Descubra as 6 principais tendências do mercado turístico para os próximos anos

As transformações que vêm ocorrendo no mundo nos últimos anos, ocasionadas pelos efeitos colaterais da pandemia de Covid-19, mudaram significativamente as principais tendências do mercado turístico da atualidade.

O viajante de hoje em dia não é o mesmo de 2018 e 2019, e isso se demonstra de várias maneiras diferentes.

Mas, como o profissional que trabalha com o fornecimento de produtos turísticos pode rastrear essas novas tendências?

Neste artigo você vai entender como e porque 6 das principais tendências do mercado turístico atual estão moldando esse setor. Leia até o final!

O que a pandemia mudou no mercado turístico e no comportamento dos turistas?

Como sabemos, o turismo é uma atividade vital tanto para a economia, quanto para as pessoas.

Um país tropical e possuidor de diversos destinos turísticos maravilhosos, como o Brasil, por exemplo, pode ter uma fonte de renda praticamente infinita no turismo.

Os viajantes, por sua vez, acham no ato de sair em jornadas turísticas um refúgio mental e espiritual, que é imprescindível para manutenção da qualidade de vida.

Com o fechamento das economias ao redor do mundo, voos cancelados e destinos turísticos interditados, o setor do turismo sofreu como nunca antes na história.

Houveram resultados nefastos como perda de empregos, fechamentos de estabelecimentos que dependem do turismo, como os hotéis, e muitas outras consequências devastadoras economicamente falando.

Mas, estudos recentes comprovam que as mudanças nas principais tendências do mercado turístico passam também, e principalmente, pelo novo tipo de comportamento dos turistas. 

Acompanhe os próximos tópicos para entender do que estamos falando!

Quem é o viajante 4.0?

Mesmo antes da pandemia embaralhar as cartas no tabuleiro do turismo mundial, já existia a figura do chamado viajante 4.0. Porém, com a pandemia esse tipo de consumidor começou a ocupar mais espaços. 

O chamado viajante 4.0 é aquele tipo de pessoa mais exigente e sistemática. Logo, por causa das mudanças de hábitos ocasionadas pela pandemia, os novos viajantes 4.0 podem ser identificados pelas seguintes características:

  • São mais exigentes em torno do controle sanitário
  • Necessitam de uma comunicação mais firme e que passe segurança
  • Exigem o cumprimento de cada detalhe do seu contrato
  • São amantes da tecnologia e querem resolver tudo à distância
  • São mais educados e responsáveis
  • Dentre outros fatores

Além do surgimento do novo viajante 4.0, os novos tempos indicam mudanças bem mais profundas no mercado turístico.

Conheça 6 das principais tendências do mercado turístico atual, que estão descritas a seguir.

1. Consolidação dos hábitos deixados pela pandemia

Hábitos no mercado turístico após a pandemia
Alguns hábitos da pandemia permanecerão

A mais evidente tendência no mercado de turismo para os próximos anos é a manutenção dos hábitos adquiridos na pandemia.

Podemos destacar alguns pontos:

  • Maior atenção a hábitos de higiene em hotéis e locais de passeio turístico, como abundância de locais para lavar as mãos e aplicação de álcool, por exemplo.
  • Mais opções de meios de pagamentos sem contato.
  • Distanciamento social em passeios e áreas de convívio.
  • Marcação de horários com antecedência.

2. Aumento da procura por destinos nacionais

Uma das principais tendências do mercado turístico atual, principalmente por causa da pandemia, é o desejo que o brasileiro desenvolveu de conhecer o seu próprio país.

Seja por fatores econômicos (viagens nacionais costumam ser mais baratas), ou por outras questões, fato é que o turismo nacional é uma tendência atual.

Isso pode ser usado por profissionais do turismo, sobretudo guias turísticos e promotores de atividades e atrações turísticas que podem indicar os muitos destinos incríveis que existem Brasil afora.

3. Mais tecnologia e mais informação

A pandemia de Covid-19 só acelerou uma virada no processo de informatização que já vinha acontecendo há alguns anos.

Ter que ficar em casa e resolver as coisas a distância fez as pessoas abrirem os olhos para a importância da tecnologia. 

No setor do turismo não é diferente, e uma das principais tendências do mercado turístico para os próximos anos indica justamente uma maior simbiose entre as atividades do setor e as novas tecnologias.

