Como tirar o melhor proveito das vendas online no turismo e entregar o que o viajante espera?

Tão grande quanto o prejuízo do turismo no ano de 2020 foi o crescimento das vendas no comércio eletrônico. Dados de uma pesquisa da Ebit/Nielsen apontam que o faturamento com as vendas online cresceu 45% no primeiro semestre de 2020.

As mudanças causadas pelo isolamento também fizeram com que 7,3 milhões de brasileiros fizessem sua primeira compra online durante o primeiro semestre do mesmo ano.

São dados que demonstram que as vendas online avançaram de tal forma que, para os negócios, não estar disponível online para ser facilmente encontrado pelos consumidores pode ameaçar a saúde e longevidade de qualquer negócio, sobretudo do turismo.

Neste artigo nós explicamos como explorar as vendas online com assertividade, quais recursos utilizar para aumentar as conversões e oferecer exatamente o que o cliente precisa.

Como trabalhar com vendas online no turismo

Você sabia que 63% das ocasiões de compra começam online? 

O dado impressionante divulgado pelo Think With Google mostra que, independente se a pessoa compra em uma loja online ou física, grande parte da pesquisa inicial sempre começa pelo digital.

Um fato bastante importante para receptivos turísticos e demais empresas do setor que prestam serviços locais.

Neste cenário, as plataformas de vendas servem como uma conexão que liga destinos, passeios, hotéis e receptivos em um mesmo local, melhorando e facilitando a experiência de compra do cliente.

Mas você sabe o que os viajantes esperam ao fazer compras online?

Loja com navegação fácil e intuitiva

Vendas na internet aumentaram 40% desde o início da pandemia no Brasil.

Além das mudanças óbvias e dos benefícios de ter mais pessoas comprando online, isso também gerou um aumento de desafios: milhões de negócios passaram a ser digitais. 

E aqueles que já eram, aprimoraram ainda mais a experiência de navegação a fim de não perder espaço para os comércios eletrônicos que estavam chegando.

Isso fez com os negócios precisassem investir em plataformas com navegação fácil e intuitiva, personalizada com a identidade e as cores da marca, com vitrines atrativas para os viajantes.

Como no caso da loja desenvolvida pela Paytour para empresas de turismo: todos os receptivos ou profissionais, como guias de turismo, têm acesso a uma plataforma que permite personalizar a loja online, em domínio próprio e com vitrine que permite destacar ofertas, banners e passeios de acordo com a preferência de cada receptivo.

Checkout rápido

Assim como a instantaneidade e o acesso rápido a diferentes informações e formas de consumo é um atributo importante na internet, o mesmo se repete nas lojas virtuais.

Diante do dado que 62% dos consumidores compram todos os meses pela internet, imagina se essas pessoas precisassem realizar o cadastro completo para finalizar uma compra em toda loja que elas acessam?

Por muito tempo foi assim. Mas o esforço exigido para preencher o cadastro fazia com que muitos clientes abandonassem a compra no meio do caminho.

Segundo pesquisas da Baymard Institute, forçar o comprador a criar uma conta é o segundo motivo principal pelo abandono de carrinho.

Por este motivo, o checkout rápido - outro recurso disponível no sistema Paytour, é uma forma de melhorar a experiência de compra do viajante e de aumentar a conversão das vendas.

Controle as taxas e comissões

Tão importante quanto oferecer uma boa experiência ao viajante é oferecer ferramentas de controle e gestão para os empreendedores.

Ter acesso simplificado a relatórios personalizados é fundamental para capacitar os donos de receptivos para uma tomada de decisão assertiva.

Através da plataforma Paytour, é possível controlar comissões e taxas administrativas por meio de relatórios personalizados com interface simples e intuitiva.

Uma solução que facilita a gestão financeira e o planejamento, bem como a análise das estratégias vigentes, permitindo avaliar se elas estão fornecendo o faturamento esperado.

Automatize os pagamentos

A compra online tem adesão tão grande por uma série de fatores:

  • Ela permite que o viajante analise com calma passeios, roteiros e faça comparativos entre as ofertas online - o que antes poderia ser bem mais trabalhoso nas agências físicas.
  • A convergência de canais permite que o viajante tenha autonomia, mas obtenha auxílio de um atendente online via chat da loja ou por WhatsApp se assim ele desejar.
  • Enquanto navega pela loja, o viajante pode utilizar buscadores para fazer pesquisas sobre a localidade.
  • O Instagram também costuma ser uma fonte de consulta para ver as atividades dos negócios turísticos, avaliar a presença online e entender mais sobre o que esperar.

Por esses e outros motivos, 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar online, sendo que a cada 10 compras na internet, 7 são pagas com cartão de crédito

Ao comprar online, estes brasileiros esperam encontrar comodidade na hora de pagar. E os empreendedores, na hora de gerenciar.

Por meio da baixa automática de pagamentos, a Paytour auxilia os empreendedores a automatizar essa parte importante da rotina, dando mais agilidade e eficiência automatizando a baixa de pagamentos.

Além do mais, ainda é possível disponibilizar a opção do cliente efetuar o pagamento apenas no dia da atividade, oferecendo a comodidade de reservar e cadastrar dados com antecedência, facilitando o dia do passeio.

Oferecer um ambiente mobile

Proporcionar uma loja mobile que se comporte bem nos smartphones parece óbvio, mas não é, sobretudo nos negócios de turismo receptivo, que tem operações bastante locais e físicas.

Ainda hoje é comum que muitos sites e lojas virtuais tenham dificuldade para oferecer um ambiente online amigável para compra.

Se antes o consumidor tinha o costume de fazer buscas pelo celular e concluir a compra pelo desktop, muitos negócios correram para solucionar esse obstáculo que fazia muitas vendas se perderem pelo caminho.

Hoje, 80% dos brasileiros usam o celular para comprar na internet e garantir que a loja virtual ofereça um ambiente intuitivo com facilidade no checkout é garantia de aumento nas conversões.

Todos estes dados demonstram o potencial das vendas online para os receptivos turísticos. A Paytour é uma grande parceira nesse desafio de retomada do turismo, auxiliando centenas de receptivos a serem encontrados por viajantes.

Através da plataforma da Paytour, é possível criar uma loja online rapidamente e começar a vender sem perder tempo.

As possibilidades de personalização do ambiente e as integrações com as principais ferramentas, desde WhatsApp até as principais formas de cobrança, como Paypal, Cielo, Rede e Pagseguro são as soluções que faltam para muitos receptivos decolarem as vendas.


Se você quer ser encontrado online, mas não quer ter dificuldade para criar a sua loja virtual, solicite agora um demonstrativo gratuito!

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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