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5 minutos
6 de janeiro de 2025
Atualizado em 6 de janeiro de 2025.

5 etapas de um planejamento estratégico anual para o setor do turismo

Planejamento estratégico
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5 etapas de um planejamento estratégico anual para o setor do turismo

Criar um planejamento estratégico é essencial, mesmo em empresas menores, porque oferece um direcionamento das ações que serão realizadas ao longo do ano para impulsionar o crescimento do negócio. Também permite a identificação de falhas e fraquezas, antecipando cenários de risco. 

Esse é o momento de avaliar os resultados passados para traças novas metas e objetivos para os próximos meses, visando expansões nas vendas e no faturamento. É importante definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar a performance da empresa e redirecionar estratégias que não estão sendo eficazes.

Abaixo, listamos algumas dicas para que você crie o seu planejamento estratégico de 2025, estruturando ações que podem gerar mais resultados na sua empresa ao longo do ano. 

O que é um planejamento estratégico?

A pesquisadora Margarida Kunsch cita que o planejamento permite estabelecer ações para atingir objetivos. Ela o define como uma tomada antecipada de decisões que incluem estudos, questionamentos, construção de diagnósticos e análises de decisões sobre: o que fazer, como fazer, por que fazer e quem deve fazer, etc.

Na visão da autora, o planejamento estratégico é algo essencial em um organização, sendo responsável por grandes decisões que envolvem a empresa a longo prazo, visando a busca das melhores ações para o gerenciamento do negócio. Para que ele possa gerar resultados eficazes no futuro, precisa ter base nas oportunidades e ameças.

Para criar estratégias assertivas e prósperas, bem como, evitar cenários de risco e crises futuras, é muito importante desenvolver bem o planejamento, dando atenção para alguns pontos, em especial.

Margarida Kunsch cita algumas etapas cruciais nesse processo, que são:

  • Identificação da realidade situacional
  • Levantamento das informações
  • Análise dos dados e construção de um diagnóstico
  • Identificação dos públicos envolvidos
  • Determinação dos objetivos e metas 
  • Adoção de estratégias
  • Previsão de formas alternativas de ação
  • Estabelecimento de ações necessárias 
  • Definição de recursos a serem alocados
  • Fixação de técnicas de controle
  • Avaliação dos resultados

Abaixo, listamos algumas etapas que podem ser incluídas no seu planejamento estratégico de 2025, voltado para empresas de turismo, e baseados nas fases citadas acima.

1. Diagnóstico da empresa

O primeiro passo para realizar um ótimo planejamento estratégico na sua empresa é a realização de um diagnóstico preciso da realidade situacional do seu negócio, analisando um cenário atual (interno e externo), identificando oportunidades e riscos.

Para isso, é muito importante que você relembre quais são as missões, visões e valores da sua empresa, e quais foram os resultados obtidos no ano anterior, observando os seus indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Nesse ponto, é possível observar se as metas estabelecidas foram alcançadas, quais foram os desafios e impedimentos que surgiram ao longo do ano anterior, quais estratégias e ações foram falhas e eficientes, entre outros aspectos.

Isso te ajuda a ter uma visão ampla sobre a performance do seu negócio no mercado, e gera a possibilidade criar estratégias mais sólidas, por serem baseadas em dados e informações reais.

Aqui, também é interessante incluir uma análise breve sobre a concorrência, como modo de analisar melhor o mercado. Uma ótima opção para fazer um diagnóstico eficaz sobre a sua empresa é realizar uma Análise SWOT, que inclui um estudo sobre:

  • Forças: recursos, infraestrutura, equipe qualificada, destinos atraentes.
  • Fraquezas: limitações financeiras, falta de digitalização, baixa visibilidade.
  • Oportunidades: tendências de viagens, turismo sustentável, crescimento do ecoturismo.
  • Ameaças: crises econômicas, desastres naturais, mudanças nas preferências dos turistas.

Com esse levantamento de informações, você consegue realizar um diagnóstico mais preciso sobre a situação da sua empresa atualmente.

