texto, vamos dar dicas valiosas para que você comece a produzir conteúdo voltado para esse tipo de estratégia, incluindo as formas de divulgação e os tipos de mídia mais usados.

O que é o marketing de conteúdo no turismo?

O marketing de conteúdo no turismo abrange a produção de conteúdo que agregue valor para o seu público-alvo por meio de informações interessantes e relevantes, sem bombardeá-lo com propagandas e tentativas diretas de vender algum produto.

É uma estratégia muito usada no marketing digital para guiar o cliente durante todo o funil de vendas de forma mais sutil, fazendo com que ele dê os próximos passos por livre e espontânea vontade.

Segundo o Marketing Content Institute, 91% das empresas B2B usaram marketing de conteúdo nos últimos anos.

Qual objetivo do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo tem como principal objetivo fazer com que possíveis clientes conheçam a sua marca e comecem a considerá-la como uma referência por sempre trazer informações úteis. 

Assim, no futuro, é possível que essas pessoas se tornem clientes de sua empresa ao decidirem adquirir algum produto relacionado ao turismo.

Então, de maneira resumida, podemos salientar 3 objetivos dessa estratégia:

  1. Ajudar e educar o público com conteúdo relevante
  2. Fazer com que a marca ganhe relevância no assunto
  3. Converter aqueles que consomem o conteúdo em clientes

Quais os principais tipos de marketing de conteúdo no turismo?

Tipos de marketing de conteúdo no turismo

O marketing de conteúdo no turismo é extremamente amplo. Você pode se aproximar do seu público ao oferecer diversos materiais:

  • Vídeos sobre curiosidades de determinado destino turístico. Segundo a Cisco, 80% do tráfego da internet está nesse formato
  • Textos que abordam passeios interessantes para fazer nas férias
  • Planilhas para ajudar no planejamento financeiro de sua viagem
  • Mapas com marcações dos principais destinos turísticos de um local
  • E-books com dicas para tirar o melhor proveito de uma viagem
  • Promover webinários para responder dúvidas comuns do público

Quais canais de distribuição devo usar?

O marketing de conteúdo no turismo pode ser distribuído em diversas plataformas disponíveis na internet, como:

  • Facebook e Instagram
  • Blogs
  • E-mails
  • YouTube

Quais as vantagens do marketing de conteúdo? 

Dentre a principais vantagens do Marketing de conteúdo, podemos citar:

  • Aumenta o tráfego para o seu site ou blog
  • Cria uma comunicação direta com o seu público alvo
  • Aumenta a geração de leads
  • Melhora a relação custo/benefício com efeitos duradouros
  • Aumento das vendas
  • Diminuiu o esforço nas estratégias pós-venda
  • Ajuda a fidelizar os clientes
  • Pode ser usado em qualquer setor do turismo

Dicas para criar um bom plano de marketing de conteúdo no turismo

O planejamento é fundamental para criar um marketing de conteúdo no turismo que seja eficaz. Um dos primeiros passos é conhecer melhor o seu próprio negócio. Para isso é preciso definir exatamente o seu nicho de atuação.

Por exemplo, é possível trabalhar com a venda de pacotes de viagens, com hospedagens, passeios turísticos em um determinado local e até com o transporte de turistas entre as atrações.

Ao definir com clareza quais serviços sua empresa irá oferecer, fica mais fácil conhecer e identificar as oportunidades do mercado para guiá-lo em suas estratégias de marketing.

Feito isso, há outros pontos muito importantes a serem considerados e falaremos mais sobre eles abaixo.

Tenha objetivos bem definidos

Antes de criar o seu marketing de conteúdo no turismo, você deve saber o que sua empresa pretende alcançar com ele, pois isso também servirá como um guia para suas ações.

As possibilidades são vastas. Veja alguns exemplos:

  • Tornar sua empresa mais conhecida
  • Aumentar o nível de interação com seus clientes
  • Conhecer o cliente ainda melhor e estimulá-lo a fazer novas compras
  • Aumentar o número de leads
  • Apresentar novidades do seu negócio

Conheça o perfil do seu cliente

Após conhecer melhor o seu próprio negócio, o segundo passo é aprender mais sobre o perfil do seu cliente.

