Com um app de check-in, você pode transformar a forma como seu negócio opera, otimizando processos, aumentando a eficiência e conquistando a satisfação dos seus clientes.
O setor turístico brasileiro é operado por muitos indivíduos que ajudam a movimentar esse mercado.
Contudo, como você deve saber, não existiria economia relacionada ao turismo se não existissem as empresas do setor, como as operadoras de turismo.
E é nesse espaço que surge a Braztoa, a célebre Associação Brasileira de Operadoras de Turismo. Você conhece essa organização?
Neste artigo nós falamos um pouco mais sobre a Braztoa e a sua importância para o turismo do Brasil.
Continue lendo!
A Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, conhecida apenas como Braztoa, foi fundada em 1989 como uma organização privada e sem fins lucrativos.
Conforme relata a própria descrição da entidade, o seu objetivo é direcionar empresas operadoras de turismo e organizar esse mercado de forma geral.
Dentre os associados da Braztoa existem empresas focadas tanto no turismo receptivo quanto no emissivo, para viagens nacionais e internacionais.
Além disso, todas as modalidades e segmentos de atuação são aceitos, como ecoturismo, turismo de luxo, turismo gastronômico e etc.
A Braztoa é reconhecida por órgãos oficiais e respeitada como uma organização de alto nível e importância ímpar para o mercado turístico nacional.
Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, a Braztoa tem feito o seu papel para ajudar as operadoras de turismo a existir e prosperar.
Pode ser chamada de operadora de turismo toda e qualquer empresa que atua na comercialização de pacotes de viagens, passeios e experiências turísticas no geral.
Atuando como uma ponte entre essas empresas, parceiros e o consumidor final, a Braztoa é indispensável nessa cadeia econômica.
Dentre os tipos de apoio que a associação pode dar aos seus afiliados, podemos citar:
Para se ter uma ideia, é estimado que em 2021 as empresas ligadas à Braztoa tenham faturado, juntas, cerca de R$ 7,1 bilhões.
Nesse mesmo período, essas empresas ajudaram mais de 7,4 milhões de turistas a embarcarem para destinos nacionais e internacionais.
Esse número é importante em vários sentidos, mas principalmente por representar uma retomada real do setor turístico após a turbulência provocada pela pandemia.
Para efeito de comparação, em 2020, no auge das restrições por causa da Covid-19, essas mesmas empresas faturaram em torno de R$ 4 bilhões e ajudaram 3,3 milhões de pessoas a viajar.
Com isso, é possível dizer que o apoio da Braztoa tem feito a diferença no sentido de apontar caminhos para a prosperidade das operadoras de turismo nesse pós pandemia.
Não. A Braztoa também oferece apoio a outras empresas que fazem parte do fluxo mercadológico do setor turístico brasileiro.
Isso inclui estabelecimento dos setores de hotelaria, gastronomia e até mesmo profissionais solo, como guias de turismo.
Contudo, é importante frisar que o apoio que a associação dá a alguns entes do setor é mais no sentido informativo do que com capacitações e acompanhamento contínuo.
O ramo central de atuação da organização é a operação de turismo na sua essência, com agenciamento, recepção e emissão.
Para se tornar um associado Braztoa, os interessados devem ir até o site da organização e buscar informações mais detalhadas.
Lá, estão elencadas várias formas de contato, em especial o e-mail e o número de WhatsApp oficial da entidade.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é uma competição, por assim dizer, que reúne empresas focadas na prática de um turismo responsável.
O objetivo do evento, que ocorre todos os anos, é mobilizar as operadoras de turismo associadas sobre temas relacionados à sustentabilidade e ao respeito pela natureza.
Na edição de 2022, finalizada com a premiação ocorrida em 10 de abril deste ano, foram avaliadas ações focadas em vencer os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, sem esquecer dos métodos sustentáveis.
A premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é concedida por um júri, composto inclusive por representantes do Ministério do Turismo e de outros órgãos importantes do setor.
Periodicamente a Braztoa patrocina eventos, solo ou em parceria com outras entidades, para movimentar o setor turístico.
Em um desses eventos, o Desafio de Inovação Turismo Inteligente de 2017, nós chegamos à final, como uma das empresas com melhor desempenho sobre o tema.
Afinal, de ideias inovadoras para o mercado turístico, nós entendemos bem!
Todos os anos a Braztoa publica uma versão do seu famoso anuário, uma peça editorial bastante aclamada no setor turístico brasileiro.
Cada anuário traz uma grande quantidade de informações e dados sobre o turismo nacional, sempre apontando para o desempenho do setor no ano anterior.
No anuário Braztoa 2022 você pode encontrar:
Vale destacar ainda a existência de uma sessão completa sobre a Academia de Excelência Braztoa.
Essa iniciativa da entidade visa o compartilhamento de informações para o crescimento pessoal dos profissionais que integram as empresas associadas espalhadas por todo o país.
Como sempre repetimos nos nossos conteúdos, o apoio ao setor turístico brasileiro é mais que importante; é vital.
Além disso, ter uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil, ainda mais em um setor que foi tão castigado recentemente como o turístico.
Por tudo isso, a existência e atuação de entidades como a Braztoa é um bálsamo para players desse mercado, neste caso os operadores de turismo e seus satélites.
Com um app de check-in, você pode transformar a forma como seu negócio opera, otimizando processos, aumentando a eficiência e conquistando a satisfação dos seus clientes.
Como ganhar dinheiro com turismo receptivo? Conheça as melhores possibilidades e soluções para seu negócio!
Entenda a importância das vendas antecipadas para os atrativos turísticos e veja dicas para incentivar a retomada do turismo nos próximos meses.