Paytour

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6 minutos
28 de novembro de 2024
Atualizado em 24 de janeiro de 2025.

5 canais de vendas eficientes para empresas do turismo

Canais de vendas
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5 canais de vendas eficientes para empresas do turismo

Canais de vendas são meios utilizados pelas empresas para oferecer produtos ou serviços aos clientes. Eles são essenciais para ajudar a aumentar a visibilidade do negócio e captar leads. Bem como, para criar uma conexão com o público e personalizar a jornada de compras do cliente.

Mas para que isso aconteça, é necessário basear a escolha dos canais de vendas em uma série de estratégias, como o conhecimento profundo de mercado e da persona, e a definição clara de objetivos e metas, por exemplo.

Se você utiliza canais de vendas inadequados, corre o risco de ter um baixo Retorno sobre Investimento (ROI). Bem como, de causar uma distorção no posicionamento da sua marca, entre outras consequências que afetarão o seu negócio.  

Trouxemos algumas dicas valiosas para te ajudar a escolher os canais de vendas mais eficientes para a sua empresa de turismo. Confira abaixo! 

Estratégias para escolher os canais de vendas ideais

Como citado acima, é muito importante que você se baseie em estratégias assertivas ao escolher os canais de vendas ideais para o seu negócio. Isso te ajuda a reduzir custos com métodos de venda que não trazem retorno.

Assim, você consegue investir recursos em ações comerciais e de marketing mais eficientes, que alcancem as pessoas certas e gerem resultados positivos. Abaixo, explicamos um pouco mais sobre algumas estratégias.

Conhecendo a sua persona 

Para alcançar o seu cliente ideal, você precisa fazer uma análise detalhada e profunda sobre quem ele é. A Persona é uma ferramenta que te ajuda nessa missão, criando uma representação fictícia do seu público-alvo.

Ela contém informações diversas que te ajudam a criar uma conexão com esse cliente, e permite mapear as suas principais características, que vão além da idade ou localização geográfica.

Um exemplo são as informações sobre comportamentos de consumo. Assim, você consegue mapear qual canal a sua persona mais utiliza, para chegar até ela e utilizar a linguagem ideal. 

Definindo objetivos e metas

Os objetivos são resultados que você deseja alcançar e que orientam as suas ações. As metas são semelhantes, mas possuem um prazo estabelecido para o alcance desses resultados.

Para que os seus canais de vendas sejam eficientes, você precisa definir aonde quer chegar e quais estratégias irá utilizar neste processo. Portanto, é necessário definir algumas perguntas, como:

  1. Qual a mensagem que quero passar?
  2. Qual imagem desejo transmitir?
  3. Quem eu quero alcançar?
  4. Qual resultados pretendo obter?
  5. Qual investimento devo fazer?
  6. Quando terei o retorno desse investimento?
  7. Qual trabalho será feito?

Isso trará uma visão mais clara sobre quais são os seus objetivos e metas, de fato. Então, anota aí no seu caderno ou computador para colocar em prática.

Conhecendo o mercado do turismo

Ter uma visão de mercado te ajudará a compreender melhor quais são os principais desafios e oportunidades que o setor do turismo oferece. Além disso, te permite identificar tendências, avaliar a concorrência, entender as necessidades e desejos dos seus clientes e ajustar estratégias.

Mesmo que você utilize ótimos canais de vendas, eles se tornam ineficientes se você não se mantém atualizado sobre os tópicos acima. Afinal, todos eles são importantes nos processos comerciais e de marketing. 

5 canais de vendas eficientes para o turismo

Agora que você já sabe quais estratégias utilizar para definir os canais de vendas mais eficientes para o seu negócio, vamos listar algumas sugestões para que você comece a trabalhar na sua empresa.

Site Próprio

O seu site é onde o cliente encontrará na internet todas as informações que precisa sobre a sua empresa. Ele é fundamental para passar credibilidade e ajudar no reconhecimento da marca. 

Além disso, também é um importante canal de vendas, onde você pode disponibilizar as suas atividades, para que o cliente realize uma compra direta, de forma mais prática, rápida e segura. Com isso, você também consegue ter um maior controle do seu fluxo de vendas, de forma automatizada. 

Contudo, é preciso ter atenção a alguns pontos para tornar o seu site ainda mais eficiente, como focar na experiência do cliente, realizar atualizações regulares, otimizar o SEO e manter a segurança e privacidade para você e os seus clientes. 

No Paytour, você pode criar a sua loja virtual de forma gratuita para vender as suas atividades turísticas. Desse modo, o seu cliente pode comprar a qualquer dia e hora. 

