Leitura: 2 minutos

O ano mal começou e o primeiro mês de 2019 já está acabando. É hora de traçar novas metas para o seu negócio de turismo, mas antes é interessante que seja elaborada uma análise das ações realizadas no final do ano passado e no início deste ano, para que seja possível mensurar o seu progresso nos investimentos feitos no período entre dezembro e janeiro.    

 

  • Compare com resultados anteriores

 

Sugerimos que você comece a análise comparando os resultados obtidos nesse período com o mesmo período do ano anterior. Neste caso, examinando valores feitos em investimentos e retorno em dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

 

  • Analise o ROI (Retorno Sobre Investimento)

 

O ROI trata-se de uma métrica que tem como objetivo mensurar os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Em outras palavras, o Retorno Sobre Investimento se caracteriza pela relação entre o lucro/prejuízo obtido sobre o capital que foi investido em alguma ação.

Para calcular o ROI você deve seguir a seguinte fórmula:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

 

  • Se adapte

 

Após realizar essas etapas, caso o resultado obtido em suas ações nesse período não tenha sido o que você esperava, é o momento de você tentar se adaptar ao cenário e extrair o melhor possível do ocorrido. Para isso, você pode preparar ações reparadoras para o seu negócio, que podem te dar um retorno mais eficaz, como por exemplo oferecer um desconto em seus passeios, analisar se o público investido no ano anterior fazia realmente parte do seu público-alvo, se deu a devida atenção às mídias sociais, e se o fez da forma correta.

 

  • Seja visionário

 

Independentemente dos resultados obtidos você pode inovar e sair na frente dos seus concorrentes, não só nessa época do ano, mas em qualquer outra, principalmente nos períodos de maior fluxo de turistas. Ficar atento às mudanças de mercado é imprescindível para se obter sucesso. Então seja visionário e não tenha medo de investir em ações para o seu negócio.