Paytour

Bem-vindo!

Aqui começa a nossa jornada para colocar a loja do seu atrativo turístico no ar. Depois de seguir esse passo a passo tudo tudo vai estar pronto para as vendas. Siga com atenção e não hesite em pedir nossa ajuda para cumprir todas as etapas. E fica a dica: quanto antes você terminar, mais cedo suas vendas vão decolar ;)

Vamos começar?!

1) Faixas etárias e Períodos: onde tudo começa!

Estamos muito felizes em ter a sua empresa como nosso mais novo cliente e também agora parceiro do Paytour. Saiba que pode contar com nosso time sempre que precisar. Você verá muitas novidades por aqui, mas primeiro passe por todos os passos para iniciar sua loja e vender seus passeios.

Sabemos que tudo ainda é muito novo, mas pode relaxar que estou aqui para te ajudar, tá?! Ao longo desse processo, lembre de checar na sua caixa de entrada do e-mail as mensagens com mais informações sobre os passos que devem ser realizados para você iniciar as vendas em sua loja.

Agora você vai aprender a cadastrar as Faixas Etárias e Períodos dentro do sistema.

Cadastrar as Faixas Etárias é o primeiro e um dos mais importantes passos no sistema, porque somente com elas você poderá inserir o tarifário dos seus passeios. Para isso você vai abrir o Painel Administrativo da sua loja e vai na aba Passeios > Cadastros Gerais > Faixas etárias.

Nesta seção, você poderá adicionar as classificações de preço do seu serviço, por exemplo: caso classifique o seu passeio por idade, você adicionará as faixas de idades; caso o seu receptivo seja por vaga no carro, você adicionará a vaga. E assim por diante.

Após cadastrar a sua classificação de preço, está tudo pronto para o próximo o cadastro dos Períodos.

Você deve adicionar o intervalo de alta temporada, baixa temporada e outros períodos que influenciam no preço do seu serviço durante determinadas datas. Assim, o sistema fará a diferenciação de preço de forma automática! Para isso você vai abrir o Painel Administrativo da sua loja e na aba Passeios > Cadastros Gerais > Períodos configura todas as informações de acordo com cada campo do cadastro.

Dica importante!
Dentro de cada área do cadastro, tanto de Faixa Etária quanto de Períodos, no canto superior direito da tela, existe um seção de Ajuda para você verificar a nossa Base de Conhecimento. Este material será muito útil para entender cada etapa existente na plataforma.

Caso prefira acessar agora a documentação completa é só acessar a nossa Base de Conhecimento.

2) Formulários e Opcionais: hora de avançar!

Chegou a hora de aprender a cadastrar os Formulários e Opcionais dentro do sistema. O formulário serve para você coletar informações prévias que serão necessárias para a execução do passeio. Crie um formulário objetivo e claro com as informações que você precisa saber para que o passeio se torne seguro e com qualidade.

Para configurar os seus Formulários você vai em Passeios > Formulários > Adicionar formulários. Você pode criar quantos formulários quiser.

Dica extra!
Evite criar formulários muito longos e/ou solicitar informações desnecessárias, isso pode desestimular o seu cliente no processo de compra. Lembre-se que não é preciso pedir o e-mail dele no formulário, pois já é informado pelo cliente no checkout de pagamento.

Já os Opcionais são itens que podem ser vendidos aos seus clientes para complementar a experiência dele com a sua atividade, como por exemplo, um pacote de fotos, aluguel de GoPro ou snorkel, entre outros.

Para configurar os seus Opcionais vá em Passeios > Opcionais > Adicionar opcional. Nesta opção você pode inserir serviços opcionais que serão oferecidos ao cliente quando ele estiver realizando a compra do passeio em sua loja.

3) Passeios: capriche para vender seu serviço

Pronto para aprender a cadastrar o seu produto?!

No cadastro de Passeios é o momento de adicionar todas as informações do serviço que você vai oferecer na sua loja. Serão seis abas nesta seção para configurar os dados gerais; os termos de uso; as fotos do passeio; gatilhos mentais; valores; como o passeio deve ser encontrado e formas de pagamento permitidas.

Para acessar a seção, basta ir na aba Passeios > Cadastros > Passeio. Assim que estiver na página, clique no botão azul Adicionar passeio e capriche no cadastro do passeio!

4) Endereço Online da Loja e Plugins: hora de potencializar sua loja!

Você já concluiu metade da jornada e espero que esteja fazendo progresso nas configurações da loja. Esta é uma etapa muito importante, pois o domínio é o Endereço Online da Loja por onde seus clientes terão acesso ao seu site/loja online. Você pode apontar o domínio próprio ou o sub-domínio (usado normalmente para quem já tem um site) para sua loja no Paytour.