Redes sociais

As redes sociais também são excelentes canais de vendas. Afinal, você pode utilizá-las para compartilhar conteúdos diversos, atraindo um público que possui interesse em atividades turísticas.

Também é possível formar parcerias interessantes com influenciadores que produzem conteúdos sobre turismo, gerando uma indicação para a sua empresa, por meio de vídeos que mostram mais sobre a experiência que você oferece. 

Além de conseguir ter o alcance de público amplo e diverso, as redes sociais ainda permitem uma interatividade direta com clientes e possuem um baixo custo de divulgação. 

Estratégias para utilizar nas redes sociais:

  • Defina seu público-alvo: entenda necessidades, preferências e comportamento.
  • Escolha as plataformas certas: Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn.
  • Crie conteúdo atraente: imagens, vídeos, descrições detalhadas.
  • Use hashtags relevantes: aumente visibilidade e alcance.
  • Interaja com seguidores: responda comentários, mensagens diretas.

Ao trabalhar bem as suas redes sociais, a sua marca terá um alcance maior, e você ainda consegue monitorar os seus resultados, ao realizar uma análise detalhada de dados importantes para o marketing.

Plataformas de mensagens

As plataformas de mensagens são excelentes canais de vendas, porque permitem uma comunicação com o cliente de forma mais direta. Você pode utilizar apenas o WhatsApp Business, aproveitando todas as ferramentas que ele possui, ou mesmo utilizar sistemas de automação de mensagens.

Eles te ajudam a administrar melhor os seus contatos com os leads e clientes pelo WhatsApp, criando fluxos de conversações. Isso permite que você envie mensagens para um grupo de pessoas ao mesmo tempo e mande respostas automáticas mais personalizadas. 

Contudo, é preciso ter cuidado para não tornar a sua comunicação impessoal. É muito importante que o seu cliente tenha um atendimento humanizado para que você possa criar uma conexão com ele.  

Programa de afiliados

O programa de afiliados é uma estratégia de marketing que recompensa aqueles que promovem produtos ou serviços de outra empresa. Entre os benefícios desse canal de vendas, está o aumento da visibilidade e alcance do seu negócio, e a criação de parcerias estratégicas que ajudam a aumentar a confiança da sua empresa.

Mas para que isso aconteça, é muito importante que você tenha como afiliados pessoas que, de fato, tenham credibilidade. Além disso, é preciso desenhar bem a estratégia que será aplicada. Alguns passos que podem te ajudar nessa missão, são:

  • Definir objetivos: vendas, visibilidade, geração de leads.
  • Identificar o seu público-alvo e nicho de mercado.
  • Estabelecer um orçamento para comissões e marketing.

Também é importante que você pense na estrutura do seu programa de afiliados, analisando pontos como: 

  • Modelo de remuneração: por clique, venda, registro;
  • Taxa de comissão: 5-15% sobre vendas;
  • Período de validade: 30-60 dias;
  • Limites de comissão: por mês ou por venda;

Lembre-se de realizar monitoramentos e ajustes com regularidade. Por meio do sistema Paytour, você consegue cadastrar afiliados que irão indicar os seus passeios, e é feito o comissionamento para eles.

Tráfego pago

Se você deseja alcançar um número maior de leads, é muito importante investir em tráfego pago. Ele é uma estratégia que te ajuda a impulsionar conteúdos e anúncios para o público-alvo de uma empresa, pois é feita uma segmentação com base em várias informações do usuário.

Ao conhecer a sua persona e identificar quais redes sociais são mais utilizadas por ela, você consegue definir também qual plataforma de tráfego pago vale mais a pena investir. No setor do turismo, plataformas com bons retornos podem ser: Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads, YouTube Ads.

Conheça os tipos de tráfego pago:

  • Pay-per-Click (PPC): Paga-se por cada clique no anúncio (Google Ads, Facebook Ads).
  • Pay-per-Impression (PPI): Paga-se por mil visualizações (Facebook Ads, Instagram Ads).
  • Pay-per-View (PPV): Paga-se por visualizações de vídeo (YouTube Ads).
  • Cost-per-Acquisition (CPA): Paga-se por ação específica (cadastro, compra).

Conclusão

Canais de vendas eficientes ajudam a ampliar o alcance e a visibilidade da sua marca, atrair clientes, otimizar a operação e maximizar oportunidades de venda. É muito importante que você analise quais desses canais são mais adequados para o seu negócio, de acordo com o tipo de atividades que você oferece e também da sua persona.

Além disso, é muito importante que você estude bem sobre cada canal de vendas que irá utilizar e possa explorar ao máximo as possibilidades que eles oferecem. Existem diversas plataformas que podem tornar o seu trabalho por eles ainda melhor, ajudando a aumentar os seus resultados.


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