Quando falamos do mercado turismo, é muito importante analisar questões ao elaborar um planejamento estratégico, como os períodos específicos e feriados do ano, que podem gerar um maior ou menor número de reservas (isso pode variar de acordo com o tipo de atrativo turístico você oferece). Bem como, se a sua empresa possui a capacidade de atender a um elevado número de clientes na alta temporada, etc.

2. Definição de objetivos e metas

Os objetivos são os propósitos que você pretende alcançar na sua empresa. Por meio deles, é possível determinar quais ações serão desenvolvidas para chegar até os resultados desejados. Bem como, quais caminhos você irá seguir para conseguir isso.

É muito importante ter isso registrado em papel, pois é uma forma de avaliar, ao longo de todo o ano, se a sua empresa está se desenvolvendo como você gostaria.

Paralelo a isso, você também deve traçar metas, porque elas estabelecem quais resultados devem ser alcançados e te ajudam a identificar, por meio de números, o desempenho que o seu negócio vem tendo. Uma vez que, diferentes dos objetivos, as metas geralmente são quantitativas e têm prazos definidos para serem cumpridas. Sendo assim, torna-se possível acompanhar e controlar o progresso da sua operação.

No turismo, você pode incluir no seu planejamento estratégico quantas novas reservas deseja fechar por mês, considerandos períodos de sazonalidade, por exemplo. Além disso, é importante incluir algumas metas relacionadas a aspectos negativos. Nesse caso, é necessário avaliar até quantos cancelamentos podem ocorrer em um mês ou ano para manter o seu negócio com um desenvolvimento saudável. 

3. Traçar estratégias e ações 

Nessa etapa, você precisar envolver as diversas áreas na sua empresa, como marketing, vendas, financeiro, suporte, etc. Isso é necessário, porque um setor sempre está interligado com o trabalho do outros, mesmo que suas atividades sejam diferentes. Portanto, esse alinhamento precisa existir, para garantir que os estratégias realmente tragam resultados.

As estratégias são os caminhos que a empresa vai adotar para alcançar os objetivos visados. Dentro delas, estão incluídas as ações/tarefas que serão desenvolvidas para atingir as metas, e cada pessoa que ficará encarregada de realizar esse trabalho.

Sendo assim, é muito interessante que você possa estabelecer quais serão as principais estratégias que cada setor irá desenvolver para que a sua empresa possa desempenhar bem. 

4. Definição de recursos a serem alocados e cronogramas

Tão importante quanto as etapas anteriores, está a definição orçamentos e cronogramas. Por meio deles, você saberá quais os gastos, investimentos e faturamentos previstos para o ano (considerando também cenários negativos e de crise, como forma de prevenção), e quando cada estratégias será realizada, desenvolvendo as atividades definidas para cada setor.

Sem essa previsibilidade de recursos e de ações, haverá um descontrole financeiro que pode ser fatal para o seu negócio. Bem como, seu time poderá ficar desnorteado. Portanto, é essencial que isso seja incluído no seu planejamento estratégico.

5. Revisão e ajustes

Por fim, é muito importante revisar o seu planejamento estratégico para garantir que ele está alinhado com os próprios e a cultura da sua empresa, de modo a garantir que ele de fato se concretize ao longo do ano.

É importante realizar um acompanhamento constante dos indicadores da empresa, para que o desenvolvimento do negócio possa fluir conforme planejado. Faça ajustes sempre que necessário, pois é comum que alguns imprevistos surjam ao longo do ano. Afinal, mesmo que você conte com alguns obstáculos, nem tudo é possível de prever, como foi o caso da pandemia da covid-19, por exemplo.

Conclusões

Um planejamento estratégico deve contemplar desde o diagnóstico de cenário até a definição de metas, ações e monitoramento contínuo. A combinação de estratégias eficazes é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação. Bem como, para garantir que a empresa não sofra impactos negativos ao longo do ano.

Portanto, é necessário manter o foco nos resultados e realizar ajustes no seu planejamento estratégico, quando necessário. Sobretudo, oferecer experiências autênticas, responsáveis e de alta qualidade. Dessa forma, será possível construir uma marca sólida e preparada para os desafios e oportunidades que surgirem até 2025.


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