Podemos citar algumas delas, como:

  • IAs (Inteligências Artificiais): podem ser usadas como assistentes de turistas que não conhecem bem o local de destino, por exemplo.
  • Realidade virtual: importante para uma melhor ambientação.
  • Ecossistemas conectados em hotéis e locais de visitação: ambientes com controle por voz, uso de chaves-cartão, uso de biometria e etc.

Neste sentido, para auxiliar profissionais que trabalham no setor turístico, o Paytour oferece todo um background de serviços tecnológicos importantes.

Com isso, você, que é empreendedor no mercado turístico, pode ter à disposição plataformas da empresa que vão otimizar a sua prestação de serviços e o atendimento aos seus clientes! 

4. Pacotes de viagem para apenas uma pessoa

Muitas pessoas nem imaginam, mas o número crescente de viajantes solo tem criado uma das principais tendências do mercado turístico para os próximos anos.

Se antes as viagens de lazer só faziam sentido se acontecessem em família ou em casal, por exemplo, agora muitos indivíduos almejam curtir lugares onde possam ir sozinhos para “fugir de tudo” e fazer uma limpeza mental.

Fique atento a esta tendência! 

5. Maior procura por experiências verdadeiramente marcantes

Experiências marcantes é uma tendência do mercado turístico
As pessoas estão em busca de viver o novo de alguma maneira

O período de isolamento social trouxe profundas crises existenciais para muitas pessoas. 

Com isso, o período pós pandemia tem se mostrado uma época de redescobrimentos e mudanças de estilo de vida. E, claro, em certo ponto, isso atingiu frontalmente o setor turístico.

As pessoas estão buscando viagens marcantes e inesquecíveis, pois têm em mente que aquela pode ser a última oportunidade que irão ter na vida. 

Veja alguns pontos colocados por alguns clientes na hora de escolher um pacote de viagem:

  • Turismo ecológico: predileção por passeios em reservas ecológicas, praias preservadas, trilhas por matas ciliares e etc.
  • Caravanismo: tendência que supõe viagens em grupo, geralmente realizadas em veículos de transporte coletivo, com paradas para descanso em locais não convencionais, como por exemplo margens de rodovias e descampados.
  • Interesse pela cultura do local de destino: as pessoas querem ir a locais históricos e conhecer roteiros que contem essa história.
  • Personalização e emoção: os pacotes de viagem tendem a ser mais personalizados para ficar com a “cara” do viajante e provocar emoções na pessoa.

6. Planejamento antecipado de viagens

A última, mas não menos importante das principais tendências do mercado turístico atual da nossa lista, é o fato de hoje em dia as pessoas estarem bem mais preocupadas com o planejamento das suas viagens.

É comum ver famílias ou indivíduos procurarem profissionais que vendem atrativos turísticos para planejar momentos de lazer que só vão acontecer dentro de um ano ou mais.

Esteja atento para ouvir os motivos, necessidades e desejos desse tipo de cliente!

Atraia os seus clientes com naturalidade

Neste artigo apresentamos apenas 6 das principais tendências do mercado turístico na atualidade. Com isso, é correto dizer que ainda podem existir muitas outras.

Portanto, esteja atento aos indicativos para atrair os seus clientes de uma forma natural, por meio de apelos às necessidades dessas pessoas e não por meio de um marketing invasivo.

Compartilhe esse post
Marcus Borges
Marcus Borges
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Novas funcionalidades do nosso sistema para você!

Aperfeiçoar-se é muito importante para nós, seres humanos, devemos estar sempre procurando formas de dar nosso melhor e aprimorar nossas técnicas tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e isso não é diferente com o nosso sistema de vendas.  O aperfeiçoamento do nosso sistema é essencial para que cada dia vocês, nossos clientes, utilizem […]

LEIA MAIS →

Saiba os benefícios de um blog para a sua loja virtual de turismo

Certamente você já percebeu a importância da internet para os empreendimentos atualmente, não é mesmo? Mas como alcançar mais clientes através sua loja virtual sem gastar muito? O marketing de conteúdo é uma dessas maneiras e é por isso que hoje vamos falar sobre a importância de uma estratégia para obter sucesso: a criação e manutenção de um blog.

LEIA MAIS →

Utilize o Selo do Turismo Responsável para oferecer segurança aos turistas e atraia mais visitantes

O Selo do Turismo Responsável foi criado para que os turistas e trabalhadores se sintam mais seguros, a fim de retomar o crescimento do setor.

LEIA MAIS →
Ainda não vende seus atrativos na internet?
Clica aqui que a gente te liga