ABAV Expo 2022 acontecerá em Pernambuco; saiba mais detalhes

A ABAV Expo é o maior evento capitaneado pela ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e um dos maiores do turismo brasileiro.

Em 2022 a feira acontecerá em Pernambuco e a sua realização está envolta em grandes expectativas.

Porém, para entender essa euforia em torno da ABAV Expo, você precisa entender o que é a ABAV e qual é a sua importância para o setor turístico brasileiro.

E, claro, como sempre fazemos aqui no nosso blog, vamos explicar tudo sobre esse assunto.

Continue lendo!

A história e a missão da ABAV

A Associação Brasileira de Agências de Viagens foi fundada em 1953 no Rio de Janeiro. A sua fundação se deu pela necessidade de fomentar o setor turístico nacional, que já apresentava grande potencial desde aquela época.

Em 2003, quando a ABAV completava 50 anos de idade, foi criado também o Ministério do Turismo, que veio para consolidar ainda mais o setor. 

Em paralelo a isso, no mesmo ano a ABAV foi integrada ao Conselho Nacional de Turismo (CNT), consolidando-se de vez como uma das mais potentes entidades do turismo no Brasil.

Segundo a própria entidade, no descritivo da sua missão, o seu objetivo é potencializar os negócios feitos pelos agentes de viagens brasileiros.

Em outras palavras, podemos dizer que a ABAV é uma das fomentadoras da subsistência de empresas, que, por sua vez, fazem o turismo brasileiro acontecer.

A real importância do trabalho feito por essa organização

A ABAV atua basicamente como um suporte para as agências de viagens que funcionam regularmente no Brasil.

O trabalho da entidade ora é educativo, ora é protetivo, ora é estimulativo e assim sucessivamente, sempre fomentando o crescimento dessas empresas e de seus entes executores.

De uma forma geral, a ABAV age para melhorar o campo de atuação dos agentes de turismo e pleitear seus interesses junto a órgãos públicos e entidades do setor financeiro.

O objetivo é oferecer saídas para o crescimento e desenvolvimento de pequenos negócios e também de grandes empresas consolidadas nesse nicho.

Enquanto associação, a entidade, que não tem fins lucrativos nem é controlada por governos, tende a ser uma voz não apenas dos seus associados, mas de todos os agentes de turismo, e, porque não dizer, de todos os trabalhadores do turismo.

Vale ressaltar que existem ABAVs estaduais e a ABAV Nacional, entidade responsável por realizar a ABAV Expo e que atualmente é presidida pela professora e especialista em turismo Magda Nassar, eleita para o cargo em 2021.

Entenda quais são as vantagens de se associar à ABAV

ABAV Expo

A principal vantagem em fazer parte da Associação Brasileira de Agências de Turismo está em ter um contato mais próximo com a organização.

Entretanto, em específico os parceiros da ABAV podem contar com serviços como:

  • Consultas em postos de atendimento localizados em aeroportos
  • Consultoria jurídica especializada
  • Cursos e treinamentos específicos
  • Espaços cedidos para reuniões e outros eventos corporativos
  • Passe livre no Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), uma importante instituição no âmbito da qualificação profissional no trade turístico
  • Apoio na retirada de vistos e outros processos burocráticos

Vale destacar ainda todo o suporte de emergência que a associação oferece aos seus parceiros por meio dos seus pólos regionais.

ABAV Expo 2022: como será?

Como dissemos no início do artigo, a realização da ABAV Expo 2022 está envolta em grandes expectativas.

A feira acontecerá entre os dias 21 e 23 de Setembro no Centro de Convenções de Pernambuco, localizado na cidade de Olinda.

Inclusive, devemos destacar que parte da equipe do Paytour estará presente prestigiando o evento e atenta ao que ele tem a oferecer.

Em coletiva de imprensa concedida recentemente, a presidente da ABAV, Magda Nassar, falou da importância do evento. Na oportunidade, ela estava acompanhada do presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista, e da secretária de Turismo de Pernambuco, Malu Megale.

Segundo os organizadores, a ABAV Expo 2022 tem potencial para ser ainda mais enriquecedora que a última edição realizada em 2019, na cidade de São Paulo.

O evento contará com 1500 marcas de todos os 26 estados e o Distrito Federal, sendo que 58 delas nunca haviam participado da feira antes.

Além disso, confirmaram presença 38 operadoras de turismo, 7 companhias aéreas, incluindo Gol, Azul e Latam, além de representantes de 11 destinos internacionais. 

O Ministério do Turismo e outras entidades do setor também confirmaram que enviarão representantes para prestigiar a exposição.

Qual é a importância do estado anfitrião?

Grande parte da expectativa pela realização da ABAV Expo 2022 está relacionada a Pernambuco, o estado anfitrião desta edição.

Pernambuco é reconhecido nacionalmente como um dos principais destinos turísticos do país, contando com atrações como Porto de Galinhas e Fernando de Noronha.

Por esses e outros motivos, a unidade federativa recebe grandes investimentos no setor e dispõe de um grande aparato turístico.

Durante a sua coletiva de imprensa, Magda Nassar também falou sobre o estado. "Pernambuco é um destino espetacular. A ABAV Expo 2022 será uma oportunidade incrível de participar do evento e ainda conhecer o estado", disse.

A Vila do Saber

A famosa Vila do Saber, que ocorre em todas as edições da ABAV Expo, é um espaço dedicado às atividades educativas dentro da feira.

Na edição de 2022 serão 60 capacitações ao longo dos três dias de feira. As salas de aula ficarão no segundo pavilhão do Centro de Convenções, em um espaço reservado para isso.

Os painéis e palestras irão abordar temas como acessibilidade, afroturismo, turismo voltado ao público LGBTQIA+, efeitos psicológicos pós-pandemia, tipos de viajantes e muitos outros.

Calendário

Confira o calendário completo da ABAV Expo 2022:

1° dia (21/09 - quarta-feira)

  • 10h - Solenidade de abertura no Teatro Guararapes, no Recife
  • 13h - Corte da fita, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda
  • 14h - Início das atividades na Vila do Saber
  • 20h - Encerramento do 1° dia

2° dia (22/09 - quinta-feira)

  • 13h - Início das atividades do 2° dia
  • 14h - Início das atividades na Vila do Saber
  • 20h - Encerramento do 2° dia

3° dia (23/09 - sexta-feira)

  • 13h - Início das atividades do 3° dia
  • 14h - Divulgação do local sede da ABAV Expo 2023
  • 15h - Início das atividades na Vila do Saber
  • 20h - Encerramento da ABAV Expo 2022

O setor turístico é feito pelos agentes de turismo

Sem as agências de turismo e seus profissionais, é seguro dizer que o setor turístico brasileiro não seria a potência que é.

Portanto, é importante sempre ressaltar a importância da existência de entidades como a ABAV e a realização de eventos como a ABAV Expo.

Fortalecer, incentivar e dar a mão a aqueles que sustentam o turismo no Brasil é contribuir diretamente para a sua expansão.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Confira o que é necessário para fidelizar clientes em sua loja virtual de turismo

O processo de fidelização é algo de fundamental importância para que os clientes que já realizaram passeios em sua loja virtual voltem a contratar os seus serviços quando realizarem novas visitas na área em que você atua com turismo. Muito se discute sobre a melhor maneira de fazer isso, com as mais diversas técnicas de […]

LEIA MAIS →

O futuro do turismo é estar conectado!

Na última década o perfil do consumidor de turismo mudou completamente. A forma em como se consome passeios, atrativos e tours hoje em dia é completamente dependente de buscas, reviews, imagens e avaliações vindas da internet e todos nós sabemos disso. A tecnologia está cada vez mais presente, e prova disso são as soluções oferecidas […]

LEIA MAIS →

Paytour participa de Investor’s Day em Fórum de Negócios

Acontece no Arena das Dunas na próxima sexta-feira (08.11), durante Fórum de Negócios de Natal, o Investor’s Day, evento que é resultado do Programa de Pré-Aceleração que o SEBRAE/RN executou em julho deste ano em parceria com a DARWIN Startups, onde o Paytour se classificou entre as 8 startups em estágio mais avançado de tração.  […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour