Um levantamento realizado pelo Paytour apontou que o uso do Pix para compra online de experiências turísticas cresceu 40,20% no último ano, chegando próximo ao percentual de uso do cartão de crédito. O estudo comparou dados de vendas da alta temporada dos anos de 2023, 2024 e 2025.
Durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, as vendas por Pix correspondiam a 30% das transações registradas no sistema do Paytour, enquanto as vendas por cartão de crédito possuíam o percentual de 57%.
Um ano depois, foi possível observar uma mudança significativa na frequência de uso dos meios de pagamento citados, para a compra de atividades de turismo. O Pix passou a corresponder a 42% das vendas, nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Por outro lado, o uso cartão de crédito sofreu uma queda de 19,83%, registrando 46% das transações registradas. Confira no gráfico abaixo:
O percentual de uso do Pix para compras online de experiências turísticas também se aproxima dos dados de um levantamento divulgado em 2024 pelo Banco Central, apontando que 46,1% da população brasileira utiliza o Pix com maior frequência para efetuar pagamentos.
Nesse sentido, houve um crescimento de 176,04% no uso do Pix, ao comparar dados de pagamentos mais utilizados nos anos de 2021 (16,7%) e 2024 (46,1%).
Por que o Pix vem se popularizando cada vez mais?
O Pix é um meio de pagamento criado pelo Banco Central, e lançado em novembro de 2020. Além de não cobrar dos usuários (clientes) taxas pelas transações realizadas, ele também oferece mais facilidade na hora de realizar transferências ou efetuar pagamentos, pois não exige a inserção de dados de uma conta bancária para esses fins, sendo necessário apenas digitar a chave Pix da pessoa ou instituição que irá receber o dinheiro.
Funcionalidades como QR Code e Pix Copia Cola geram ainda mais praticidade na realização de pagamentos, o que ajuda a impulsionar o uso desse sistema para transações financeiras do dia a dia.
Outro benefício está na instantaneidade com que a movimentação financeira é realizada, fazendo com que o valor transferido ou pago chegue à conta do destinatário dentro de poucos segundos. Além disso, ele pode ser utilizado a qualquer momento do dia, não tendo restrição de horários como é o caso do outros sistemas de pagamento.
Isso contribui para as vendas online, uma vez que muitos turistas efetuam a compra de experiências em períodos noturnos e em finais de semana. Esse método de pagamento também oferece segurança, contendo gatilhos antifraude.