10 benefícios de ser Guia de Turismo

Ser um guia de turismo é muito mais do que apenas mostrar pontos turísticos; é ser um contador de histórias, um embaixador da cultura local e um fomentador de memórias inesquecíveis.

Enquanto muitos se contentam em apenas observar o mundo através da tela de um computador, os Guias de Turismo têm o privilégio de experimentar pessoalmente as maravilhas do mundo.

Aqui no Blog do Paytour, já discutimos detalhes sobre como se tornar um guia e estratégias para se destacar em um mercado competitivo. Agora, é hora de explorar os 10 benefícios pelos quais ser um guia de turismo pode ser uma boa decisão.

O que faz um Guia de Turismo?

Um guia de turismo é um especialista local apaixonado por compartilhar conhecimento sobre a história, cultura e pontos turísticos de uma região. 

Ele é o profissional responsável por acompanhar os turistas de uma determinada localidade, os guiando e orientando sobre as melhores formas de aproveitar o lugar.

Este profissional desempenha um papel fundamental ao proporcionar experiências autênticas e memoráveis para os viajantes, seja conduzindo passeios a pé pelas ruas históricas de uma cidade, liderando expedições emocionantes pela natureza selvagem ou fornecendo conselhos valiosos sobre a gastronomia local.

No Brasil, para exercer a profissão de Guia de Turismo é necessário estar cadastrado junto Ministério do Turismo (Cadastur).

Conteúdos que você também pode gostar:

Quais os tipos de trabalho de um Guia de Turismo?

Os tipos de trabalhos que um guia de turismo pode desenvolver são variados e abrangentes. Além dos tradicionais passeios turísticos, ele pode atuar em cruzeiros, resorts, parques temáticos, agências de viagens, empresas de turismo de aventura e muito mais. 

O que é preciso para ter sucesso como Guia?

Para ter sucesso nessa profissão, é necessário possuir uma combinação única de habilidades. Além do conhecimento profundo sobre os destinos em que atua, um guia de turismo deve ser comunicativo, carismático, organizado, paciente e, de preferência, fluente em pelo menos um idioma estrangeiro. 

Ele também precisa ter habilidades interpessoais sólidas para lidar com uma variedade de personalidades e situações durante os passeios.

Guia de turismo no Brasil

10 benefícios de ser Guia de Turismo

O reconhecimento e a qualidade de vida associados à carreira de guia de turismo podem ser significativos. 

A satisfação de compartilhar a beleza e a cultura de uma região com os visitantes, juntamente com a possibilidade de explorar novos lugares constantemente, tornam esse trabalho altamente gratificante. 

Mas há ainda mais benefícios a serem explorados. A seguir, iremos descobrir os 10 principais motivos pelos quais ser um guia de turismo é uma boa escolha.

1. Conheça pessoas incríveis

Todo dia é uma chance de conhecer pessoas novas e interessantes de todos os cantos do mundo. Sendo Guia de Turismo, você amplia seu círculo social e  também enriquece sua vida com perspectivas diversas e experiências únicas. 

Cada encontro oferece uma oportunidade de trocar ideias sobre diferentes culturas, comportamentos e modos de viver.

2. Aprenda sempre algo novo

Cada interação com os viajantes oferece uma oportunidade única de ampliar seus horizontes e aprofundar sua compreensão do mundo ao seu redor, tornando seu trabalho não apenas uma profissão, mas também uma fonte contínua de enriquecimento pessoal.

Ser Guia de Turismo é uma constante jornada de descoberta. Você estará sempre imerso em um ambiente de aprendizado dinâmico. 

3. Trabalhe ao ar livre

Em vez de ficar preso em um escritório o dia todo, como Guia de Turismo você passa a maior parte do tempo explorando o mundo sob o sol e em contato direto com a natureza. 

Essa liberdade e conexão com o ambiente ao seu redor não apenas tornam seu trabalho mais estimulante, mas também contribuem para uma sensação de bem-estar e equilíbrio em sua vida cotidiana.

4. Exercício embutido

Manter-se ativo e saudável é uma parte essencial do trabalho como guia de turismo. Em vez de se prender à monotonia da esteira da academia, você desfruta de exercícios embutidos em seu dia a dia, caminhando durante os passeios e explorando novos destinos. 

Essa abordagem dinâmica mantém seu corpo em movimento e também nutre sua mente e espírito com a energia revitalizante da natureza e da atividade física ao ar livre.

5. Criar memórias inesquecíveis

Como guia de turismo, você tem o privilégio de ser parte das experiências que os viajantes guardarão para sempre em suas memórias. E vamos ser honestos, quem não adora uma boa lembrança? 

O papel que você desempenha em tornar esses momentos especiais é verdadeiramente gratificante e único.

Vender passeios turísticos na internet

6. Flexibilidade para a vida real

Com horários que se adaptam às suas necessidades, você pode facilmente conciliar compromissos pessoais e até mesmo realizar aquela viagem de fim de semana que tanto deseja.

 Essa liberdade de programação proporciona um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, permitindo que você aproveite ao máximo todas as facetas da vida.

7. Aventuras diárias

Com uma rotina repleta de novidades, cada dia é uma jornada única, repleta de descobertas e experiências emocionantes. 

Em um mundo onde a monotonia é rainha, o Gui de Turismo se encontra constantemente explorando novos lugares e vivenciando momentos que alimentam sua paixão pela aventura.

8. Ser um embaixador da sua Cidade

Ao compartilhar seu amor pela região com os visitantes, você se torna a personificação do orgulho local, transmitindo informações e sentimentos de conexão e pertencimento. 

É verdadeiramente gratificante ver a alegria estampada nos rostos dos viajantes enquanto eles descobrem e apreciam as maravilhas que sua cidade tem a oferecer.

9. Networking em todo o mundo

Ao conhecer pessoas de diferentes países e culturas, você constrói uma valiosa rede de contatos internacionais, abrindo portas para oportunidades futuras. 

Essas conexões podem ser uma fonte inestimável de inspiração, colaboração e crescimento profissional, possibilitando uma jornada de descobertas e conquistas ainda mais emocionantes.

10. Faça o que ama e ame o que faz

Por fim, ser um guia de turismo permite que você viva sua paixão diariamente. Quando você ama o que faz, cada dia se torna uma aventura estimulante onde o trabalho se funde harmoniosamente com a diversão. 

Afinal, não há sensação melhor do que saber que você está seguindo sua paixão enquanto ajuda os outros a criar memórias inesquecíveis pelo caminho.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Plano Gratuito do Paytour: uma revolução para o turismo

Sistema de vendas e reservas online para que guias de turismo, agências de passeios, atrativos e experiências voem mais alto.

LEIA MAIS →

Dia do Consumidor: como se preparar para vender no turismo?

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma das datas mais importantes do calendário comercial brasileiro. É um momento ideal para conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes e impulsionar as vendas de experiências turísticas. Trata-se de uma ocasião em que as marcas têm a chance de fortalecer laços com seus clientes, […]

LEIA MAIS →

6 razões para ter uma loja virtual de turismo e por onde começar

O que acha de ser dono de uma loja virtual de turismo e aumentar suas vendas de atrativos turísticos? Confira aqui as razões para investir nisso e por onde começar!

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour