Entenda porque a sua empresa já deveria estar associada à Braztoa

O setor turístico brasileiro é operado por muitos indivíduos que ajudam a movimentar esse mercado.

Contudo, como você deve saber, não existiria economia relacionada ao turismo se não existissem as empresas do setor, como as operadoras de turismo.

E é nesse espaço que surge a Braztoa, a célebre Associação Brasileira de Operadoras de Turismo. Você conhece essa organização?

Neste artigo nós falamos um pouco mais sobre a Braztoa e a sua importância para o turismo do Brasil. 

Continue lendo! 

O que é a Braztoa?

A Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, conhecida apenas como Braztoa, foi fundada em 1989 como uma organização privada e sem fins lucrativos.

Conforme relata a própria descrição da entidade, o seu objetivo é direcionar empresas operadoras de turismo e organizar esse mercado de forma geral.

Dentre os associados da Braztoa existem empresas focadas tanto no turismo receptivo quanto no emissivo, para viagens nacionais e internacionais.

Além disso, todas as modalidades e segmentos de atuação são aceitos, como ecoturismo, turismo de luxo, turismo gastronômico e etc.

A Braztoa é reconhecida por órgãos oficiais e respeitada como uma organização de alto nível e importância ímpar para o mercado turístico nacional.  

Como a Braztoa tem ajudado as empresas do setor turístico nacional?

Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, a Braztoa tem feito o seu papel para ajudar as operadoras de turismo a existir e prosperar.

Pode ser chamada de operadora de turismo toda e qualquer empresa que atua na comercialização de pacotes de viagens, passeios e experiências turísticas no geral.

Atuando como uma ponte entre essas empresas, parceiros e o consumidor final, a Braztoa é indispensável nessa cadeia econômica.

Dentre os tipos de apoio que a associação pode dar aos seus afiliados, podemos citar:

  • Consultoria empresarial
  • Apoio educacional para colaboradores das empresas associadas
  • Materiais ricos para apoio em estratégias de marketing
  • Panoramas econômicos atualizados
  • Entre diversos outros pontos

Números importantes da Braztoa

Indicadores da Braztoa

Para se ter uma ideia, é estimado que em 2021 as empresas ligadas à Braztoa tenham faturado, juntas, cerca de R$ 7,1 bilhões.

Nesse mesmo período, essas empresas ajudaram mais de 7,4 milhões de turistas a embarcarem para destinos nacionais e internacionais.

Esse número é importante em vários sentidos, mas principalmente por representar uma retomada real do setor turístico após a turbulência provocada pela pandemia.

Para efeito de comparação, em 2020, no auge das restrições por causa da Covid-19, essas mesmas empresas faturaram em torno de R$ 4 bilhões e ajudaram 3,3 milhões de pessoas a viajar.

Com isso, é possível dizer que o apoio da Braztoa tem feito a diferença no sentido de apontar caminhos para a prosperidade das operadoras de turismo nesse pós pandemia.

Apenas operadoras de turismo podem se associar?

Não. A Braztoa também oferece apoio a outras empresas que fazem parte do fluxo mercadológico do setor turístico brasileiro.

Isso inclui estabelecimento dos setores de hotelaria, gastronomia e até mesmo profissionais solo, como guias de turismo.

Contudo, é importante frisar que o apoio que a associação dá a alguns entes do setor é mais no sentido informativo do que com capacitações e acompanhamento contínuo.

O ramo central de atuação da organização é a operação de turismo na sua essência, com agenciamento, recepção e emissão.

Como se tornar um associado?

Para se tornar um associado Braztoa, os interessados devem ir até o site da organização e buscar informações mais detalhadas.

Lá, estão elencadas várias formas de contato, em especial o e-mail e o número de WhatsApp oficial da entidade.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é uma competição, por assim dizer, que reúne empresas focadas na prática de um turismo responsável.

O objetivo do evento, que ocorre todos os anos, é mobilizar as operadoras de turismo associadas sobre temas relacionados à sustentabilidade e ao respeito pela natureza.

Na edição de 2022, finalizada com a premiação ocorrida em 10 de abril deste ano, foram avaliadas ações focadas em vencer os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, sem esquecer dos métodos sustentáveis.

A premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é concedida por um júri, composto inclusive por representantes do Ministério do Turismo e de outros órgãos importantes do setor.

O Paytour já foi finalista em um evento da associação

Periodicamente a Braztoa patrocina eventos, solo ou em parceria com outras entidades, para movimentar o setor turístico.

Em um desses eventos, o Desafio de Inovação Turismo Inteligente de 2017, nós chegamos à final, como uma das empresas com melhor desempenho sobre o tema.

Afinal, de ideias inovadoras para o mercado turístico, nós entendemos bem! 

Anuários Braztoa: o que são?

Todos os anos a Braztoa publica uma versão do seu famoso anuário, uma peça editorial bastante aclamada no setor turístico brasileiro.

Cada anuário traz uma grande quantidade de informações e dados sobre o turismo nacional, sempre apontando para o desempenho do setor no ano anterior.

No anuário Braztoa 2022 você pode encontrar:

  • Dados sobre o turismo brasileiro em 2021
  • Panoramas nacionais e internacionais do setor
  • Números da associação e seus associados
  • Mais informações sobre as práticas internas da entidade
  • Informações sobre prêmios e eventos da associação
  • Entre muitas outras informações

Vale destacar ainda a existência de uma sessão completa sobre a Academia de Excelência Braztoa.

Essa iniciativa da entidade visa o compartilhamento de informações para o crescimento pessoal dos profissionais que integram as empresas associadas espalhadas por todo o país.

Nos negócios e na vida, uma mão estendida pode significar muita coisa

Braztoa é parceira do turismo no Brasil

Como sempre repetimos nos nossos conteúdos, o apoio ao setor turístico brasileiro é mais que importante; é vital.

Além disso, ter uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil, ainda mais em um setor que foi tão castigado recentemente como o turístico.

Por tudo isso, a existência e atuação de entidades como a Braztoa é um bálsamo para players desse mercado, neste caso os operadores de turismo e seus satélites.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Paytour é selecionado para participar de Ciclo de Aceleração InovAtiva Brasil

O Paytour, a Startup potiguar de reservas online voltadas para o turismo, foi selecionado para participar do Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil 2019.1, de São Paulo, que tem duração de 4 meses e conta com muitas orientações,  novos aprendizados, mais visibilidade e diversas conexões com  outras Startups. Para chegar até esse resultado, o Paytour participou […]

LEIA MAIS →

Um App, inúmeras mudanças na sua operação

           Chega de papéis em sua operação! O App Paytour chegou para trazer mudanças na operação da sua empresa.            Sempre dizemos que fazemos o que amamos e por causa disso, conquistas como essa tornam-se combustíveis para que o nosso foguete chegue cada vez mais longe, impactando […]

LEIA MAIS →

Checklist de carnaval: garanta boas vendas em seu negócio de turismo!

O carnaval está cada vez mais próximo e a gente sabe que nesse período as vendas no setor de turismo costumam crescer significativamente, e, com isso, você tem mais demandas, vindas tanto de sua loja física, quanto de sua loja virtual.  Por isso, trouxemos hoje trouxemos uma checklist, para você organizar possíveis pendências com o […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour