O processo de regularização de uma empresa pode ser desvendado rapidamente. Veja de forma objetiva como abrir uma empresa de turismo receptivo.
Renovar o certificado Cadastur é fundamental para qualquer empresa de turismo receptivo passar confiança e respeitabilidade aos consumidores. Com um mercado altamente competitivo, possuir essa chancela é importantíssimo.
Além de disponibilizar vantagens aos fornecedores de turismo, o Cadastur indica que a empresa oferece a segurança e qualidade dos serviços. Desse modo, os clientes se sentem mais confortáveis em fechar negócio e retornam à comprar.
Vale dizer que o Cadastur se tornou um braço poderoso do Ministério do Turismo para que as empresas respeitem as normas estabelecidas pela Constituição na hora de vender atrativos turísticos e demais produtos do segmento.
Ficar ligado no mercado é essencial para qualquer empreendedor que deseja ser dono de um selo de turismo responsável.
O que acha de conhecer alguns passos para renovar o certificado Cadastur?
Acompanhe o artigo do Paytour.
Antes de falarmos sobre como e quando renovar o certificado Cadastur, é importante entender o que de fato ele é. Trata-se de uma ação do Ministério do Turismo, em parceria com Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação, para formalizar e fiscalizar as empresas de serviços turísticos do Brasil.
Atualmente, quem atua nessa área precisa estar de acordo com o Cadastur, pois o certificado é como se fosse uma chave para abrir portas para mais clientes e se tornar uma referência no mercado do turismo.
Além disso, para vender turismo de maneira legal no território brasileiro, é necessário ter em mãos o certificado Cadastur e respeitar as normas exigidas pelo órgão. Uma delas, é a renovação periódica, que é bem simples de fazer.
Empresários e microempreendedores individuais (MEI) que atuam nas seguintes áreas do turismo devem obter e renovar o certificado Cadastur. Veja:
A obtenção e renovação do certificado Cadastur é opcional para empresas de outros ramos. Veja abaixo:
Renovando o certificado Cadastur, você automaticamente continua garantindo sua participação em programas de qualificação oferecidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.
Estando em dia com essa documentação também é possível conseguir mais financiamentos em bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações desenvolvidas pelo Mtur.
Importante dizer que a renovação do certificado pode ser solicitada 90 dias antes do término da validade do documento e o deferimento estará condicionado à análise do órgão estadual do turismo.
Quer saber como obter e renovar o certificado Cadastur? No passo a passo abaixo você entende como fazer isso do começo ao fim - do primeiro cadastro até a renovação de fato.
O primeiro passo para conquistar o certificado Cadastur é preciso ter acesso ao sistema, através do login no Gov.br. Para quem já possui acesso basta clicar aqui.
Para quem ainda não possui acesso ao portal Gov.br, clique aqui e faça o cadastro na plataforma.
Ao abrir a tela clique no campo “Cadastrar Prestador” para selecionar a atividade exercida e preencher o CNPJ da empresa. A partir daí, o sistema irá buscar os dados na Receita Federal.
Vale destacar que a documentação cobrada será o número do CNPJ com Atividade Econômica (CNAE) em acordo com o cadastro solicitado.
Além disso, o prestador deverá informar se é MEI (Microempreendedor individual). O número do CPF do empresário deverá ser informado no respectivo campo.
Depois de realizar o cadastro será preciso preencher o formulário eletrônico. Em cada campo haverá orientações para o preenchimento. E após preencher os campos solicitados, clique em “prosseguir” para registrar as informações.
A documentação cobrada será o número do CNPJ com Atividade Econômica (CNAE) em acordo com o cadastro solicitado. Caso seja MEI, o prestador deverá informar o CPF no respectivo campo.
O solicitante precisa completar as informações no campo “Informações da Atividade” sobre as características da empresa. Os prestadores que realizam transporte turístico (Transportadora Turística ou Agência de Turismo) podem registar os dados dos seus veículos ou embarcações.
Caso seja um Guia de Turismo-MEI, será preciso completar as informações sobre a categoria de atuação:
A documentação necessária para Guias de Turismo será o certificado de conclusão de curso técnico em guia de turismo que deverá ser anexado ao sistema.
Já para transportadoras Turísticas ou Agências de Turismo que exercem transporte turístico, será necessário:
Depois de realizar o preenchimento de todos os campos e abas do formulário eletrônico, o prestador deve ler e aceitar o Termo de Responsabilidade presente no site.
O certificado e o selo serão liberados após a análise do órgão estadual de turismo. Vale destacar que os documentos serão disponibilizados em formato digital para utilização imediata.
A emissão e análise dos documentos estão ligadas ao cumprimento dos requisitos de cadastro e nas pendências com os órgãos, por parte do prestador.
Para acessar o certificado é necessário realizar login no site do Cadastur.
A renovação do certificado Cadastur deve ser solicitada a partir de 90 dias do término da validade do documento e o deferimento dependerá da análise do órgão estadual de Turismo.
Para dar andamento à renovação do cadastro Cadastur, é preciso entrar no sistema e clicar no campo “Gerenciar Atividades”.
Logo em seguida, clique no ícone do cadastro a ser renovado e selecione a opção “Renovar Atividade” no topo da página.
Viu só como é simples? Portanto, não há desculpas para deixar a renovação do certificado Cadastur de lado. Coloque isso em sua agenda o quanto antes!
O Cadastur é fundamental para quem atua no setor de turismo, sobretudo no ramo de receptivos, eventos e excursões.
O certificado garante várias vantagens e oportunidades de negócios, além de ser uma importante fonte para consulta por parte dos turistas.
Por isso, estar em dia e realizar a renovação do certificado Cadastur é essencial para que a empresa continue a passar credibilidade e segurança aos clientes.
O Brasil é um país de dimensões continentais e por isso possui um enorme potencial turístico e a renovação do certificado garante a todos os envolvidos segurança e qualidade. Ou seja, significa uma certeza maior de concretização de novas vendas!
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Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre a renovação do Cadastur. Entre em contato conosco! Vamos ajudar você a potencializar sua empresa de turismo receptivo e se tornar uma referência no mercado. Compartilhe esse artigo com seus amigos e volte mais vezes!
O processo de regularização de uma empresa pode ser desvendado rapidamente. Veja de forma objetiva como abrir uma empresa de turismo receptivo.
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