O marketing de conteúdo no turismo ajuda empresas a impulsionarem seus negócios. Mas, para ser eficaz, é preciso ter um amplo conhecimento de como ele funciona, qual é o seu real potencial e o que é necessário para dar os primeiros passos.
Neste texto, vamos dar dicas valiosas para que você comece a produzir conteúdo voltado para esse tipo de estratégia, incluindo as formas de divulgação e os tipos de mídia mais usados.
O que é o marketing de conteúdo no turismo?
O marketing de conteúdo no turismo abrange a produção de conteúdo que agregue valor para o seu público-alvo por meio de informações interessantes e relevantes, sem bombardeá-lo com propagandas e tentativas diretas de vender algum produto.
É uma estratégia muito usada no marketing digital para guiar o cliente durante todo o funil de vendas de forma mais sutil, fazendo com que ele dê os próximos passos por livre e espontânea vontade.
Segundo o Marketing Content Institute, 91% das empresas B2B usaram marketing de conteúdo nos últimos anos.
Qual objetivo do marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo tem como principal objetivo fazer com que possíveis clientes conheçam a sua marca e comecem a considerá-la como uma referência por sempre trazer informações úteis.
Assim, no futuro, é possível que essas pessoas se tornem clientes de sua empresa ao decidirem adquirir algum produto relacionado ao turismo.
Então, de maneira resumida, podemos salientar 3 objetivos dessa estratégia:
- Ajudar e educar o público com conteúdo relevante
- Fazer com que a marca ganhe relevância no assunto
- Converter aqueles que consomem o conteúdo em clientes
Quais os principais tipos de marketing de conteúdo no turismo?
O marketing de conteúdo no turismo é extremamente amplo. Você pode se aproximar do seu público ao oferecer diversos materiais:
- Vídeos sobre curiosidades de determinado destino turístico. Segundo a Cisco, 80% do tráfego da internet está nesse formato
- Textos que abordam passeios interessantes para fazer nas férias
- Planilhas para ajudar no planejamento financeiro de sua viagem
- Mapas com marcações dos principais destinos turísticos de um local
- E-books com dicas para tirar o melhor proveito de uma viagem
- Promover webinários para responder dúvidas comuns do público
Quais canais de distribuição devo usar?
O marketing de conteúdo no turismo pode ser distribuído em diversas plataformas disponíveis na internet, como:
- Facebook e Instagram
- Blogs
- E-mails
- YouTube
Quais as vantagens do marketing de conteúdo?
Dentre a principais vantagens do Marketing de conteúdo, podemos citar:
- Aumenta o tráfego para o seu site ou blog
- Cria uma comunicação direta com o seu público alvo
- Aumenta a geração de leads
- Melhora a relação custo/benefício com efeitos duradouros
- Aumento das vendas
- Diminuiu o esforço nas estratégias pós-venda
- Ajuda a fidelizar os clientes
- Pode ser usado em qualquer setor do turismo
Dicas para criar um bom plano de marketing de conteúdo no turismo
O planejamento é fundamental para criar um marketing de conteúdo no turismo que seja eficaz. Um dos primeiros passos é conhecer melhor o seu próprio negócio. Para isso é preciso definir exatamente o seu nicho de atuação.
Por exemplo, é possível trabalhar com a venda de pacotes de viagens, com hospedagens, passeios turísticos em um determinado local e até com o transporte de turistas entre as atrações.
Ao definir com clareza quais serviços sua empresa irá oferecer, fica mais fácil conhecer e identificar as oportunidades do mercado para guiá-lo em suas estratégias de marketing.
Feito isso, há outros pontos muito importantes a serem considerados e falaremos mais sobre eles abaixo.
Tenha objetivos bem definidos
Antes de criar o seu marketing de conteúdo no turismo, você deve saber o que sua empresa pretende alcançar com ele, pois isso também servirá como um guia para suas ações.
As possibilidades são vastas. Veja alguns exemplos:
- Tornar sua empresa mais conhecida
- Aumentar o nível de interação com seus clientes
- Conhecer o cliente ainda melhor e estimulá-lo a fazer novas compras
- Aumentar o número de leads
- Apresentar novidades do seu negócio
Conheça o perfil do seu cliente
Após conhecer melhor o seu próprio negócio, o segundo passo é aprender mais sobre o perfil do seu cliente.
É preciso entender quem são as pessoas com real potencial para adquirir o seu produto e identificar quais são os problemas e as necessidades desse público.
A partir daí é hora de imaginar o que pode ser relevante e interessante para esses perfis, a fim de conduzi-los até o final do funil de vendas da forma mais orgânica possível.
Crie um conteúdo relevante
Para montar o melhor conteúdo é necessária uma boa dose de trabalho duro, tempo e dedicação.
O primeiro passo é selecionar boas ideias e definir a mensagem que deve ser passada ao público.
Em seguida, é necessário escolher um tipo de mídia para o seu conteúdo: será um texto, um vídeo, um mapa ou outra opção?
Você também deve escolher as melhores palavras-chaves relacionadas ao conteúdo para ajudar no posicionamento nos motores de busca.
Outras definições também são importantes, como o tamanho do conteúdo. Afinal, não é interessante que ele seja extremamente curto, pois pode não causar o efeito desejado.
Por outro lado, se for excessivamente grande, pode cansar e entediar o público.
Além disso, cada tipo de conteúdo exige alguns cuidados específicos. Por exemplo, se escolher um texto, fique atento para que ele seja de fácil leitura, sem parágrafos grandes e palavras difíceis.
Faça uma boa revisão ortográfica e adicione imagens que ajudem a reforçar o assunto.
Capriche na divulgação
O marketing de conteúdo no turismo exige uma divulgação que vá além dos motores de busca, já que os resultados alcançados com SEO costumam vir num prazo maior.
Por isso, também é importante investir na divulgação em redes sociais e criar e-mails marketings para que o público receba o conteúdo diretamente.
Sabemos que o processo de criação não é nada fácil, mas para que sua estratégia seja bem sucedida é preciso manter um ritmo regular em suas postagens.
Gere leads
O seu público precisa ser eventualmente transformado em leads. Por isso, não se esqueça de inserir pontos de conversão em seu conteúdo, como por exemplo convidando o cliente em potencial para entrar em contato ou deixando um espaço em que ele possa inserir seu e-mail e receber materiais complementares.
Isso deve ser feito da forma mais natural possível e sempre oferecendo outros benefícios para a pessoa que decide deixar um contato em sua página.
Avalie os resultados
Após todo o esforço, é preciso saber se os resultados foram bons. Uma ótima ferramenta para medir as métricas do seu site é o Google Analytics. Ele vai mostrar diferentes aspectos do tráfego recebido.
Caso não tenha alcançado os números desejados, não se preocupe. O marketing de conteúdo no turismo é extremamente amplo e há sempre novas abordagens a fazer.
Por isso, use sua criatividade e arrisque-se a colocar novas ideias em prática para destacar-se da concorrência.