5 tendências de turismo que vão acelerar as vendas de atrativos turísticos ainda em 2021

Depois de um ano de 2020 desafiador e conturbado, o turismo tem pela frente uma série de mudanças que devem alterar a realidade das viagens internacionais e domésticas, em consequência do novo comportamento dos viajantes.

O desejo por viver novas experiências agora divide espaço com o desejo de se manter em segurança. Ao mesmo tempo, junto com as pessoas, todos ou grande parte dos setores tiveram o processo de digitalização acelerado, fato que aponta para as várias transformações que o setor do turismo está lidando neste momento.

E elas não param por aí. As tendências do turismo mostram caminhos que todos os agentes do setor, de receptivos a hotéis, companhias de aviação até atrativos gastronômicos locais precisarão encarar e se adaptar para atrair os viajantes, oferecendo novos benefícios dos quais os turistas não abrem mão.

Pensando nisso, com base em nossa experiência auxiliando dezenas de receptivos turísticos em todo o Brasil, somado a estudos e pesquisas nacionais e internacionais de consumo, nós elaboramos um ranking de tendências do turismo para 2021 e para os próximos anos que você não deve deixar passar. 

Acompanhe e prepare-se para as transformações que já estão ocorrendo e que vão ser parte da nova realidade a partir de agora.

1 - Automação nos processos

Basta voltar alguns anos para entender os avanços causados pela tecnologia no setor de turismo: até 2010, apenas 25% das operadores de turismo utilizavam ferramentas de reservas online. Em 2019, este número já era de 71%.

As empresas de turismo que estavam se digitalizando em ritmo progressivo foram obrigadas a acelerar este processo, realizando-os de maneira quase imediata para benefício dos viajantes.

Reservar uma viagem, hotel ou passeios por telefone não é mais uma realidade há muitos anos, mas agora, mais do que nunca, negociar presencialmente em um escritório com um agente de vendas também deixou de ser habitual - e por enquanto, seguro.

Apesar dos desafios, isso tem potencial de trazer ainda mais resultados positivos para o setor: a digitalização levou a um aumento nas reservas online, tornou o investimento em publicidade mais barato para os negócios turísticos e mostrou que os clientes estão aproveitando cada vez mais a conveniência que a digitalização oferece.

Dessa maneira, as empresas experimentaram um crescimento mais rápido e maior lucratividade. Fato que representa um alerta para os receptivos que ainda não utilizam um sistema de reservas online ou que fazem as reservas digitais de forma manual, entregando pouca comodidade aos turistas.

Mais do que digitalizar, agora é necessário automatizar os processos para voltar a ter lucratividade: é preciso garantir que clientes possam fazer reservas por canais diversos; é necessário ter integrações na loja virtual e ferramentas que facilitem os pagamentos.

O período de retomada é ideal para explorar essa tendência do turismo, usando todo o potencial da tecnologia para se recuperar mais rápido.

2 - Mais reservas pelo celular, menos pelo desktop

Trata-se de uma pequena mudança, mas que representa uma alteração no comportamento dos turistas que compram online.

As reservas mobile são um aspecto importante da digitalização. Durante muitos anos, a prática de procurar pelo smartphone, mas concluir a compra pelo computador foi muito comum em vários setores, inclusive na indústria do turismo.

No entanto, com o avanço da digitalização, de sites e apps cada vez mais amigáveis, operadoras já relatam que 2 a cada 5 reservas feitas online tem como origem um dispositivo móvel.

Tais compradores são considerados valiosos por alguns motivos:

  • Eles gastam 50% a mais em passeios e atividades
  • Eles fazem em média 2,9 passeios por viagem
  • Eles têm o dobro de probabilidade de deixar comentários online

Soluções como o AirBnb demonstram que é possível criar e entregar uma boa experiência móvel, garantindo com que turistas possam navegar por diferentes informações, visualizar imagens e fazer reservas através do smartphone.

Cabe aos receptivos e ao setor do turismo buscar plataformas cujo a loja online seja intuitiva e ofereça a autonomia, qualidade e praticidade que os viajantes necessitam para realizar uma conversão.

3 - Experiência personalizada

A personalização da experiência é um fator importante, que deve começar muito antes do passeio ou da atividade no destino final.

Segundo dados do Think With Google, 57% dos viajantes acreditam que as empresas devem personalizar a experiência de compra, fazendo ofertas de acordo com o comportamento, preferências e escolhas anteriores do viajante.

Dessa maneira, a personalização começa quando o turista vê o anúncio nas redes sociais ou uma oferta no site. A partir disso, as demais sugestões de viagens, passeios e mensagens destinadas a ele devem ser personalizadas com a forma que o cliente prefere.

É possível fazer tudo isso usando ferramentas de marketing e plataformas de venda online que facilitem a integração com o Google, Facebook, Instagram, WhatsApp e que criam um ambiente atrativo para aquele cliente.

Além disso, no setor do turismo a personalização também é fundamental na oferta do passeio e da viagem. Mais do que nunca, a flexibilidade de datas que se adaptam e podem ser alteradas conforme a necessidade do viajante - ou das medidas de restrições - tem chance de satisfazer mais os turistas.

No artigo nós sugerimos algumas ações para tirar proveito das redes sociais, interagir com os turistas e entender melhor a preferência deles por meio de um canal direto de contato.

4 - Checkout rápido e transações sem dinheiro

Finalização rápida das compras, sem obrigar o cliente a preencher formulários de cadastro com dezenas de campos é comprovadamente um fator que aumenta o número de conversões.

Dessa maneira, garantir que a sua loja ofereça o checkout rápido para que o cliente tenha praticidade ao comprar representa um grande diferencial.

Além disso, receptivos turísticos devem tirar proveito de soluções como PIX e pagamentos por QR Code. 

Trata-se de uma tendência que traz conforto e segurança aos viajantes, pois reduz o risco de perdas e roubos, possibilitando que as transações sejam feitas todas pelo celular.

Tais formas de pagamento também evitam contato direto, reforçando as medidas de prevenção do covid, que serão fundamentais nessa retomada.

5 - Dica bônus: potencial do turismo regional

O crescimento das viagens domésticas é uma realidade por uma série de fatores: pela insegurança de protocolos mundiais que assegurem que o turista conseguirá entrar no país; pelo medo de passar muitas horas voando; pela insegurança de ser surpreendido com novas medidas e variantes, etc.

Além disso, o turismo regional permite que famílias viagem de carro, oferecendo mais controle na hora de manter o distanciamento.

Tais fatos farão com que o turismo regional e local seja alçado, e todos os negócios do setor podem e devem tirar o máximo potencial disso:

  • Aos receptivos, é possível entregar junto aos passeios, recomendações personalizadas ao viajante. Isso pode ocorrer nos meses anteriores ao dia da viagem, através do envio de conteúdo por email ou Whatsapp.
  • Vale a pena sugerir passeios gastronômicos, trilhas, pontos turísticos e atividades personalizadas de acordo com os perfis: familiar, casal, viajante solo, etc.
  • Fazer parcerias com outros atrativos locais também pode ser uma forma de oferecer uma experiência bastante completa ao viajante, com a praticidade dele ter um roteiro de visitação pronto e confiável. O que serve para aumentar a venda de todos os parceiros.

Em uma pesquisa do Booking.com, 55% pretendem conhecer um novo destino na região em que moram; 59% querem passar a curtir a beleza natural da sua terra; e 63% planejam viajar para algum lugar – perto ou longe – que já conhecem, por esse ser um destino familiar.

Preste atenção aos novos clientes, mas os dados demonstram que é necessário se relacionar com os turistas que já passaram pelo seu receptivo.

Essa retomada do turismo é um desafio e tanto, mas o ranking de tendências confirma uma série de mudanças tecnológicas, de comportamento dos turistas e nas escolhas de viagem que tem potencial para impulsionar esta retomada.

Com a digitalização, negócios que utilizam ferramentas e soluções online para alcançar o turista, para personalizar ofertas e para integrar as vendas em diferentes canais sairão na frente.

Se você ainda está enfrentando o processo de digitalização mais do que tirando proveito dos benefícios dessa nova realidade, converse com um atendente da Paytour e conheça todos os benefícios de montar sua loja online em nossa plataforma.

A Paytour tem as soluções de venda, reserva, gestão de comissões e afiliados, e ainda auxilia nas etapas de marketing e relacionamento com o cliente.

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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