10 dicas para lidar com a sazonalidade nas vendas no setor de turismo

A sazonalidade nas vendas no setor de turismo é sempre um problema para quem trabalha com atrativos turísticos e passeios, já que em certas épocas do ano o número de clientes sofre uma queda drástica.

Mas existem algumas ideias que você pode colocar em prática para que o seu negócio continue prosperando mesmo nos meses de menor público, assim a empresa mantém um bom fluxo de caixa e passa por momentos difíceis com mais facilidade. Veja as 10 dicas que separamos e comece a usá-las agora mesmo.

1) Conheça o seu público

Quanto mais uma empresa conhece o seu público, melhor ela irá entender suas preferências, comportamentos e o que deve fazer para proporcionar o melhor serviço.

Ao definir uma persona clara e completa, você será capaz de lidar melhor com a sazonalidade das vendas, já que saberá exatamente os momentos em que o seu público cresce e reduz e poderá definir algumas estratégias para movimentar os negócios nestes períodos de menor fluxo.

2) Mapeie e entenda a sazonalidade da sua região

O comportamento do público pode estar ligado diretamente à sazonalidade de uma região. Por isso, é fundamental que você entenda quais são as características específicas da área em que atua.

Por exemplo, atrações turísticas voltadas para praias ou outras atividades ao ar livre costumam atrair mais público nos meses de verão, enquanto há uma redução no período de chuvas e no inverno.

3) Crie uma rede de parcerias

Na baixa temporada é preciso criar mecanismos que tornem o seu atrativo ainda mais interessante e convença as pessoas a visitá-lo. Uma ideia é estabelecer parcerias com outras empresas da região para que seja possível oferecer algum tipo de benefício ao cliente.

Por exemplo, ao se tornar parceiro de um restaurante, você pode conseguir um desconto para que os viajantes almocem no local após terminarem o passeio.

Geralmente estas parcerias funcionam com algum nível de reciprocidade, ou seja, as empresas ajudam a divulgar umas às outras.

4) Mantenha a qualidade do serviço

Ao focar em oferecer um serviço de qualidade, você será capaz de encantar e fidelizar os clientes. Isso pode fazer com que eles retornem em outro momento.

Mas o maior benefício que um cliente satisfeito traz é a divulgação gratuita do seu atrativo, ao falar sobre ele com parentes e amigos. Este tipo de propaganda é extremamente valioso, pois as pessoas dão um grande peso à opinião de quem já experimentou o serviço e gostou. Assim, aumenta a possibilidade de que um atrativo faça mais vendas.

5) Tenha uma boa gestão financeira

Por melhor que seja o seu atrativo, não há como escapar da sazonalidade nas vendas no setor de turismo. Assim, em algum momento, o número de reservas irá realmente cair.

Para lidar bem com esta situação é fundamental que a empresa seja saudável financeiramente. Então, é necessário guardar recursos no período de alta para que eles estejam disponíveis quando as vendas diminuírem.

Assim é possível manter as contas em dia enquanto aguarda por um período mais promissor.

6) Fique atento aos eventos da região

Marque no calendário tudo o que acontece em sua região. Eventos como feiras, shows e o aniversário da cidade costumam atrair um grande público e essa é a sua chance de trazer essas pessoas para o seu atrativo.

É possível, por exemplo, divulgar um evento e aproveitar para falar sobre outras coisas que a pessoa poderá fazer em sua visita ao local, como aproveitar a atração que você oferece. 

Outra ideia é criar um pacote em que o ingresso para o evento esteja incluso, assim a empresa facilita a vida do viajante e permite que ele tenha uma experiência mais completa.

7) Crie promoções na baixa temporada

Todo mundo ama uma promoção e isso é ainda mais importante em épocas de baixo movimento. No setor do turismo é indispensável reduzir os preços em alguns meses do ano, assim é possível atrair um número considerável de viajantes.

Este também é o momento de oferecer descontos especiais para quem contrata mais de um serviço ou que faz a indicação de amigos. 

Para facilitar o processo de atualização dos preços em diferentes momentos do ano, a Paytour possui em seu motor de reservas a opção de “Preço Sazonal”. Assim é possível definir com antecedência quais serão os preços em diferentes épocas do ano.

Isso facilita a organização do empreendedor e também é muito benéfico para o turista, que pode pesquisar os valores de determinado atrativo com bastante antecedência e se planejar melhor.

8) Use a tecnologia para facilitar a compra

As pessoas querem agilidade e facilidade na hora de fazer uma compra. Por isso, utilizar algum sistema que automatize este processo é muito útil e evita que você perca vendas devido à burocracia na hora de fechar um negócio, principalmente na baixa temporada.

A Paytour oferece soluções completas neste sentido, incluindo um motor de reservas extremamente intuitivo, além de recursos que facilitam o pagamento, o check-in, o acompanhamento da disponibilidade e a análise de resultados; tudo em um só lugar.

9) Capriche nas ações de marketing na baixa temporada

Ações de marketing para divulgar seu atrativo são importantes o ano inteiro, mas a necessidade aumenta no momento de lidar com a sazonalidade nas vendas no setor do turismo. 

A divulgação dos seus serviços deve continuar na baixa temporada. Mas não basta divulgar por si só. É preciso ser criativo e pensar em mecanismos que possam convencer o turista a fazer uma visita.

Tente responder algumas perguntas conforme o seu atrativo, por exemplo, por que ainda é uma boa ideia visitar a praia em meses mais frios? Uma das respostas pode ser inclusive que o movimento é muito menor, assim as pessoas que não gostam tanto de aglomerações podem curtir mais a experiência.

10) Faça o planejamento por temporada

Muita coisa pode mudar durante um ano e o que funciona hoje pode não ter mais efeito no ano seguinte. Por isso, ao final de cada temporada, analise os resultados e faça um novo planejamento baseado neles.

Dessa forma é possível, por exemplo, identificar o que deu errado e propor soluções para que a mesma situação não se repita no próximo ano.

Conclusão

Lidar com a sazonalidade nas vendas no setor de turismo pode ser desafiador, mas o grande segredo é preparar-se com antecedência para a baixa temporada. 

Há diversas ideias que podem ser desenvolvidas a fim de manter um fluxo constante de venda mesmo nos períodos de baixa, ou para não prejudicar as finanças da empresa quando a redução do faturamento é inevitável.

Mas, de forma geral, as pessoas estão sempre interessadas em viajar e se divertir e podem ser convencidas a visitar o seu atrativo se você tiver algo vantajoso para oferecer.

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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