O passo a passo completo de como renovar o certificado Cadastur

Renovar o certificado Cadastur é fundamental para qualquer empresa de turismo receptivo passar confiança e respeitabilidade aos consumidores. Com um mercado altamente competitivo, possuir essa chancela é importantíssimo.

Além de disponibilizar vantagens aos fornecedores de turismo, o Cadastur indica que a empresa oferece a segurança e qualidade dos serviços. Desse modo, os clientes se sentem mais confortáveis em fechar negócio e retornam à comprar.

Vale dizer que o Cadastur se tornou um braço poderoso do Ministério do Turismo para que as empresas respeitem as normas estabelecidas pela Constituição na hora de vender atrativos turísticos e demais produtos do segmento. 

Ficar ligado no mercado é essencial para qualquer empreendedor que deseja ser dono de um selo de turismo responsável.

O que acha de conhecer alguns passos para renovar o certificado Cadastur?

Acompanhe o artigo do Paytour.

Quando renovar o certificado Cadastur?

Antes de falarmos sobre como e quando renovar o certificado Cadastur, é importante entender o que de fato ele é. Trata-se de uma ação do Ministério do Turismo, em parceria com Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação, para formalizar e fiscalizar as empresas de serviços turísticos do Brasil. 

Atualmente, quem atua nessa área precisa estar de acordo com o Cadastur, pois o certificado é como se fosse uma chave para abrir portas para mais clientes e se tornar uma referência no mercado do turismo. 

Além disso, para vender turismo de maneira legal no território brasileiro, é necessário ter em mãos o certificado Cadastur e respeitar as normas exigidas pelo órgão. Uma delas, é a renovação periódica, que é bem simples de fazer.

Empresários e microempreendedores individuais (MEI) que atuam nas seguintes áreas do turismo devem obter e renovar o certificado Cadastur. Veja:

  • Meios de hospedagem
  • Agências de turismo
  • Transportadoras turísticas
  • Organizadoras de eventos
  • Parques temáticos
  • Acampamentos turísticos

A obtenção e renovação do certificado Cadastur é opcional para empresas de outros ramos. Veja abaixo: 

  • Centros de convenções
  • Restaurantes, cafeterias e bares
  • Casas de espetáculo e equipamentos de animação turísticas
  • Prestadores de infraestrutura e apoio para eventos
  • Empreendimentos de apoio turismo náutico
  • Locadoras de veículos
  • Prestadores especializados em segmentos turísticos
  • Empreendimentos de entretenimento e lazer
  • Parques aquáticos

Renovando o certificado Cadastur, você automaticamente continua garantindo sua participação em programas de qualificação oferecidos e apoiados pelo Ministério do Turismo. 

Estando em dia com essa documentação também é possível conseguir mais financiamentos em bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações desenvolvidas pelo Mtur.

Importante dizer que a renovação do certificado pode ser solicitada 90 dias antes do término da validade do documento e o deferimento estará condicionado à análise do órgão estadual do turismo. 

Conheça detalhadamente o que é o certificado Cadastur e quais os motivos para ter no seu negócio clicando aqui.

Passo a passo para conquistar e renovar o certificado Cadastur 

Quer saber como obter e renovar o certificado Cadastur? No passo a passo abaixo você entende como fazer isso do começo ao fim - do primeiro cadastro até a renovação de fato. 

Cadastro

O primeiro passo para conquistar o certificado Cadastur é preciso ter acesso ao sistema, através do login no Gov.br. Para quem já possui acesso basta clicar aqui.

Para quem ainda não possui acesso ao portal Gov.br, clique aqui e faça o cadastro na plataforma.  

Ao abrir a tela clique no campo “Cadastrar Prestador” para selecionar a atividade exercida e preencher o CNPJ da empresa. A partir daí, o sistema irá buscar os dados na Receita Federal. 

Vale destacar que a documentação cobrada será o número do CNPJ com Atividade Econômica (CNAE) em acordo com o cadastro solicitado. 

Além disso, o prestador deverá informar se é MEI (Microempreendedor individual). O número do CPF do empresário deverá ser informado no respectivo campo. 

Preenchimento do formulário eletrônico de cadastro (Dados PJ e Dados Comerciais)

Depois de realizar o cadastro será preciso preencher o formulário eletrônico. Em cada campo haverá orientações para o preenchimento. E após preencher os campos solicitados, clique em “prosseguir” para registrar as informações. 

A documentação cobrada será o número do CNPJ com Atividade Econômica (CNAE) em acordo com o cadastro solicitado. Caso seja MEI, o prestador deverá informar o CPF no respectivo campo. 

