Conheça 7 perfis de turistas para você vender passeios e atrativos

Se você trabalha com turismo, com certeza já percebeu que nenhum turista é igual ao outro. 

Cada viajante traz consigo uma série de qualidades e características que delimitam suas preferências de como querem ser tratados ou do tipo de experiências que preferem.

É preciso estar atento aos variados perfis de viajantes que buscam seus serviços. A capacidade de identificar e compreender os diversos perfis de turistas amplia o potencial de negócios, abrindo portas para a diversificação do público e a criação de experiências mais enriquecedoras.

Este artigo propõe explorar 7 perfis distintos de turistas, destacando suas definições, características marcantes e oferecendo dicas valiosas para atrair e fidelizar cada um deles.

Continue a leitura e entenda como satisfazer e superar as expectativas desses tipos clientes, estabelecendo conexões duradouras e enriquecedoras.

Os 7 perfis de turistas 

Entender as necessidades e preferências específicas de cada perfil de turista é essencial para oferecer experiências que atendam às suas expectativas e garantam sua satisfação durante a viagem.

Abaixo, confira os 7 tipos de turistas:

1 - Turista de luxo

  • Descrição: Busca experiências exclusivas, conforto excepcional e serviços personalizados durante suas viagens.
  • Características: Prefere hotéis de luxo, restaurantes gourmet, passeios privativos e transporte de alta qualidade.
  • Exemplos de atividades: Hospedagem em suítes luxuosas, jantares em restaurantes estrelados, passeios de iate privativos, tratamentos de spa exclusivos, etc.
  • Como conquistá-los: Ofereça pacotes de viagem personalizados, serviços de concierge 24 horas, experiências únicas e exclusivas, e atendimento impecável em todas as interações.

2 - Turista com baixo orçamento

  • Descrição: Viaja com um orçamento limitado e busca opções econômicas para hospedagem, alimentação e atividades.
  • Características: Prioriza hostels, refeições em mercados locais, transporte público e atividades gratuitas ou de baixo custo.
  • Exemplos de atividades: Hospedagem em albergues, explorar pontos turísticos gratuitos, fazer piqueniques, utilizar aplicativos de transporte compartilhado, etc.
  • Como conquistá-los: Ofereça descontos especiais, pacotes all-inclusive com preços acessíveis, sugira atividades gratuitas e forneça informações sobre transporte público econômico.

Conteúdos que você também pode gostar:

3 - Turista família

  • Descrição: Viaja em grupo familiar e procura atividades e acomodações adequadas para todas as idades.
  • Características: Busca parques temáticos, resorts familiares, praias seguras, atividades recreativas e opções de refeições para crianças.
  • Exemplos de atividades: Visitas a parques de diversões, dias de praia em locais familiares, atividades recreativas em resorts, refeições em restaurantes com áreas para crianças, etc.
  • Como conquistá-los: Ofereça pacotes familiares com descontos, disponibilize acomodações espaçosas e seguras, promova atividades recreativas supervisionadas e ofereça opções de refeições para crianças.

4 - Turista que viaja sozinho (mochileiro)

  • Descrição: Viaja de forma independente, busca aventuras e interação social, e prefere opções econômicas.
  • Características: Opta por hostels, transporte público, interação com viajantes locais e atividades ao ar livre.
  • Exemplos de atividades: Hospedagem em dormitórios de hostels, participação em tours a pé gratuitos, socialização em bares locais, caminhadas em trilhas naturais, etc.
  • Como conquistá-los: Crie ambientes sociais em hostels, promova atividades em grupo, forneça dicas locais autênticas e incentive a interação entre os viajantes.

5 - Eco-friendly

  • Descrição: Preocupa-se com a sustentabilidade ambiental e busca experiências que minimizem seu impacto no meio ambiente.
  • Características: Prioriza hospedagens ecológicas, atividades ao ar livre, produtos orgânicos e transporte sustentável.
  • Exemplos de atividades: Hospedagem em eco-lodges, trilhas em parques naturais, participação em projetos de conservação, compra de produtos locais sustentáveis, etc.
  • Como conquistá-los: Ofereça opções de atividades sustentáveis, promova práticas ambientalmente responsáveis, e participe de iniciativas de conservação e educação ambiental.

6 - Turista 60+ (Aposentados)

  • Descrição: Turistas mais velhos que têm tempo livre para viajar e buscam conforto, tranquilidade e experiências enriquecedoras.
  • Características: Preferem hotéis confortáveis, passeios culturais, atividades de lazer relaxantes e segurança durante as viagens.
  • Exemplos de atividades: Cruzeiros, visitas a pontos turísticos históricos, aulas de culinária, caminhadas suaves em parques, etc.
  • Como conquistá-los: Ofereça descontos especiais para a terceira idade, garanta acessibilidade e segurança, e adapte as atividades para atender às necessidades físicas e interesses culturais.

7 - Turista zen

  • Descrição: Viajantes em busca de paz interior, relaxamento e bem-estar durante suas jornadas.
  • Características: Preferem destinos tranquilos, retiros espirituais, práticas de meditação, yoga e tratamentos de spa.
  • Exemplos de atividades: Retiros em ashrams, prática de meditação em locais sagrados, aulas de yoga, tratamentos de spa, etc.
  • Como conquistá-los: Ofereça pacotes de retiro espiritual, promova destinos relaxantes e serenos, forneça atividades que promovam o equilíbrio físico e mental, e destaque a conexão com a natureza e a espiritualidade.
Turista que viaja sozinho

Independente do perfil: preze por uma experiência completa

Desde o primeiro contato até o momento em que o turista retorna para casa, cada interação deve refletir um compromisso inabalável com a excelência. 

Isso significa oferecer um atendimento personalizado e atencioso, comunicar-se de forma transparente e garantir que cada passo da jornada do cliente seja simples e intuitivo, desde o momento da compra até o momento da experiência.

É essencial valorizar o feedback do cliente e comprometer-se com a melhoria contínua, garantindo que cada experiência seja não apenas satisfatória, mas verdadeiramente memorável.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

5 tendências de turismo que vão acelerar as vendas de atrativos turísticos ainda em 2021

As tendências do turismo mostram caminhos que todos os agentes do setor precisam encarar e se adaptar para atrair os viajantes na nova realidade.

LEIA MAIS →

5 recursos de vendas do Paytour para alavancar seus resultados no turismo

De processos simplificados de reservas a ferramentas de relatórios de dados, o Paytour oferece uma ampla gama de funcionalidades que ajudam a otimizar operações e atender às expectativas dos viajantes.

LEIA MAIS →

Marketing Afiliados no turismo: conheça o Programa de Afiliados do Paytour

O Marketing de Afiliados é uma ferramenta poderosa, capaz de transformar não apenas a visibilidade, mas também os resultados práticos dos negócios de turismo.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour