Entenda porque a sua empresa já deveria estar associada à Braztoa

O setor turístico brasileiro é operado por muitos indivíduos que ajudam a movimentar esse mercado.

Contudo, como você deve saber, não existiria economia relacionada ao turismo se não existissem as empresas do setor, como as operadoras de turismo.

E é nesse espaço que surge a Braztoa, a célebre Associação Brasileira de Operadoras de Turismo. Você conhece essa organização?

Neste artigo nós falamos um pouco mais sobre a Braztoa e a sua importância para o turismo do Brasil. 

Continue lendo! 

O que é a Braztoa?

A Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, conhecida apenas como Braztoa, foi fundada em 1989 como uma organização privada e sem fins lucrativos.

Conforme relata a própria descrição da entidade, o seu objetivo é direcionar empresas operadoras de turismo e organizar esse mercado de forma geral.

Dentre os associados da Braztoa existem empresas focadas tanto no turismo receptivo quanto no emissivo, para viagens nacionais e internacionais.

Além disso, todas as modalidades e segmentos de atuação são aceitos, como ecoturismo, turismo de luxo, turismo gastronômico e etc.

A Braztoa é reconhecida por órgãos oficiais e respeitada como uma organização de alto nível e importância ímpar para o mercado turístico nacional.  

Como a Braztoa tem ajudado as empresas do setor turístico nacional?

Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, a Braztoa tem feito o seu papel para ajudar as operadoras de turismo a existir e prosperar.

Pode ser chamada de operadora de turismo toda e qualquer empresa que atua na comercialização de pacotes de viagens, passeios e experiências turísticas no geral.

Atuando como uma ponte entre essas empresas, parceiros e o consumidor final, a Braztoa é indispensável nessa cadeia econômica.

Dentre os tipos de apoio que a associação pode dar aos seus afiliados, podemos citar:

  • Consultoria empresarial
  • Apoio educacional para colaboradores das empresas associadas
  • Materiais ricos para apoio em estratégias de marketing
  • Panoramas econômicos atualizados
  • Entre diversos outros pontos

Números importantes da Braztoa

Indicadores da Braztoa

Para se ter uma ideia, é estimado que em 2021 as empresas ligadas à Braztoa tenham faturado, juntas, cerca de R$ 7,1 bilhões.

Nesse mesmo período, essas empresas ajudaram mais de 7,4 milhões de turistas a embarcarem para destinos nacionais e internacionais.

Esse número é importante em vários sentidos, mas principalmente por representar uma retomada real do setor turístico após a turbulência provocada pela pandemia.

Para efeito de comparação, em 2020, no auge das restrições por causa da Covid-19, essas mesmas empresas faturaram em torno de R$ 4 bilhões e ajudaram 3,3 milhões de pessoas a viajar.

Com isso, é possível dizer que o apoio da Braztoa tem feito a diferença no sentido de apontar caminhos para a prosperidade das operadoras de turismo nesse pós pandemia.

Apenas operadoras de turismo podem se associar?

Não. A Braztoa também oferece apoio a outras empresas que fazem parte do fluxo mercadológico do setor turístico brasileiro.

Isso inclui estabelecimento dos setores de hotelaria, gastronomia e até mesmo profissionais solo, como guias de turismo.

Contudo, é importante frisar que o apoio que a associação dá a alguns entes do setor é mais no sentido informativo do que com capacitações e acompanhamento contínuo.

O ramo central de atuação da organização é a operação de turismo na sua essência, com agenciamento, recepção e emissão.

Como se tornar um associado?

Para se tornar um associado Braztoa, os interessados devem ir até o site da organização e buscar informações mais detalhadas.

Lá, estão elencadas várias formas de contato, em especial o e-mail e o número de WhatsApp oficial da entidade.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é uma competição, por assim dizer, que reúne empresas focadas na prática de um turismo responsável.

O objetivo do evento, que ocorre todos os anos, é mobilizar as operadoras de turismo associadas sobre temas relacionados à sustentabilidade e ao respeito pela natureza.

Na edição de 2022, finalizada com a premiação ocorrida em 10 de abril deste ano, foram avaliadas ações focadas em vencer os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, sem esquecer dos métodos sustentáveis.

A premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é concedida por um júri, composto inclusive por representantes do Ministério do Turismo e de outros órgãos importantes do setor.

O Paytour já foi finalista em um evento da associação

Periodicamente a Braztoa patrocina eventos, solo ou em parceria com outras entidades, para movimentar o setor turístico.

Em um desses eventos, o Desafio de Inovação Turismo Inteligente de 2017, nós chegamos à final, como uma das empresas com melhor desempenho sobre o tema.

Afinal, de ideias inovadoras para o mercado turístico, nós entendemos bem! 

Anuários Braztoa: o que são?

Todos os anos a Braztoa publica uma versão do seu famoso anuário, uma peça editorial bastante aclamada no setor turístico brasileiro.

Cada anuário traz uma grande quantidade de informações e dados sobre o turismo nacional, sempre apontando para o desempenho do setor no ano anterior.

No anuário Braztoa 2022 você pode encontrar:

  • Dados sobre o turismo brasileiro em 2021
  • Panoramas nacionais e internacionais do setor
  • Números da associação e seus associados
  • Mais informações sobre as práticas internas da entidade
  • Informações sobre prêmios e eventos da associação
  • Entre muitas outras informações

Vale destacar ainda a existência de uma sessão completa sobre a Academia de Excelência Braztoa.

Essa iniciativa da entidade visa o compartilhamento de informações para o crescimento pessoal dos profissionais que integram as empresas associadas espalhadas por todo o país.

Nos negócios e na vida, uma mão estendida pode significar muita coisa

Braztoa é parceira do turismo no Brasil

Como sempre repetimos nos nossos conteúdos, o apoio ao setor turístico brasileiro é mais que importante; é vital.

Além disso, ter uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil, ainda mais em um setor que foi tão castigado recentemente como o turístico.

Por tudo isso, a existência e atuação de entidades como a Braztoa é um bálsamo para players desse mercado, neste caso os operadores de turismo e seus satélites.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Gerencie de forma inteligente o seu e-commerce com os relatórios do Paytour

Gerenciar a sua loja de forma inteligente é essencial para obter bons resultados nas vendas do seus passeios. Um caminho para isso é adotar os resultados dos relatórios gerenciais com o objetivo de tornar mais eficaz a gestão do seu e-commerce. Essa ferramenta pode se tornar uma grande aliada sua nesse processo e o Paytour […]

LEIA MAIS →

Como ter um endereço online do meu negócio?

   A presença da internet nos negócios se torna cada vez mais importante para o reconhecimento, visibilidade e confiança da marca. A partir dela, é possível expandir a imagem da sua empresa através de plataformas como TripAdvisor, ou até mesmo, tendo um E-commerce para seus passeios e atrativos. Atrelado a isso, vem a confiança que […]

LEIA MAIS →

Férias e alta estação: garanta boas vendas no seu e-commerce

Quando os destinos turísticos começam a receber um maior fluxo de visitantes do final para o início do ano é sinal de que a alta temporada está chegando. Esse período tão importante para o turismo é marcado por grande movimentação da economia advinda do turismo, uma vez que também é a época em que as […]

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?