Você já ouviu falar sobre o turismo rural e sabe como funciona esse ramo do setor turístico? Leia mais e fique por dentro!
As transformações que vêm ocorrendo no mundo nos últimos anos, ocasionadas pelos efeitos colaterais da pandemia de Covid-19, mudaram significativamente as principais tendências do mercado turístico da atualidade.
O viajante de hoje em dia não é o mesmo de 2018 e 2019, e isso se demonstra de várias maneiras diferentes.
Mas, como o profissional que trabalha com o fornecimento de produtos turísticos pode rastrear essas novas tendências?
Neste artigo você vai entender como e porque 6 das principais tendências do mercado turístico atual estão moldando esse setor. Leia até o final!
Como sabemos, o turismo é uma atividade vital tanto para a economia, quanto para as pessoas.
Um país tropical e possuidor de diversos destinos turísticos maravilhosos, como o Brasil, por exemplo, pode ter uma fonte de renda praticamente infinita no turismo.
Os viajantes, por sua vez, acham no ato de sair em jornadas turísticas um refúgio mental e espiritual, que é imprescindível para manutenção da qualidade de vida.
Com o fechamento das economias ao redor do mundo, voos cancelados e destinos turísticos interditados, o setor do turismo sofreu como nunca antes na história.
Houveram resultados nefastos como perda de empregos, fechamentos de estabelecimentos que dependem do turismo, como os hotéis, e muitas outras consequências devastadoras economicamente falando.
Mas, estudos recentes comprovam que as mudanças nas principais tendências do mercado turístico passam também, e principalmente, pelo novo tipo de comportamento dos turistas.
Acompanhe os próximos tópicos para entender do que estamos falando!
Mesmo antes da pandemia embaralhar as cartas no tabuleiro do turismo mundial, já existia a figura do chamado viajante 4.0. Porém, com a pandemia esse tipo de consumidor começou a ocupar mais espaços.
O chamado viajante 4.0 é aquele tipo de pessoa mais exigente e sistemática. Logo, por causa das mudanças de hábitos ocasionadas pela pandemia, os novos viajantes 4.0 podem ser identificados pelas seguintes características:
Além do surgimento do novo viajante 4.0, os novos tempos indicam mudanças bem mais profundas no mercado turístico.
Conheça 6 das principais tendências do mercado turístico atual, que estão descritas a seguir.
A mais evidente tendência no mercado de turismo para os próximos anos é a manutenção dos hábitos adquiridos na pandemia.
Podemos destacar alguns pontos:
Uma das principais tendências do mercado turístico atual, principalmente por causa da pandemia, é o desejo que o brasileiro desenvolveu de conhecer o seu próprio país.
Seja por fatores econômicos (viagens nacionais costumam ser mais baratas), ou por outras questões, fato é que o turismo nacional é uma tendência atual.
Isso pode ser usado por profissionais do turismo, sobretudo guias turísticos e promotores de atividades e atrações turísticas que podem indicar os muitos destinos incríveis que existem Brasil afora.
A pandemia de Covid-19 só acelerou uma virada no processo de informatização que já vinha acontecendo há alguns anos.
Ter que ficar em casa e resolver as coisas a distância fez as pessoas abrirem os olhos para a importância da tecnologia.
No setor do turismo não é diferente, e uma das principais tendências do mercado turístico para os próximos anos indica justamente uma maior simbiose entre as atividades do setor e as novas tecnologias.
Podemos citar algumas delas, como:
Neste sentido, para auxiliar profissionais que trabalham no setor turístico, o Paytour oferece todo um background de serviços tecnológicos importantes.
Com isso, você, que é empreendedor no mercado turístico, pode ter à disposição plataformas da empresa que vão otimizar a sua prestação de serviços e o atendimento aos seus clientes!
Muitas pessoas nem imaginam, mas o número crescente de viajantes solo tem criado uma das principais tendências do mercado turístico para os próximos anos.
Se antes as viagens de lazer só faziam sentido se acontecessem em família ou em casal, por exemplo, agora muitos indivíduos almejam curtir lugares onde possam ir sozinhos para “fugir de tudo” e fazer uma limpeza mental.
Fique atento a esta tendência!
O período de isolamento social trouxe profundas crises existenciais para muitas pessoas.
Com isso, o período pós pandemia tem se mostrado uma época de redescobrimentos e mudanças de estilo de vida. E, claro, em certo ponto, isso atingiu frontalmente o setor turístico.
As pessoas estão buscando viagens marcantes e inesquecíveis, pois têm em mente que aquela pode ser a última oportunidade que irão ter na vida.
Veja alguns pontos colocados por alguns clientes na hora de escolher um pacote de viagem:
A última, mas não menos importante das principais tendências do mercado turístico atual da nossa lista, é o fato de hoje em dia as pessoas estarem bem mais preocupadas com o planejamento das suas viagens.
É comum ver famílias ou indivíduos procurarem profissionais que vendem atrativos turísticos para planejar momentos de lazer que só vão acontecer dentro de um ano ou mais.
Esteja atento para ouvir os motivos, necessidades e desejos desse tipo de cliente!
Neste artigo apresentamos apenas 6 das principais tendências do mercado turístico na atualidade. Com isso, é correto dizer que ainda podem existir muitas outras.
Portanto, esteja atento aos indicativos para atrair os seus clientes de uma forma natural, por meio de apelos às necessidades dessas pessoas e não por meio de um marketing invasivo.
Você já ouviu falar sobre o turismo rural e sabe como funciona esse ramo do setor turístico? Leia mais e fique por dentro!
2020 chegando ao seu fim, para alguns, é o momento de aproveitar as férias, as festividades de fim de ano e o começo do verão, porém para nós, o trabalho começa agora. Devido às festas de fim de ano, a movimentação de vendas nos pequenos negócios fica maior. […]
Todos nós sabemos que as pessoas buscam comodidade e praticidade no momento de realização de compras online e que o hábito de vender pelo Whatsapp e Instagram (Direct) ainda é muito comum entre os lojistas do turismo, entretanto também se faz necessário estimular os clientes a realizarem as compras de seus passeios, ou atrativos turísticos, […]