Saiba mais sobre o funcionamento e a importância da ABGTur

O turismo brasileiro só é a potência que é porque reúne profissionais dedicados, preparados e identificados com a causa.

Dentre esses profissionais, devemos destacar os respeitados Guias de Turismo, que, em grande medida, fazem possíveis passeios e visitações inesquecíveis.

Para amparar essas pessoas, surgiu a ABGTur (Associação Brasileira dos Guias de Turismo), que tem fomentado o crescimento da profissão e o aquecimento do mercado como um todo.

Se você é Guia de Turismo ou tem um empreendimento no setor, recomendamos que leia esse artigo até o final.

Nele, falaremos o que é e como funciona a ABGTur, os objetivos e importância dessa associação, como se tornar um associado e muito mais. Confira!

O que é e como funciona a ABGTur

Fundada em 1999 na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, a Associação Brasileira dos Guias de Turismo é uma entidade voltada ao apoio de profissionais autônomos que atuam no mercado turístico oferecendo o serviço de guia em passeios turísticos.

Em resumo, a ABGTur fornece apoio institucional mais direto aos seus associados, além de contribuir para o fortalecimento do setor.

Vale destacar ainda que toda a constituição dessa associação é baseada em um Estatuto próprio, num firme Código de Ética, em um Alvará de Funcionamento e no respeito a várias outras disposições legais.

Os principais objetivos da associação

Assim como qualquer associação, a ABGTur tem objetivos bem claros que são perseguidos de forma incansável pelos seus entes formadores.

O principal dentre esses objetivos é bastante claro: difundir a importância da profissão de Guia de Turismo Brasil afora.

Além disso, podemos destacar outras metas, como:

  • Fazer valer todas as disposições da Lei Lei 8.623/1993 e do Decreto 946 de 1 de outubro de 1993, que regulamentam a profissão de Guia de Turismo no Brasil.
  • Promover educação e suporte técnico aos Guias de Turismo associados para que ofereçam um serviço mais qualificado aos turistas.
  • Criar cada vez mais subseções espalhadas pelo Brasil com o intuito de reunir associados em todo o território nacional.
  • Agir de forma representativa na defesa dos interesses dos Guias de Turismo brasileiros, sejam eles associados ou não.
  • Fazer parcerias com outras associações municipais e estaduais semelhantes.
  • Fazer parcerias com associações voltadas ao suporte de outras profissões dentro do mercado turístico.
  • Chamar a atenção do poder público e de investidores privados à necessidade de se investir no turismo nacional.

Qual é a importância da ABGTur para os guias de turismo?

Como já citamos anteriormente, a ABGTur age de forma a enaltecer o mercado turístico e em especial a profissão de Guia de Turismo.

Dessa forma, a associação promove, na prática, um melhoramento das condições de trabalho para essa categoria.

Como exemplo, os eventos criados pela ABGTur ajudam a difundir a importância dessa profissão e também a imensa rede de oportunidades para profissionais jovens e/ou para profissionais experientes que desejam mudar de carreira.

Por outro lado, esse movimento chama a atenção de investidores que vêm nos Guias de Turismo parceiros importantes.

Em última análise, tanto os Guias de Turismo já ativos quanto quem deseja ingressar na profissão são conscientizados e educados no que diz respeito à necessidade de se legalizar junto ao Ministério do Turismo e às secretarias estaduais de turismo.

Afinal, assim como qualquer outra profissão, de qualquer setor, para atuar na condução de turistas em rotas e passeios é necessário seguir um rito de legalização pré-estabelecido em lei.

Aqui no blog do Paytour nós temos um artigo especial que traz todos os detalhes sobre a profissão de Guia de Turismo. Recomendamos a leitura!

Eventos e iniciativas promovidas pela organização

Calendário da ABGTur

No último tópico falamos sobre eventos promovidos pela ABGTur. Esses eventos são basicamente as palestras oferecidas pela instituição.

Essas palestras podem ser contratadas por associações municipais e estaduais e trazem um conteúdo voltado à educação de Guias de Turismo e pessoas interessadas.

Além disso, segundo a associação, vários outros temas relacionados ao papel das instituições públicas e às estratégias para atrair investimentos também são citados.

Os benefícios de ser um associado da ABGTur

Se você está interessado em se tornar um associado da ABGTur, poderá fazer jus aos seguintes benefícios:

  • Acesso a uma grande rede de informações de cunho educacional, instrucional, jurídica e de outras vertentes a respeito da profissão de Guia de Turismo
  • Contato com outros profissionais do setor, tendo em vista o ganho de experiência
  • Participação em eventos promovidos pela associação
  • Maior facilidade em conseguir apoios e patrocínios
  • Reconhecimento entre os profissionais do setor
  • Maior credibilidade junto aos clientes/turistas
  • Entre muitos outros

Como se tornar um associado?

Para se tornar um associado da ABGTur você precisa acessar a página dedicada a isso, no site oficial da associação.

Em seguida, basta seguir o passo a passo indicado na página, fornecer documentos e informações pessoais, além de pagar uma taxa de inscrição e se comprometer a pagar as mensalidades.

Para maiores informações, entre em contato pelas opções listadas abaixo:

Vale destacar que para se tornar um associado da ABGTur o Guia de Turismo precisa ser credenciado pela Secretaria de Turismo do seu estado de origem.

Um grande apoio a aqueles que mostram os caminhos do turismo

Assim como já expusemos em outros conteúdos aqui do nosso blog, a profissão de Guia de Turismo, dentre várias outras do setor turístico, tem uma importância fundamental.

É justamente esse profissional o responsável por trazer a experiência final ao turista, experiência essa que traz aquele gostinho de "valeu a pena" ao viajante.

Afinal, muitas pessoas não entendem a real importância do lugar onde estão ao chegarem no seu destino, até que alguém vai e as leva onde elas precisam estar. Esse alguém é o Guia de Turismo.

Por sua vez, a ABGTur é um braço forte e mão amiga desses indispensáveis profissionais, que em muitos casos são desvalorizados.

E claro, valorizar os Guias de Turismo se traduz em mais um incentivo ao mercado turístico como um todo, que depende da sua base, meio e topo de forma equivalente.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

10 benefícios de ser Guia de Turismo

Ser um guia de turismo é ser um contador de histórias, um embaixador da cultura local e desfrutar de uma série de benefícios.

LEIA MAIS →

6 razões para ter uma loja virtual de turismo e por onde começar

O que acha de ser dono de uma loja virtual de turismo e aumentar suas vendas de atrativos turísticos? Confira aqui as razões para investir nisso e por onde começar!

LEIA MAIS →

6 motivos para vender no turismo utilizando o PIX

Você já parou para pensar como essa forma de pagamento pode revolucionar a maneira como você vende experiências turísticas? Acredite, as possibilidades são infinitas! 

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour