O poder do Instagram: dicas para sua loja virtual de turismo

O uso das redes sociais se mostra cada vez mais plural. Se antes elas eram usadas apenas para conectar pessoas, hoje também são uma importante ferramenta de marketing para as pequenas e médias empresas, inclusive para a sua empresa de passeios turísticos. E agora, mais do que nunca, nesse contexto de pandemia, elas são essenciais para uma comunicação eficaz.

O Instagram é uma das mais populares redes sociais, e nós não estamos falando apenas do número de usuários da rede de fotos e imagens (com mais de 400 milhões de pessoas conectadas), mas sim do seu uso por grandes marcas e empresas.

A Fortune (revista estadunidense de negócios) listou as 500 marcas mais importantes do mundo, e delas 123 já usam o aplicativo para realizar campanhas essenciais para o seu negócio, como é o caso da Whole Foods, Starbucks, Nike e Ralph Lauren.

As pequenas e médias empresas têm mais vantagens na hora de divulgar seus negócios por essas redes sociais, principalmente quando falamos do mercado brasileiro.

O alcance do Instagram no Brasil

Ao todo já são mais de  1 bilhão de usuários ativos no Instagram em todo o mundo, contando com 69 milhões de usuários totais no Brasil neste ano. A previsão é que esse número cresça ainda mais, já que somos o terceiro no ranking de mais usuários do Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia.

Isso permite que as empresas passem a apostar no Instagram como uma importante ferramenta de Marketing na hora de divulgar um pequeno ou médio negócio. Afinal, é possível atingir milhões de pessoas de uma única vez e de uma forma barata, rápida e instantânea.

De acordo com dados da Simply Measured, mais de 50% das maiores marcas do mundo postam semanalmente na rede social, um número maior do que o visto no mês anterior à divulgação dos dados e que revela o caminho pelo qual as médias e pequenas empresas devem seguir.

Resultados que empresas conseguem ao investir no Instagram

O Instagram, com o tempo, ganhou um destaque imenso entre as grandes empresas. Para se ter uma ideia, o engajamento do Instagram, hoje, é superior ao da maioria das redes sociais. A proporção é de 0,1% em média, enquanto para o Instagram é de 4,21%, segundo a Forrester Research.

Nós, do Paytour, vamos te dar algumas dicas para chegar até lá. Confira:

1. Utilize imagens atraentes e motivacionais com as opções de passeios/destinos que você oferece em sua empresa. Sejam praias, trilhas, visitação a espaços urbanos, passeios de lanchas, Jet Ski, buggys, e afins. Não podemos esquecer que o Instagram é a rede social das imagens, então vamos utilizar muito isso.

Além das fotos, vídeos curtos podem ser tudo o que aquele cliente mais desconfiado precisa para enxergar o destino como ele realmente é e confirmar a compra. Esse recurso é bastante utilizado por agências de turismo em seus perfis no Instagram.

2. Associe datas estratégicas, em publicações, à sua empresa. Períodos como férias, carnaval, ano novo, natal e outros, motivam os seus seguidores a compartilharem e interagirem naquelas ocasiões. Datas essas, que serão mais propícias à suas vendas.

3. Publique, no Instagram, postagens com avaliações de clientes que já utilizaram os seus serviços. Ao fazer isso, você proporcionará ao seu futuro cliente mais confiança no seu negócio.

4. Gere ansiedade no público antes de lançar uma nova opção de passeio ou uma promoção. Para ganhar mais atenção do público, faça um anúncio provocando a curiosidade do seu público, para que quando a novidade for ao ar tenha mais visibilidade.

Passos simples de como começar o perfil da sua empresa de turismo no Instagram

É normal que as empresas desse nicho. que ainda não usem o aplicativo. se perguntem como usá-lo para promover o negócio, mas a verdade é que a resposta é mais simples do que parece. O Instagram deve ser usado para que você consiga interagir com o seu público e mostrar a eles curiosidade e até dicas que eles precisam. Por isso, o primeiro passo é se perguntar o que o público gostaria de ver.

Ao postar na rede social, o uso das hashtags é fundamental para interagir com os seus clientes. Elas servem, inclusive, para fazer com que a sua empresa seja mais buscada na rede e que suas fotos, com seus destinos turísticos, sejam repostadas mais vezes, o que irá te dar cada vez mais visibilidade.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Paytour participa de 12ª Campus Party Brasil e desafio Sebrae Like a Boss em SP

O Paytour participa nesta semana, de 12 a 14 de fevereiro, da décima segunda edição da Campus Party Brasil, que será sediada em São Paulo/SP. Além disso, o sistema de reservas online também se fará presente no desafio Sebrae Like a Boss. Durante a Campus Party, a Startup potiguar irá expor na categoria Growth Stage, […]

LEIA MAIS →

Entenda como os chatbots no turismo podem ajudar a melhorar os resultados do seu negócio

Os chatbots no turismo se apresentam como uma ferramenta eficiente para otimizar o atendimento entre agentes e o público.

LEIA MAIS →

Férias de julho: se prepare para aumentar suas vendas nesse período

As férias de julho são um período em que toda a família se une para explorar novos horizontes e viver novas experiências. É o mês em que as escolas promovem o recesso escolar e os estudantes querem aproveitar bastante com seus parentes as diversas opções de lazer. Com isso, esse perfil de turista costuma viajar […]

LEIA MAIS →

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?