Preenchimento do formulário eletrônico de cadastro (Informações da Atividade)

O solicitante precisa completar as informações no campo “Informações da Atividade” sobre as características da empresa. Os prestadores que realizam transporte turístico (Transportadora Turística ou Agência de Turismo) podem registar os dados dos seus veículos ou embarcações.

Caso seja um Guia de Turismo-MEI, será preciso completar as informações sobre a categoria de atuação: 

  • Guia Regional
  • Guia Nacional
  • Guia Especializado em Atrativos
  • Guia Internacional e demais dados

A documentação necessária para Guias de Turismo será o certificado de conclusão de curso técnico em guia de turismo que deverá ser anexado ao sistema. 

Já para transportadoras Turísticas ou Agências de Turismo que exercem transporte turístico, será necessário:

  • Número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) no caso de transporte terrestre e o TIE (Título de Inscrição da Embarcação), Miúda (TIEM) ou a inscrição no Tribunal Marinho no caso de transporte aquático). 

Termo de Responsabilidade

Depois de realizar o preenchimento de todos os campos e abas do formulário eletrônico, o prestador deve ler e aceitar o Termo de Responsabilidade presente no site. 

Recebimento do certificado e selo

O certificado e o selo serão liberados após a análise do órgão estadual de turismo. Vale destacar que os documentos serão disponibilizados em formato digital para utilização imediata. 

A emissão e análise dos documentos estão ligadas ao cumprimento dos requisitos de cadastro e nas pendências com os órgãos, por parte do prestador. 

Para acessar o certificado é necessário realizar login no site do Cadastur

Renovação do certificado Cadastur - Simples de fazer!

A renovação do certificado Cadastur deve ser solicitada a partir de 90 dias do término da validade do documento e o deferimento dependerá da análise do órgão estadual de Turismo.

Para dar andamento à renovação do cadastro Cadastur, é preciso entrar no sistema e clicar no campo “Gerenciar Atividades”.

Logo em seguida, clique no ícone do cadastro a ser renovado e selecione a opção “Renovar Atividade” no topo da página. 

Viu só como é simples? Portanto, não há desculpas para deixar a renovação do certificado Cadastur de lado. Coloque isso em sua agenda o quanto antes!

Importância da renovação do certificado Cadastur?

O Cadastur é fundamental para quem atua no setor de turismo, sobretudo no ramo de receptivos, eventos e excursões.

O certificado garante várias vantagens e oportunidades de negócios, além de ser uma importante fonte para consulta por parte dos turistas. 

Por isso, estar em dia e realizar a renovação do certificado Cadastur é essencial para que a empresa continue a passar credibilidade e segurança aos clientes.

Sua empresa de turismo vendendo mais!

O Brasil é um país de dimensões continentais e por isso possui um enorme potencial turístico e a renovação do certificado garante a todos os envolvidos segurança e qualidade. Ou seja, significa uma certeza maior de concretização de novas vendas!

Quer saber detalhes de como reorganizar a sua empresa para alavancar os negócios e o faturamento? 

O Paytour tem a expertise necessária para te ajudar em todo o processo, auxiliando na melhoria do sistema de gestão de vendas, proporcionando uma plataforma dinâmica para vendas online e avaliando as características de seu empreendimento. O que acha de conhecer nossas soluções?

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre a renovação do Cadastur. Entre em contato conosco! Vamos ajudar você a potencializar sua empresa de turismo receptivo e se tornar uma referência no mercado. Compartilhe esse artigo com seus amigos e volte mais vezes!

Compartilhe esse post
Marcus Borges
Marcus Borges
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Paytour é selecionado para participar de Ciclo de Aceleração InovAtiva Brasil

O Paytour, a Startup potiguar de reservas online voltadas para o turismo, foi selecionado para participar do Ciclo de Aceleração do InovAtiva Brasil 2019.1, de São Paulo, que tem duração de 4 meses e conta com muitas orientações,  novos aprendizados, mais visibilidade e diversas conexões com  outras Startups. Para chegar até esse resultado, o Paytour participou […]

LEIA MAIS →

Utilize o Selo do Turismo Responsável para oferecer segurança aos turistas e atraia mais visitantes

O Selo do Turismo Responsável foi criado para que os turistas e trabalhadores se sintam mais seguros, a fim de retomar o crescimento do setor.

LEIA MAIS →

O seu Motor de Reservas com Inteligência Artificial e Chatbot

Reveja os principais pontos do nosso WEBINAR

LEIA MAIS →
Ainda não vende seus atrativos na internet?
Clica aqui que a gente te liga