É preciso entender quem são as pessoas com real potencial para adquirir o seu produto e identificar quais são os problemas e as necessidades desse público. 

A partir daí é hora de imaginar o que pode ser relevante e interessante para esses perfis, a fim de conduzi-los até o final do funil de vendas da forma mais orgânica possível.

Crie um conteúdo relevante

Para montar o melhor conteúdo é necessária uma boa dose de trabalho duro, tempo e dedicação.

O primeiro passo é selecionar boas ideias e definir a mensagem que deve ser passada ao público. 

Em seguida, é necessário escolher um tipo de mídia para o seu conteúdo: será um texto, um vídeo, um mapa ou outra opção?

Você também deve escolher as melhores palavras-chaves relacionadas ao conteúdo para ajudar no posicionamento nos motores de busca.

Outras definições também são importantes, como o tamanho do conteúdo. Afinal, não é interessante que ele seja extremamente curto, pois pode não causar o efeito desejado.

Por outro lado, se for excessivamente grande, pode cansar e entediar o público.

Além disso, cada tipo de conteúdo exige alguns cuidados específicos. Por exemplo, se escolher um texto, fique atento para que ele seja de fácil leitura, sem parágrafos grandes e palavras difíceis.

Faça uma boa revisão ortográfica e adicione imagens que ajudem a reforçar o assunto.

Capriche na divulgação

Capriche no marketing de conteúdo para turismo

O marketing de conteúdo no turismo exige uma divulgação que vá além dos motores de busca, já que os resultados alcançados com SEO costumam vir num prazo maior.

Por isso, também é importante investir na divulgação em redes sociais e criar e-mails marketings para que o público receba o conteúdo diretamente.

Sabemos que o processo de criação não é nada fácil, mas para que sua estratégia seja bem sucedida é preciso manter um ritmo regular em suas postagens.

Gere leads

O seu público precisa ser eventualmente transformado em leads. Por isso, não se esqueça de inserir pontos de conversão em seu conteúdo, como por exemplo convidando o cliente em potencial para entrar em contato ou deixando um espaço em que ele possa inserir seu e-mail e receber materiais complementares.

Isso deve ser feito da forma mais natural possível e sempre oferecendo outros benefícios para a pessoa que decide deixar um contato em sua página.

Avalie os resultados

Após todo o esforço, é preciso saber se os resultados foram bons. Uma ótima ferramenta para medir as métricas do seu site é o Google Analytics. Ele vai mostrar diferentes aspectos do tráfego recebido.

Caso não tenha alcançado os números desejados, não se preocupe. O marketing de conteúdo no turismo é extremamente amplo e há sempre novas abordagens a fazer.

Por isso, use sua criatividade e arrisque-se a colocar novas ideias em prática para destacar-se da concorrência.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Selo TripAdvisor: O que é? Para que serve?

             Vivemos um momento, onde a experiência é exigida pelos clientes, todos querem experienciar algo incrível e compartilhar com todos! E isso influencia todos nós, até o seu negócio! Como? Vem saber mais!              O TripAdvisor é uma plataforma de viagens que fornece informações e […]

LEIA MAIS →

Confira passo a passo para tornar a sua conta comercial no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo atualmente, e, por isso, é importante que o seu negócio esteja presente e atuante por lá, mostrando ao seu público a relevância, qualidade e todos dos diferenciais dos seus serviços de turismo. Para isso, um simples passo pode te ajudar bastante e impulsionar as […]

LEIA MAIS →

Pacotes de Serviços: Como vender mais?

Nós todos já sabemos que o comércio tem suas altas e baixas temporadas de vendas, principalmente no setor turismo. Em épocas de baixas temporadas, o lojista precisa ser criativo para conseguir atrair e fidelizar seus clientes. Com isso, os pacotes de serviços surgem como uma alternativa interessante, pois o lojista irá agrupar o que já […]

LEIA MAIS →

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?