11 dicas para ter mais clientes por indicação no turismo

Ter mais clientes por indicação no turismo é mais fácil do que você imagina. Fechar novos negócios dessa forma é fundamental para crescer sua base de clientes rapidamente e sem a necessidade de investir ainda mais em marketing.

Os consumidores atraídos por meio de uma indicação são extremamente valiosos para o seu negócio, pois eles já chegam com uma visão positiva e um bom nível de confiança devido ao depoimento de alguém que já viveu aquela experiência. Assim, o empreendedor só precisa fazer as coisas corretamente, sem a necessidade de um esforço extraordinário para fidelizá-lo.

Abaixo separamos 11 dicas que você pode implementar agora mesmo para ter mais clientes por indicação no setor de turismo. Perceba que algumas delas podem parecer óbvias, mas mesmo assim são importantes.

Pois, na busca por ideias mirabolantes, muitas empresas deixam de fazer aquilo que é simples e também funciona. 

1) Aproxime-se dos clientes

Para que os seus clientes comecem a indicá-lo, eles precisam confiar em você. Isso começa a acontecer quando há uma aproximação e o serviço passa a ser oferecido de uma forma menos robótica e impessoal.

Então, ofereça um atendimento personalizado, pois cada pessoa é única e o comportamento dos turistas é muito variado. Assim, ela vai se sentir valorizada. Outra forma de aproximação é sempre responder aos questionamentos, elogios e comentários negativos, feitos pessoalmente ou nas redes sociais. 

Mostre ao cliente que ele é a sua prioridade e que fará tudo o que estiver ao seu alcance para que ele tenha uma boa experiência em seu passeio.

Assim, quando o turista for contar para algum amigo sobre a viagem inesquecível que teve, é muito provável que ele cite também a sua empresa e faça alguns elogios.

2) Ofereça benefícios

Há duas formas de usar os benefícios para ter mais clientes por indicação no turismo.

A primeira delas é de forma indireta, ou seja, você oferece um benefício, como um desconto em um restaurante ou pacote mais barato em atrativos turísticos, para conquistar e fidelizar aquele viajante. Assim as chances de que ele te indique para alguém aumentam.

A outra maneira é totalmente direta, ou seja, você vai incentivar os clientes a indicarem o seu serviço em troca de algum benefício, por exemplo:

  • Indique 5 amigos e ganhe um passeio
  • Indique 5 amigos e ganhe 20% de desconto em um pacote
  • Indique 3 amigos e ganhe um jantar de casal

Esta é uma forma incrível de conseguir novos clientes, pois as pessoas costumam se esforçar para ter acesso ao benefício. Mas evite qualquer problema ao deixar as regras bem claras, incluindo a validade, se a indicação vale para um cliente antigo que desapareceu, etc.

3) Foque na qualidade do serviço

As pessoas só vão sentir vontade de indicar o seu negócio se ficarem totalmente satisfeitas. Para isso, é preciso que a qualidade esteja dentro das expectativas. Por isso, cuide de todos os detalhes, pois o menor deslize por resultar em insatisfação.

A preocupação com este quesito deve estar presente em todas as etapas, então comece por um atendimento rápido e eficiente. Mostre ao cliente que você está sempre disponível para atendê-lo, facilite o pagamento e ajude-o a ter uma boa experiência no local visitado.

Por fim, peça um feedback e mantenha o contato para falar sobre novidades e promoções, por exemplo.

4) Aproxime-se dos defensores da sua marca

Você já reparou que há algumas empresas que não possuem apenas clientes, mas verdadeiros fãs?

São pessoas que ficaram tão satisfeitas com o serviço que, além de retornarem com recorrência, fazem a divulgação de bom grado, pois querem que seus amigos e familiares passem pela mesma experiência.

Ao identificar o grupo de fãs do seu negócio, tente estabelecer uma relação mais próxima com eles, oferecendo benefícios, promoções e até criando parcerias para continuarem levando o nome da sua marca de forma positiva por onde passarem.

5) Mantenha a estabilidade do negócio

Seu negócio deve estabelecer um padrão de qualidade, que será repetido em várias situações. Pois, imagine que um cliente gosta dos seus serviços, mas reparou que a empresa é muito instável e sempre passa por alterações no nível de qualidade.

É pouco provável que esta pessoa indique o seu serviço, pois não vai querer que seus amigos e familiares tenham uma experiência abaixo das expectativas.

Uma forma de manter o padrão é realizar treinamentos constantes da equipe, principalmente de colaboradores novos. Assim, eles podem entender qual é o estilo, objetivos e princípios da empresa. 

