Jornada do Cliente: O que é?

              Todos nós, ao adquirir um serviço, passamos por uma jornada até chegar na decisão de compra. Essa jornada varia de acordo com o serviço que você vai oferecer para o cliente. O que acontece é que muitos pensam que a jornada finaliza no momento de compra, porém não é bem assim. 

              Essa jornada vai além disso, chegando até no pós-serviço, que é o momento de fidelização do cliente. A fidelização do cliente garante que o usuário compra novamente o serviço/produto oferecido pela sua empresa. Quer saber mais sobre? Vem saber mais! 

              A jornada é essencial para entender a experiência do cliente com a empresa, o caminho percorrido pelo usuário durante todo o seu relacionamento com uma empresa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. O conhecimento sobre esse momento permite que a empresa gerem valores e conteúdos durante todo o processo de compra e participem ativamente dessa trajetória, ensinando o mercado e a sua audiência.

              Essa jornada é constituída por etapas, é possível estar realizando conteúdos específicos para cada etapa, segue abaixo: 

Aprendizado e Descoberta

              Aqui o lead, ou podemos chamar de potencial cliente, inicia as etapas de uma possível compra. Porém ele ainda não compreende muito bem o problema que está tendo e a empresa deve ajudar nesse momento de reconhecimento do problema. 

Consideração da solução

              Agora, o possível cliente tem uma visão mais clara da sua dor e as pesquisas vão ajudá-lo a entender melhor como resolver esse problema, aprendendo soluções e sabendo mais sobre possíveis estratégias. Nesse momento, o lead irá verificar conteúdos que aprofundem seu ensinamento, por isso, todo conteúdo que enriqueça o conhecimento é válido.

Decisão de compra

              Seus potenciais clientes estão analisando as soluções disponíveis e muitos serviços tornam-se oportunidades para serem adquiridos. Nesse momento, o time de vendas da sua empresa deve começar a prospecção desse possível cliente. O seu time deve mostrar que o problema deve ser resolvido rapidamente e que sua empresa vai ajudar a solucionar o problema.

Fidelização

              Após já ter feito a venda do seu serviço e já ter conquistado o cliente, o relacionamento com o cliente não acaba por aqui. Esse momento é de fidelização, conquistar o cliente cada vez mais através do serviço prestado e da experiência. A partir disso, é possível nutrir os seus contatos com conteúdos que maximizem o uso do seu serviço.

              Gostou do conteúdo sobre jornada do cliente? Vem aproveitar os nossos blogs, clique aqui agora!

Marcus Borges

CEO

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Posts Relacionados

Aproveite a visita para assinar nossa newsletter