O mercado turístico brasileiro é um daqueles que têm maior potencial em todo o mundo.
Agraciado por uma natureza diversificada e exuberante, e possuidor de uma população acolhedora e pacífica, o país sempre figura nas listas de melhores destinos.
Entretanto, como nem tudo são flores, o Brasil enfrenta um enorme déficit de investimentos e ações para aquecer o setor turístico.
Nesse escopo surge a ABETA, uma das associações turísticas criadas para alavancar o ecoturismo nacional.
Prepare-se para saber mais sobre essa organização!
O que é a ABETA?
A ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura), é uma organização criada para promover a prática e o fomento do ecoturismo e do turismo de aventura no Brasil.
Essa entidade foi criada em 2004 por alguns empresários do setor que viam a necessidade dessa coalizão.
Hoje em dia a associação possui associados espalhados em todo o território nacional. São empresas, empreendedores individuais e outros empresários que trabalham com ecoturismo e turismo de aventura.
Com quase 20 anos de existência, a ABETA coleciona grandes feitos para todo o turismo nacional.
Veja nos tópicos a seguir um pouco mais sobre tudo o que a ABETA representa.
Quais são os principais objetivos da ABETA?
Segundo as diretrizes oficiais da associação, as ações da ABETA possuem os seguintes objetivos principais:
- Trazer relevância ao ecoturismo e turismo de aventura nacionais
- Gerar riquezas através do setor, criando postos de trabalho e dando apoio a empreendedores
- Lançar luz sobre a necessidade de se ter uma consciência ambiental ativa
- Enaltecer a sustentabilidade e o respeito à natureza como um todo
Todas essas disposições partem da ideia fixa de que o Brasil é um dos melhores países do mundo para se praticar o turismo com foco em atrativos naturais.
Entenda a importância dessa associação para os empreendedores do ecoturismo brasileiro
Antes da criação da ABETA, os empreendedores do ecoturismo brasileiro sofriam uma escassez de apoio e suporte.
Além de certa má vontade por parte do poder público, as características sociais, econômicas, culturais e geográficas do Brasil também eram grandes entraves.
Como se sabe, cada região do país apresenta seus próprios desafios, exigindo ainda mais preparo dos profissionais que trabalham em meio à natureza.
Com o olhar voltado para essas necessidades, a ABETA tem criado conexões e oportunidades de desenvolvimento entre os empreendedores do ecoturismo nacional.
São parcerias com o setor público, setor privado e outras associações, que visam qualificar e dar suporte, inclusive financeiro, a esses trabalhadores.
Por tudo isso, esse setor do turismo brasileiro tem ganhado cada vez mais importância e desenvolvimento do seu potencial.
É correto dizer que agora os empreendedores do ecoturismo no Brasil não estão mais sozinhos.
O que a ABETA já fez para melhorar o ecoturismo no Brasil?
É imenso o número de ações que a ABETA tem feito para fomentar a prática do ecoturismo no Brasil desde a sua fundação.
Contudo, foi durante a cruel pandemia de Covid-19 que a associação deu uma demonstração de todo o seu potencial.
Vale sempre a pena ressaltar que o setor turístico nacional sofreu grandemente com as restrições de circulação criadas para conter a disseminação do coronavírus.
Listamos abaixo algumas ações de suporte aos players do ecoturismo nacional que foram implementadas durante a crise sanitária. Veja:
- Realização de eventos, mesmo que de forma virtual
- Criação do Manual de Boas Práticas Sanitárias, que serviu como bússola para que os empreendedores do setor pudesse lidar com aquela situação, até então desconhecida pela maioria das pessoas
- Cursos de capacitação, como o Trilha do Conhecimento ABETA
- Criação da campanha Natureza Me Espera, que incentivou os empreendedores a continuarem firmes em seu propósito, mesmo diante das restrições de circulação
- Participação na Pesquisa sobre o Cenário do Turismo de Natureza no Brasil, que estudou os impactos da pandemia no ecoturismo nacional
- Participação no Manifesto em Prol das UCs, um documento que defende a manutenção das Unidades de Conservação Nacionais
- Integração à luta da Frente Parlamentar Ambientalista, um grupo político que visa a criação de políticas públicas de conservação ambiental e estímulo à chamada economia verde, além de outras ações
Com todas essas ações e tantas outras, a ABETA tem se consolidado como a mais atuante organização não governamental em apoio ao ecoturismo e turismo de aventura nacionais.
Os principais eventos organizados pela associação
Em um dos pontos do tópico anterior, citamos eventos que são feitos pela ABETA.
Esses eventos são feitos periodicamente e têm o objetivo de aquecer o debate sobre o ecoturismo no Brasil, além de dar suporte e orientações aos empreendedores do setor.
Listamos abaixo mais algumas informações sobre essas importantes datas. Confira!
Abeta Summit
O Abeta Summit, também conhecido como Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, é um dos principais eventos da categoria.
Realizado todos os anos, esse evento traz oficinas, seminários, visitas técnicas e um tempo de imersão e vivência para empreendedores, estudantes e outros simpatizantes do ecoturismo no Brasil.
A próxima edição do Abeta Summit está prevista para acontecer entre 23 e 26 de novembro deste ano em São Paulo capital.
Abeta Conecta
Um outro importante evento fixo da ABETA, é o Abeta Conecta, que literalmente faz conexões entre atores do ecoturismo brasileiro.
Esse evento acontece anualmente e dura quatro dias.
Entre as atrações estão oficinas, palestras, guias práticos e outras ações de incentivo e fomento à prática do ecoturismo.
Inspira Ecoturismo
O Inspira Ecoturismo está entre os dois maiores e mais completos eventos nacionais voltados ao setor.
Ele também é organizado pela ABETA e conta com a presença de várias autoridades do ecoturismo nacional e internacional, além de importantes nomes do turismo como um todo.
A última edição do evento ocorreu recentemente, entre 18 e 21 de maio, em Bonito – MT, e trouxe experiências enriquecedoras.
Quanto mais apoio, melhor!
Se pudéssemos resumir todo o nosso texto em uma palavra, ela seria “apoio”.
Assim como todas as mais incríveis invenções da história, a ABETA nasceu de uma necessidade, a necessidade de apoiar o ecoturismo brasileiro.
Essa importante entidade tem feito mais do que ajudar pessoas que amam e vivem do ecoturismo, servindo também como inspiração e incentivo para a tomada de atitudes no setor.
O Brasil é um país com potenciais ecoturísticos como poucos no mundo e, por isso, quanto mais apoio, melhor!