6) Fazer uma gestão profissional da sua rede de parceiros e afiliados

Os parceiros e afiliados ajudam a divulgar seu negócio em troca de algum benefício ou vantagem financeira. Por meio de um link, por exemplo, divulgado nas redes sociais e em outros meios, eles podem trazer novos clientes para você dos mais variados locais.

Mas para não se perder na organização dos afiliados, criar insatisfação e qualquer situação que possa prejudicar o seu negócio, é fundamental ter um sistema que ajude no gerenciamento da sua rede.

O Paytour tem uma recurso pensando nisso, que permite o acompanhamento em tempo real do desempenho dos afiliados, gera links e banners rastreáveis e tem um sistema de comissão flexível, além de outros benefícios.

7) Participe de eventos

Outra excelente forma de ter mais clientes por indicação no setor de turismo é participando de eventos. Leve sua marca para acontecimentos de todos os tipos em sua cidade, como competições, festas, exposições e outros. 

Esta é uma excelente forma de conhecer pessoas variadas, que podem se tornar clientes e depois indicar os seus serviços.

8) Eduque os clientes

Eduque seus clientes com informações de qualidade sobre as atrações visitadas e sobre o seu negócio. Assim, eles terão propriedade para falar com outras pessoas e fazer a indicação.

As estratégias para educar os clientes podem ser desenvolvidas de modo online, utilizando as redes sociais, sites e blogs ou até mesmo presencialmente. 

9) Marque presença nas redes sociais

O comportamento dos turistas mostra que muitos pesquisam nas redes sociais antes de decidirem visitar algum atrativo turístico.

Há até mesmo um estudo que revela que redes sociais como o Instagram têm um grande impacto na hora de os viajantes decidirem o seu destino.

Então, para ser encontrado você precisa estar neste meio. Conheça o seu público-alvo e abra contas nas redes sociais em que ele está presente. Para crescer neste espaço é preciso investir em postagens recorrentes e de boa qualidade, assim você aumenta o seu engajamento e relevância.

Seu perfil também deve transmitir profissionalismo e ter foco. Nesse sentido, não é uma boa ideia misturar postagens do seu atrativo e da sua vida pessoal, por exemplo. Outra excelente forma de se destacar nas redes é investindo em tráfego pago.

Tudo isso torna sua marca mais conhecida e aumenta o número de indicações.

10) Peça indicações

Estamos quase no fim da nossa lista, mas não podemos encerrar sem lembrar você de uma dica óbvia: simplesmente pedir de forma direta que os seus clientes façam indicações.

Muitos profissionais podem ficar receosos com este método, mas não há nada de errado nele.

Se uma pessoa ficou satisfeita com o serviço e foi abordada de forma educada e respeitosa, não há muitos motivos para que ela não faça a indicação.

Esta é uma tentativa válida, que pode trazer resultados surpreendentes.

11) Utilize uma pesquisa NPS para identificar clientes que podem indicar o seu serviço

Continuando a dica anterior, se você está inseguro e não sabe para quais clientes pedir indicações, realize uma rápida pesquisa NPS (Net Promoter Score). Este é um tipo de estudo muito simples, em que os consumidores darão uma nota de 0 a 10, considerando a chance de que eles indiquem um serviço para um amigo.

Você pode enviar esta pesquisa por WhatsApp assim que encerrar um atendimento. Caso a nota recebida seja de 9 ou 10, essa é a sua chance de incentivar a indicação.

Além disso, é preciso tentar entender o que causou a insatisfação das pessoas que deram notas menores.

Conclusão

Ter mais clientes por indicação no turismo não é tão difícil quanto parece em um primeiro momento. A verdade é que, muitas vezes, basta concentrar-se em oferecer um bom serviço, pois pessoas satisfeitas certamente irão indicá-lo para alguém.

Além disso, é importante monitorar os resultados de forma constante e se certificar de que as melhores práticas para conquistar novas indicações estão sendo seguidas. Não se esqueça de contar também com um excelente sistema para facilitar suas reservas e o seu gerenciamento.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Conheça o turismo rural e saiba como crescer nesse nicho

Você já ouviu falar sobre o turismo rural e sabe como funciona esse ramo do setor turístico? Leia mais e fique por dentro!

LEIA MAIS →

4 formas de se preparar para recuperar seu negócio de turismo pós pandemia

Confira 4 formas de você preparar o seu negócio de turismo para o período pós quarentena.

LEIA MAIS →

5 táticas de venda para o seu e-commerce de turismo usando vitrines

Um recurso super eficaz e ainda pouco explorado pelos empreendedores em suas lojas virtuais como estratégia de venda são as famosas vitrines, ou banners, como também são conhecidas. Além de serem usadas para uma boa composição estética de seu site, atuando como um cartão de visita, elas servem também para atrair os clientes por meio […]

LEIA MAIS →

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?