O seu Motor de Reservas com Inteligência Artificial e Chatbot

A inteligência artificial vem crescendo a cada dia, uma prova disso são as assistentes virtuais como a Siri, Cortana e outros presentes em nossos celulares. Mas já pensou se essa inteligência fosse aplicada ao seu negócio? Você sabia que estas novidades tecnológicas já existem para o mercado de turismo com o objetivo de potencializar as vendas?

O nosso mais recente webinar sobre “A importância da inteligência artificial nas vendas online” foi realizado no dia 26/08/2020 às 15h com a participação do João Luiz da Asksuite e Marcus Borges do Paytour. O webinar surgiu com a proposta de abordar, explorar e desmistificar um pouco mais sobre o uso de inteligência artificial e de chatbot em e-commerces, novidade tecnológica que vem tornando-se cada vez mais comum. 

A parceria entre Paytour e Asksuite firmam o melhor das empresas especialistas em motor de reservas para turismo receptivo e o melhor dos chatbots para hotéis e agências, respectivamente.

Nesse texto, iremos citar os principais pontos que foram abordados em nossa live, segue abaixo: 

  • Desmistificando a Inteligência Artificial e o Chatbot

Não precisa se assustar com os termos, eles não vieram do Exterminador do Futuro, embora ao longo de nossa vida, tenhamos visto filmes com inteligência artificial maligna, não é bem isso na vida real. 

O conceito da inteligência artificial é a capacidade de máquinas inteligentes solucionar problemas a qual teria que ter uma pessoa real para solucionar. Então, trata-se da capacidade de decidir e solucionar a dúvida do cliente de forma autônoma, sem que haja alguém por trás disso. Já notamos a presença dessas IA em nosso dia a dia, como as assistentes virtuais de grandes corporações como Uber, Apple, Google, Amazon e outras.

Já o do Chatbot é quando temos um robô em um chat fazendo o atendimento dos clientes da sua empresa. Os chatbots vem se tornando uma opção comum para quem não queira ter um custo tão alto com as demandas de atendimentos. Porém é importante lembrar que mesmo assim que haja uma pessoa por trás, caso o chatbot não consiga solucionar a dúvida do cliente. 

  • Aplicando a tecnologia no Turismo

Sabemos que muitas viagens, feitas no setor turístico, são planejadas com muito tempo de antecedência. Com isso, começam a surgir as dúvidas acerca do local para qual viajar, os clientes querem saber quais são as atividades da região, o que pode ser explorado e outras dúvidas. 

A partir desse planejamento, já podemos começar a pensar na utilização do chatbot dentro da plataforma, o chatbot irá prover informações para sanar essas dúvidas dos clientes, com o intuito de fazer com que cliente chegue no fundo do funil e já possa realizar a compra na sua loja mesmo. 

Com o robô conectado ao seu motor de vendas, será possível realizar todo o processo de compra sem ter ninguém por trás tirando as dúvidas, apenas o robô. Mas para que isso ocorra de forma fluída, é preciso entender a jornada de compra dos seus possíveis compradores. 

Ainda assim, existem muitas diferenças entre o chatbot e o atendimento humanizado, ambos são importantes no processo de atender um cliente. O robô serve para filtrar as solicitações que uma pessoa precisa, pois caso o chatbot não consiga atender as expectativas do cliente, é necessário ter um respaldo de uma pessoa por trás disso. 

Então, ao receber a informação, o atendente já receberá com as informações filtradas do que a pessoa deseja. Portanto, é de suma importância, estar sempre aproximando a comunicação do chatbot com a comunicação humana. Utilizar termos mais comuns e que estejam presentes no dia a dia das pessoas, e além disso, utilizar a foto de uma pessoa do atendimento ou a própria persona da sua marca.

  • Atendimento fora do horário comercial

Mesmo estando fora do horário do expediente, ainda assim aparecem clientes para atender e tirar suas respectivas dúvidas. E sabemos que isso acaba atrapalhando na vida pessoal, podendo se tornar motivo de estresse entre as pessoas da família. 

O momento de lazer é essencial na vida de cada pessoa, assim como os clientes irão ter o momento de relaxar com seus atrativos, é necessário que você tenha seu descanso. Os chatbots conseguem realizar as vendas dos seus passeios fora do horário comercial, sem que você precise ficar preocupado se deixou de atender uma quantidade de clientes. 

  • Empresas generalistas

Muitas pessoas já passaram por diversos estresses por causa de chatbot, isso ocorre devido, na maioria das vezes, as empresas de chatbot contratadas são generalistas em seu serviço. Então, acabam oferecendo robôs e inteligência artificial para diversos segmentos, o que não é específico para nenhum segmento. 

Ao procurar um chatbot para a sua empresa, procure uma empresa no seu ramo de negócio. Você conseguirá alinhar as suas informações com os serviço oferecido pela a empresa e isso resultará no melhor resultado do seu atendimento! 

Lembre-se: o robô é um atendente da sua empresa de viagem!

  • A hora de agir é agora! 

O planejamento e estrutura das suas vendas é de extrema importância para seja trabalhado da melhor forma com o seu motor de reservas e o seu chatbot. As plataformas mostrarão, para você, dados que irão auxiliar a sua empresa no processo de venda. Como, por exemplo, saber com quanto tempo de antecedência os clientes compram os passeios que estão na sua loja; e outros dados importantes. 

Então, não perca tempo! Venha saber e explorar mais sobre o melhor do motor de reservas e o melhor da inteligência artificial.

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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