Exemplo: O domínio do Paytour é o paytour.com.br.

Para realizar as configurações, você pode seguir as instruções disponíveis na Base de Conhecimento clicando aqui.

Já os Plugins servem para você ampliar e aprimorar as funcionalidades que existem dentro do sistema com outras fora do sistema, permitindo a integração com ferramentas de marketing e outras que podem ser utilizadas para potencializar o alcance do seu negócio.

Clique aqui para adicionar plugins na sua loja.

5) Disponibilidade e Meios de Pagamento: organização e facilidade na compra

Esperamos que esteja evoluindo com nosso passo a passo. Saiba que tudo foi feito com muito carinho para facilitar suas vendas pela loja do Paytour. Agora vamos te orientar a adicionar Disponibilidade e definir as Formas de Pagamento da sua loja online.

A Disponibilidade é a capacidade de venda dos seus passeios. Uma funcionalidade super importante para que você possa vender seus serviços sem receio de overbooking. Ao cadastrar a disponibilidade do seu passeio, receptivo e/ou atrativo, o serviço já fica disponível para ser vendido!

Para adicionar a disponibilidade você vai em Passeios > Disponibilidade > Adicionar Disponibilidade.

E como não é possível vender algo sem disponibilizar um método de pagamento, aproveite para configurar os Meios de Pagamento. Neste momento você vai precisar de uma conta com habilitação para vendas no e-commerce. O gateway padrão das nossas lojas é o PagSeguro, confira a nossa taxa negociada:

  • A taxa de recebimento em 14 dias sem parceria com o Paytour é de 4,99% + R$ 0,40 (por transação). Com a parceria de sucesso do Paytour, a taxa cai para 3,49% + R$ 0,20 (por transação).
  • A taxa de recebimento em 30 dias sem parceria com o Paytour é de 3,99% + R$ 0,40 (por transação). Com parceria de sucesso do Paytour, a taxa é de 3,19% + R$ 0,20 (por transação).

Mas caso você prefira trabalhar com outros gateways, em nosso plano Business oferecemos também Paypal, Rede e Cielo.

Para configurar os Meios de Pagamento, este vídeo vai te ajudar:


Também disponibilizamos a função de Depósito em Conta e Pagamento no Dia do Passeio. Para entender melhor sobre como configurar os demais métodos de pagamentos, você pode conferir a nossa Base de Conhecimento.

Vamos lá! Falta pouco para iniciar as suas vendas online!

6) Menus, Páginas e Vitrines: mais informação para seu cliente

Agora quero falar sobre como criar Menus, Páginas e Vitrines em sua loja.

Para configurar as Páginas você vai em Configurações > Aparência > Páginas de Conteúdo > Adicionar página.

Você pode criar uma página com as informações de sua empresa, como por exemplo uma página Quem somos. Para realizar as configurações você pode seguir as instruções disponíveis na Base de Conhecimento clicando aqui.

Para configurar o Menu você vai em Configurações > Configurações gerais > Menu > Adicionar Menu.

O Menu tem o objetivo de organizar as informações da loja. Você pode fazer menus por destinos, por áreas específicas da sua loja (Aventura, Mar, Campo) ou você pode criar páginas de conteúdo para serem associadas a algum menu da sua loja. Para realizar as configurações, você pode seguir as instruções disponíveis aqui.

Para configurar as Vitrines você vai em Configurações > Aparência > Vitrines > Adicionar Vitrines.

As Vitrines são banners que servem para dar maior visibilidade a um determinado item ou característica de sua empresa. Pode ser de caráter informativo ou publicitário, como por exemplo: parcele a sua compra em até 6x sem juros. Para realizar as configurações corretamente você deve seguir as instruções disponíveis nesta seção exclusiva sobre Vitrines na nossa Base de Conhecimento.

Parabéns! Chegou a hora mais esperada :D

Chegamos ao fim do nosso tutorial! Mas calma aí, a nossa parceria de sucesso está só começando, ajustamos todas as seções e o nosso foguete está pronto para partir! Estamos muito animados com o progresso que você teve até aqui e te parabenizamos por isso. Isso quer dizer que logo vamos comemorar a sua primeira venda em sua loja online!

Mas se por algum motivo você não conseguiu concluir algum passo ou configurar alguma página, não hesite em entrar em contato para esclarecer todas as suas dúvidas com nosso time de Atendimento ao Cliente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, através dos seguintes canais:

🙍‍♂ Chat online: dentro da área administrativa da loja
📩 E-mail: [email protected]

Agora bora vender!