15 Ideias de vídeos para o Tiktok de negócios de turismo

Quando o assunto é conteúdo em vídeo na internet, o TikTok se destaca. A plataforma se tornou a queridinha de milhares de pessoas que buscam entretenimento ou conhecimento na rede.

As tendências no TikTok, que englobam danças, filtros, desafios e técnicas de edição de vídeo, têm o poder de tornar conteúdos populares em um piscar de olhos. De acordo com uma pesquisa recente, 28% dos usuários demonstraram interesse em acompanhar de perto essas tendências da plataforma.

Com um alcance que transcende as fronteiras etárias, a rede social é um ótimo lugar para profissionais do turismo compartilharem experiências e destinos de forma envolvente.

Para ajudar você, profissional do turismo, a explorar as oportunidades de vendas que podem surgir através da produção de conteúdo na plataforma, neste artigo traremos 15 ideias de conteúdos para o perfil de negócios de turismo no Tiktok.

Se o seu interesse é seguir as tendências e, de quebra, alavancar seus resultados, leia até o final!

A relevância cada vez maior do Tiktok

O TikTok tem conquistado uma posição de destaque entre os brasileiros, tornando-se uma plataforma altamente popular. De acordo com dados recentes, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que mais tempo passam na rede social. 

Outro aspecto relevante é o engajamento diário dos usuários do TikTok no Brasil. Surpreendentemente, 90% dos usuários acessam o aplicativo todos os dias. Esse alto índice de frequência de uso demonstra a relevância e o impacto que a plataforma tem na vida digital dos brasileiros, oferecendo uma oportunidade única para os profissionais do turismo alcançarem uma audiência ativa e participativa.

Conteúdos para perfis de turismo no Tiktok

Conteúdos que você também pode gostar:

Descoberta de Novos Conteúdos

Um dos pontos mais interessantes sobre o TikTok é sua capacidade de apresentar novos tópicos e conteúdos aos usuários. Segundo dados fornecidos pela própria plataforma, 40% dos usuários são mais propensos a concordar a rede social os introduz a novos assuntos ou interesses dos quais nem sabiam que gostavam. 

Esse número supera significativamente a média de 22% observada em outras plataformas digitais. Essa característica da plataforma a torna um ambiente ideal para os empreendedores.

O Tiktok no turismo

Com base nos dados fornecidos por uma  pesquisa do TikTok sobre viagens e turismo, surgem oportunidades claras para os negócios do setor.

Segundo essa pesquisa, 98% dos usuários consideram importante viajar, sendo que 84% planejam fazê-lo no Brasil. Dessas intenções de viagem, 52% estão direcionadas para destinos dentro do próprio estado, enquanto 41% visam explorar destinos internacionais.

Os profissionais do turismo podem aproveitar a plataforma para promover destinos locais, destacando a diversidade e as experiências únicas oferecidas em cada região. E sempre que possível e viável, entrar nas trends para participar das conversas relevantes para a sua audiência.

15 Ideias de vídeos para o Tiktok de negócios de turismo

O Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, é uma data de celebração e reflexão sobre a importância dessas comunidades para a história, cultura e diversidade do Brasil. 

1. Utilize os modelos do Capcut

    Muita gente não sabe, mas o Capcut, aplicativo de edição de vídeos, é de propriedade da mesma empresa que é dona do Tiktok. Dessa forma, o perfil do Capcut na rede social sempre publica modelos de vídeos que podem ser utilizados pelos usuários de forma fácil e prática.

    Com apenas alguns cliques, você consegue incluir suas fotos e vídeos em um modelo já pronto, e tornar a criação do seu conteúdo mais dinâmica e moderna.

    2. Faça Parte das Trends

      O Tiktok foi inicialmente conhecido pelas suas dancinhas e trends (vídeos que são tendências, replicados por milhares de pessoas no mundo inteiro). Hoje em dia, esse tipo de conteúdo ainda tem a sua importância.

      Portanto, prestar atenção e participação dessas trends é uma boa estratégia para alcançar mais pessoas e associar a sua marca à criatividade e modernidade.

      3. Vídeos de Bastidores

        Mostre os bastidores das operações turísticas, desde a preparação de um passeio até os momentos emocionantes vivenciados pelos guias e organizadores durante as viagens.

        4. Dicas de Economia

          Forneça dicas práticas e úteis para economizar dinheiro durante as viagens, como encontrar passagens aéreas baratas, utilizar programas de fidelidade e aproveitar promoções de hospedagem.

          5. Vídeos de Depoimentos

            Apresente depoimentos autênticos de clientes satisfeitos, destacando suas experiências positivas e os momentos inesquecíveis que viveram durante suas viagens.

            6. Desafios de Fotografia

              Desafie os usuários a capturarem as melhores fotos de viagem, fornecendo dicas de composição, iluminação e edição para ajudá-los a criar imagens incríveis.

              7. Conteúdo Educativo

                Produza vídeos informativos sobre destinos turísticos, incluindo curiosidades históricas, dicas de segurança e informações culturais que podem enriquecer a experiência dos viajantes.

                8. Entrevistas com Especialistas

                  Convide especialistas em viagens, como guias turísticos locais, historiadores e chefs, para compartilharem seus conhecimentos e insights sobre diferentes destinos e experiências turísticas.

                  9. Tendências de Hospedagem

                    Apresente as últimas tendências em hospedagem, desde hotéis boutique e resorts de luxo até opções de hospedagem alternativas, como glamping e casas de campo.

                    10. Peça que Seus Clientes Façam Conteúdo

                      Você já deve saber da importância dos depoimentos de clientes para o marketing digital da sua empresa. Afinal, quando um possível cliente ouve o feedback de um cliente seu sobre a sua experiência, ele se mostra bem mais receptivo.

                      Por isso, incentivar a produção de conteúdo das pessoas que contrataram os seus serviços é uma ótima forma de construir a sua presença no Tiktok. Além de utilizar a estratégia que mencionamos acima, ela ainda passa a ideia que você valoriza a perspectiva do seu cliente.

                      Seus turistas podem ser criadores de conteúdo para o seu perfil do tiktok

                      11. Vídeos de Reação

                        Reaja a vídeos virais de viagens, compartilhando suas próprias opiniões e experiências sobre os destinos apresentados, criando uma conexão autêntica com os espectadores.

                        12. Vídeos Inspiracionais

                          Compartilhe histórias emocionantes de viajantes que superaram desafios e viveram momentos inesquecíveis durante suas jornadas pelo mundo, inspirando outros a fazerem o mesmo.

                          13. Desafios de Aventura

                            Encoraje os usuários a se aventurarem em atividades emocionantes, como trilhas, esportes radicais e passeios de aventura, compartilhando dicas de segurança e experiências pessoais.

                            14. Séries de Mini-documentários

                              Produza mini-documentários envolventes que explorem a história, cultura e paisagens de destinos turísticos específicos, proporcionando aos espectadores uma imersão completa na experiência de viajar.

                              15. Tendências de Edição de Vídeo

                                Aproveite as últimas tendências em edição de vídeo, como efeitos especiais, transições criativas e trilhas sonoras cativantes, para criar vídeos únicos e atrativos que se destaquem na plataforma.

                                Use a criatividade para conquistar novos clientes

                                A criatividade é a chave para se destacar no TikTok e conquistar novos clientes no setor de turismo. Explore todas as ideias apresentadas neste artigo e não tenha medo de inovar. Experimente diferentes formatos de vídeo, interaja com sua audiência e esteja sempre atento às tendências da plataforma. 

                                Lembre-se de que o TikTok é uma ferramenta poderosa para criar conexões autênticas com seu público-alvo, então aproveite ao máximo essa oportunidade para mostrar o que torna sua empresa única e irresistível para os viajantes. 

                                Boa sorte na produção de conteúdo e que seus vídeos levem seus negócios de turismo a novos patamares!

                                Compartilhe esse post
                                Irineu do Paytour
                                Irineu do Paytour
                                Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

                                Outros artigos que separamos para você

                                Seguro aventura no turismo: o que é e quais os benefícios?

                                Saiba mais sobre essa modalidade de seguro que leva benefícios para turistas e profissionais.

                                LEIA MAIS →

                                Dia do Consumidor: como se preparar para vender no turismo?

                                O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma das datas mais importantes do calendário comercial brasileiro. É um momento ideal para conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes e impulsionar as vendas de experiências turísticas. Trata-se de uma ocasião em que as marcas têm a chance de fortalecer laços com seus clientes, […]

                                LEIA MAIS →

                                Entenda de vez a diferença entre Turismo Emissivo e Turismo Receptivo

                                Se você busca entender a diferença entre o turismo emissivo e o turismo receptivo, está no lugar certo. Confira o artigo e compreenda de uma vez por todas.

                                LEIA MAIS →
                                Você é do turismo e não vende online?
                                Clique aqui que a gente te liga

                                Solução

                                Acompanhe nossas redes sociais

                                Fale com a gente

                                Comercial

                                [email protected]

                                Avaliações

                                Credenciado

                                Credenciado

                                Aceleração

                                Desenvolvido por Paytour